segunda-feira, 30 de março de 2015

Resenha: Insurgente - Veronica Roth

Título: Insurgente 
Título Original: Insurgent - Divergent 2
Autor: Veronica Roth
Editora: Rocco
Ano: 2013
Páginas: 512

"Na Chicago futurista criada por Veronica Roth em Divergente, as facções estão desmoronando. E Beatrice Prior tem que arcar com as consequências de suas escolhas. Em Insurgente, a jovem Tris tenta salvar aqueles que ama - e a própria vida - enquanto lida com questões como magoa e perdão, identidade e lealdade, política e amor."

Após conseguirem parar com a simulação da Erudição e impedir a morte de mais membros da Abnegação, Tris e Tobias, junto com Caleb e Marcus fogem rumo a sede da Amizade em busca de abrigo e aliados.  Mas Beatriz sabe que não podem ficar indefinidamente lá, escondidos, pois precisam descobrir o que houve com os membros da Audácia e como andam as coisas na cidade.

Após serem descobertos pela Erudição, Tris e seus companheiros e mais um grupo de membros da Abnegação precisam entrar novamente na cidade e se esconderem, mas nem todos conseguem. Beatrice, Tobias, Caleb e Susan conseguem subir no trem para darem de cara com vários sem-facção armados e são levados ao esconderijo dele para conhecerem seu líder. Lá, descobrem que a Audácia se dividiu, metade os traiu e se aliou a Erudição, e a outra metade buscou refúgio na sede da Franqueza. Alguns membros abandonaram a Erudição e se encontram refugiados na Amizade e Franqueza.

Os sem-facção tem se organizado e formado um exército com o objetivo de invadir a sede da Erudição, tomar o poder e acabar com o sistema de facções, Beatrice e Tobias precisam decidir se é isso o que querem. Mas quando descobrem que a Abnegação estava escondendo uma informação que poderia mudar a vida de todos, Tris precisa escolher entre fazer o que acha certo ou ficar ao lado de Tobias e apoiá-lo em sua decisão.

Em Insurgente, o sistema de facções está cada vez mais fraco, por um lado a Erudição está se fortalecendo, e fazendo pesquisas sobre os Divergentes, para descobrir um meio de controlá-los com o soro de simulação, pois Jeanine Matthews não vai parar até ter total controle sobre eles.

O romance entre Tris e Tobias continua, porém já não é mais aquele romance perfeito de antes. Depois de tudo que passaram os segredos que eles mantém começam a surgir e causar diversos conflitos, deixando o relacionamento  bem complicado. Mas isso foi bom pois deu mais veracidade a história, nenhum relacionamento é perfeito e sempre tem algumas discussões.

Esse segundo livro, eu gostei e não gostei kkkk.
Gostei bem menos que o primeiro, até porque as brigas entre a Tris e o Tobias já estavam me irritando, em alguns momentos achei ela completamente idiota e com atitudes muito infantis. Mas achei que a história tomou um rumo interessante, e terminei o livro de boca aberta, pois o final foi tipo "WTF!!!".

Assim como em Divergente, o livro é narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista da Tris, a letras são grandes e as folhas amareladas, demonstrando como a editora faz um trabalho maravilhoso. O maior defeito que eu achei é que o livro em comparação com Divergente e Convergente é um pouco maior, e fica desigual se colocados juntos. Mas isso é mais questão estética e não atrapalha em nada a leitura, é mais porque eu acho que tenho TOC e fico completamente nervosa com coisas assim hehehe.

Fiquei muito curiosa para ler Convergente, mas não comecei a ler em seguida, pois pretendo assistir o filme Insurgente primeiro. Mas logo vou ler, pois quero muito saber o que acontece, apesar de já ter ouvido alguns spoilers =/ espero que de alguma forma o livro me surpreenda.

Mas e vocês, já leram? Estão para ler ou não curtem a série? Não esqueçam de comentar e dar sua opinião. ^^

Beijos

51 comentários:

  1. Oi flor,
    Estou mega curiosa para ler esse livro acredita o que me aconteceu tive uns probleminhas de saúde e tive que baixar hospital até tinha levado ele para ler lá sabe...e acredita que acabei esquecendo dele e o perdi...pois é....mas tudo bem agora em casa me recuperando assim que tiver melhor quero comprar meu exemplar para ver o que vou achar dessa continuação.Ansiosa para ir ao cinema também..rsrs
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2015/03/atracao-explosiva-de-shirley-ramos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que está melhor! Também quero ir no cinema ver.. =)
      Bjos

      Excluir
  2. É uma vergonha dizer que não comecei ler essa trilogia, porque todos falam tão bem!
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando comprei a trilogia pensava assim. =/
      Mas é questão de prioridade, logo você anima a ler.

      Excluir
  3. Vejo todo mundo falando dessa trilogia e eu nem o ebook tenho kkk...
    parabéns pela postagem! Isso só me motiva mais a procurar o livro e qm sabe finalmente lê-lo!

    http://tedioescritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi sou bem curiosa pra ler essa trilogia.
    Adoro distopias e sempre vejjo todos falando bem dessa.
    Por isso está na minha lista de desejados.
    Beijos
    Conversas de Alcova ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Kris.
      Boa leitura.
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  5. Oi, Carol! Tudo bem? Essas séries YA eu prefiro assistir no cinema mesmo, pra deixar o tempo de leitura para outros livros. Mas de qualquer forma, sua resenha me agradou!
    Um abraço!
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monalisa.
      Os filmes são bons também, foi depois de ver o filme que quis ler o livro. =)

      Excluir
  6. Olá! Bela resenha!
    O livro tem despertado minha atenção, mas não está nas minhas prioridades de leituras do momento, vou aguardar um pouco para ver ao filme.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nenhum dos livros ( vergonha passou e ficou) e também nunca vi o filme. Te confesso que tenho vários alunos que amam e me indicam mas ainda não os coloquei na minha lista de leituras. Mas a resenha ficou ótima, quem sabe logo eu não sigo a sua sugestão. O blog é uma graça, parabéns

    ResponderExcluir
  8. Oláá
    Eu já assisti ao primeiro filme mas nunca li nenhum dos livros e sinceramente não tenho muita vontade, na verdade, o enredo não me atrai o suficiente, porém, quero sim assistir ao segundo filme e sua resenha está ótima ;)

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/
    Catharina
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah mas os filmes são ótimos também!
      Obrigada.

      Excluir
  9. Oi Carol, tudo bem?
    Eu particularmente não tenho vontade de ler os livros, assisti Divergente e gostei, mas nada extraordinário...preciso assistir Insurgente, mas vou esperar e assistir em casa.
    Também li spoilers de Convergente e apesar de não me importar com eles nesse caso me desanimou ler os livros.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Eu quis ler os livros mais para saber como ia ser esse spoiler... =/

      Excluir
  10. Oi, Carol!
    Eu gosto muito da proposta dessa serie, mesmo sem ter lido os livros ainda. E também não vi o último filme. Que bom que sua resenha falar mais das questões políticas, pois sempre vejo resenhas focando muito no romance.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nilda.
      Na verdade o que salvou esse livro foi as questões politicas, e foi o que me atraiu para a leitura da trilogia. =)

      Excluir
  11. Essa é uma das trilogias que assisti o filme primeiro e amei. Ainda não assisti esse, concordo com você quando comenta que sem brigas não parece real. Adoro a trilogia e não vejo a hora de conseguir ler e assistir tudo. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não li nenhum livro dessa série e confesso que não tenho taanta curiosidade assim, sabe? Por isso acredito que não lerei os livros tão já, mas gostei bastante da resenha.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Esse foi o meu livro favorito da trilogia, porque foi quando a história realmente começou a se desenvolver. Ainda não tive coragem de ir no cinema ver o filme, principalmente porque eu sei que ele está completamente diferente do enredo original.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Débora, ouvi alguns comentário e deu para perceber que está beem diferente! =/

      Excluir
  14. Oi Carol, tudo bem? Gostei da sua resenha. Gosto muito de Insurgente, mas não como gostei de Divergente. Achei muito interessante poder conhecer as outras facções assim como os sem facções, gostei da ação quase constante, e nossa... aquele final foi realmente de ficar com boca aberta e me fez ficar desesperada por Convergente por mais de 1 ano. Gostei da mudança no relacionamento da Tris e do Quatro, achei que ficou mais real, mas concordo com você que em alguns momentos as discussões irritavam um pouco.

    Quanto ao filme acho que vou esperar sair em dvd, pois nem estou muito animada para assistir. Alguns falam que está ótimo, e outros que estão horrível.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gostei bem mais de Divergente, mas achei que Insurgente evoluiu bastante. :)
      Também vou esperar o filme sair em dvd, pq no cinema da minha cidade acho que nem vai passar.

      Excluir
  15. Tenho curiosidade por este livro, mas tem algumas leituras na frente. Na verdade eu gosto e não gosto dele, então estou esperando a fase de estou gostando dele pra poder ler. rsrs "Coisa de Vanes"

    Mas gostei da tua resenha. Ficou bem interessante! Depois conta como foi o filme! **Curiosa!!! rsrsrs

    Beijos!
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar Vanessa.
      Obrigada pela visita.
      ^^

      Excluir
  16. Também o resenhei lá no blog. E realmente, as brigas dos dois davam nos nervos... a tris tá perdida e quer levar o tobias junto
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  17. Também o resenhei lá no blog. E realmente, as brigas dos dois davam nos nervos... a tris tá perdida e quer levar o tobias junto
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  18. Também o resenhei lá no blog. E realmente, as brigas dos dois davam nos nervos... a tris tá perdida e quer levar o tobias junto
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  19. Olá =)

    Tenho a trilogia completa, mas ainda não me empolguei para começar a leitura dela ainda. Não fui nem assistir aos filmes, porque eles não me chamaram muita atenção, mesmo muitas pessoas me indicando. Ainda não me rendi. Mas gostei da sua resenha!!

    Beijos,
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  20. Todo mundo badalou sobre esta série, mas mesmo adorando distopias eu nunca tive a menor vontade de ler os livros ou ver o filme, rs... Quem sabe um dia? Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe né! As vezes você gosta... **

      Excluir
  21. Olá flor, amei sua resenha.
    Tenho muita curiosidade de ler esta trilogia, mas também tenho receio. Muitas pessoas comentam bem demais e sempre sou do contra kkk. Mas espero ter uma oportunidade a obra... Quem sabe me agrade.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah eu sou o tipo que quando ouço opiniões negativas fico com vontade de ler hehehehe

      Excluir
  22. Oi Carol
    Meus parabens pela sua resenha de verdade.
    Não li o livro ainda, mas pretendo fazer isso logo logo. Eu tambem tenho um toc em relação aos meus livros kkk e que droga como assim insurgente é maior? Tinha que ser tudo do mesmo tamanho kkk
    Curiosa para sua opinião sobre o tão julgado Convergente
    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Mayara, é uma pequena diferença de tamanho, mas me incomodou demais! =/

      Excluir
  23. Oi Carol, eu nem comecei a ler a serie ainda, por isso, acabei não conferindo os filmes.Mas é uma série que me interessa, só não sei quando conseguirei ler.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Eu adoro esse livro, rs, foi meu favorito na série! Também senti que as brigas entre Tris e Quatro deram mais veracidade ao relacionamento, mas ela não me irritou, porque gostei da forma como a autora abordou seu conflito psicológico.
    Você fez bem em ler o livro antes do filme. Mudaram muita coisa no filme, e assim você não fica confusa e compreende melhor.
    Espero que curta o filme, e aguardo a resenha de Convergente
    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, mas acho que vou ficar irritada com tantas mudanças, mas já to acostumada com adaptações.
      Logo tem resenha de convergente! ;)

      Excluir
  25. Hey, tudo bem?

    O final de Insurgente é realmente incrível. Lembre que quando terminei fiquei completamente chocada e infelizmente Convergente aina não tinha sido lançado então fiquei doida.

    Eu gostei muito desse livro porque apesar das brigas e dilemas da Tris (e por causa delas também) a história de modo geral se desenvolveu demais, ficou mais madura ao meu ver.

    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu deu sorte por comprar agora que assim comprei os tres juntos e não tive esse problema, acho que ia ter um troço esperando lançar convergente! kkkk

      Excluir
  26. Oi ^^
    Na minha opinião, Insurgente foi o melhor livro da trilogia. O primeiro me decepcionou um pouco e o último me deixou incomodada com o final.
    Assisti ao filme e saí do cinema muito brava hahaha

    bjs

    ResponderExcluir
  27. Eu também gosto mais de Divergente. Na verdade, foi com Insurgente que os meus problemas com a trilogia começaram e, infelizmente, seguiram até o final. Tomara que não aconteça o mesmo com você.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Oi Carol, tudo bem?

    Esse foi o meu livro preferido da série, mas Convergente veio e estragou tudo. Não sou tão fã assim da série Divergente. É uma boa série, mas achei inconstante demais.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  29. Oi, tudo bem? Comecei a trilogia há muito tempo, mas acabou que eu não consegui passar do primeiro livro. Achei a Tris meio chata. Mas aí eu assisti ao filme e adorei, e quis retomar a leitura, só que a amiga que ficou de me emprestar o restante da trilogia sumiu e tô até agora esperando haha. Não quis assistir ao filme de Insurgente justamente porque não li o livro... Mas, pelo que falaram, tá incrível. Quero muito assistir! *-*

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir