segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Resenha: Psicose - Robert Bloch

Bom dia leitores!
Hoje a resenha é sobre um clássico do cinema.

Título: Psicose
Título Original: Psycho
Autor: Robert Bloch
Editora: DarkSide
Ano: 2013
Páginas: 240
"Originalmente publicado em 1959, livremente inspirado no caso do assassino de Wisconsin, Ed Gein. O protagonista Norman Bates, assim como Gein, era um assassino solitário que vivia em uma localidade rural isolada, teve uma mãe dominadora, construiu um santuário para ela em um quarto e se vestia com roupas femininas."

Mary Crane é uma funcionária exemplar, sempre trabalhou para ajudar a família e agora que a irmã mais nova Lila já está encaminhada, ela só pensa em resolver sua vida. Noiva de Sam, a única coisa que os impede de se casar no momento é as dívidas que ele tem que quitar em sua loja. Cansada de ter sempre dificuldades, Mary aproveita a oportunidade que surge em seu emprego e furta 40 mil doláres, e foge rumo a sua nova vida ao lado de Sam. 

Mas ao parar em um motel para passar a noite, Mary não imaginava que o doce e tímido dono do motel, Norman Bates, esconderia segredos obscuros que colocariam sua vida em perigo. 
  Quem nunca ouviu falar sobre o clássico do horror Psicose?

Quando Hitchcock lançou seu filme em 1960, o sucesso foi enorme. O clima de suspense e mistério atraiu o publico que estava ansioso para saber o que aconteceria, até porque dizem que antes do livro ser publicado Hitchcock adquiriu os direitos anonimamente e comprou todos os exemplares do livro para que ninguém pudesse ler sobre o desfecho antes de assistir ao filme.

Para quem assistiu o filme sabe que a história é original e o suspense é na medida certa, na minha opinião um dos melhores filmes do estilo já feitos.

Assim que a DarkSide publicou o livro em 2013 eu queria muito ter comprado, porém, minhas prioridades eram outras. Mas esse ano finalmente comprei e não me arrependi, apesar de querer a edição em capa dura acabei comprando o box contendo Psicose, Os Goonies e A Noite dos Mortos Vivos, pois era bem mais em conta e não me decepcionei nem um pouco com os livros em brochura.

Todo o trabalho feito pela editora está maravilhoso, o livro é lindo e a leitura não me desapontou em nenhum momento, além de ser um livro pequeno a narrativa é bem fluida e em nenhum momento fica cansativo, na verdade é daqueles livros que se devora hahaha. O livro é bem fiel ao filme, e possui poucas alterações na história, algumas insignificantes.

Apesar de ser fiel ao filme, o bacana de ler o livro foi me aprofundar na loucura de Bates, a narrativa deixa muito clara a dependência de Norman a sua mãe, Norma, sua obsessão e como tudo desandou com a chegada de Mary Crane. Norman, apesar de toda sua loucura, chega a ser muito inteligente e procura na leitura novos conhecimentos.

A narrativa acompanha a cada momento um personagem diferente, no começo Mary, e Norman. Depois além do ponto de vista de Norman acompanhamos Lila Crane, Sam Loomis e Arbogast, o detetive contratado para encontrar Mary e o dinheiro roubado por ela.

Como já assisti ao filme o final não foi uma surpresa mas me agradou tanto quanto. Psicose foi um marco no cinema de horror e gerou outras adaptações como a versão de 1998 sob a direção de Gus Van Sant tendo Anne Heche como Marion, Julianne Moore como Lila e Viggo Mortensen como Sam, mas esse não foi tão bom quanto o de Hitchcock. Há ainda a série Bates Motel iniciada em 2013, e conta a partir da adolescência de Norman, ou seja, é um prelúdio ao filme.

Só posso dizer que é uma leitura que vale a pena e quem gostou do filme não pode perder a oportunidade de conhecer mais a fundo o psicológico de Norman Bates.

Já leram? Me contem o que acharam.

Beijos

NOTA: 5/5

19 comentários:

  1. Oi querida,
    Ainda não li o livro mas fiquei interessada por ser um classico do terror. Sobre essa series Bates Motel voce já assistiu? Já vi vários comentários sobre a mesma.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor.
      Ainda não assisti a série, mas também já ouvi vários comentários positivos então fico muito curiosa para assistir. =)

      Excluir
  2. Oiii, tudo bem?

    Tenho muita vontade de ler este livro, Ele está na minha lista, esperando uma oportunidade para comprar. Adorei sua resenha, só me deixou com mais vontade de ler. Eu não lembro direito do filme. Preciso até ver de novo. rs

    beijos

    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida. É uma oportunidade para rever o filme, e é um filme que nunca fica enjoativo dá para rever vez ou outra. ^^ bjos

      Excluir
  3. Psicose é muito bom. ainda não li o livro, é coisa demais para comprar e os livros da editora têm um preço salgado, mas o filme é fabuloso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Lilian, os livros da editora são bem carinhos, por isso sempre aproveito quando vejo uma promoção =D Infelizmente o meu não é edição limitada em capa dura hahaha mas já está valendo.

      Excluir
  4. Ola lindona amei essa capa, para os fãs livros como esse são um presente, rico em detalhes e com uma edição maravilhosa. Parabéns a Editora pelo belo trabalho. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, agora imagina a edição limitada em capa dura. Deve ser muita perfeição hehehe

      Excluir
  5. Nunca tinha parado pra ler ou assistir, mas sempre ouvi falar.
    Obrigada pela dica tanto pra filme quanto para leitura!!

    Parabéns pela resenha.

    Bjus

    http://devoreumlivroeoufilme.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada querida. Espero que goste dos dois, depois vem me contar o que achou. bjos

      Excluir
  6. Oiiie
    Nossa, tenho muita curiosidade pelo livro e pelo filme, parecem ser muito bons pois curto o gênero, espero com certeza ler em breve e sua resenha está ótima.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Sem dúvida Psicose é um filme excelente,mas não tive, e confesso, não ter vontade de ler o livro.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe normal flor. Só assistir ao filme já é muito bom! ^^

      Excluir
  8. Oi, Carol.

    Não é o meu gênero preferido, acho que nunca tive vontade de ler e não sei se, algum dia, o lerei. Sei pouco sobre a obra, mas a cinematográfica. Que bom que gostou da leitura :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Tô d.o.i.d.a pra ler esse livro, apesar de achar que vou ter um pequeno medo dele rsrs
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  10. Tô d.o.i.d.a pra ler esse livro, apesar de achar que vou ter um pequeno medo dele rsrs
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  11. Tô d.o.i.d.a pra ler esse livro, apesar de achar que vou ter um pequeno medo dele rsrs
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Carol...
    Gostei muito da sua resenha, mas a verdade é que eu estou passando longe desse livro hahahaha
    Sou muito medrosa para ler esse tipo de livro sabe, mas muito bom que tenha apreciado a leitura.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir