segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Resenha: Cidade do Fogo Celestial - Cassandra Clare

Título: Os Instrumentos Mortais - Cidade do Fogo Celestial
Título Original: City of Heavenly Fire: The Mortal Instruments
Autor: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Ano: 2014
Páginas: 532

"Escuridão retorna ao mundo dos Caçadores de Sombras. Enquanto seu povo se estilhaça, Clary, Jace, Simon e seus amigos devem se unir para lutar com o pior nephilim que eles já encararam: o próprio irmão de Clary. Ninguém no mundo pode detê-lo - deve a jornada deles para outro mundo ser a resposta? Vidas serão perdidas, amor será sacrificado, e o mundo mudará no sexto e ultimo capitulo da saga Os Instrumentos Mortais."

ATENÇÃO PARA SPOILERS!

Eu tentei escrever essa resenha várias vezes e de alguma forma não consegui expressar o que eu queria sobre esse livro, terminei de le-lo já tem quase 3 meses e parece que ainda não digeri o final. Acho que a ressaca deste livro não vai passar tão cedo, é difícil se despedir de uma série que eu tanto amo e de personagens que eu me identifiquei tanto e que torci para sobreviverem, ou não, heheh. E por mais que a autora esteja preparando uma nova saga, os personagens serão outros.

Sebastian está atacando os Institutos em vários pontos do mundo, e transformando cada vez mais caçadores de sombras em Crepusculares, caçadores de sombras malignos. Entretanto, a Clave parece não ter força suficiente para derrota-lo e a única coisa capaz de feri-lo é o fogo celestial que se encontra no sangue de Jace, mas nem mesmo o jovem sabe como utilizar o fogo para derrotar o inimigo.

Em um dos ataques a um instituto, algumas crianças sobrevivem e ficamos conhecendo Julian Blackthorn, seus irmãos mais novos e Emma Carstairs, que terão um papel importante nessa batalha final, mas que tenho a impressão que futuramente serão meus novos companheiros de aventura.

Os Caçadores de Sombras do mundo inteiro se refugiam em Alicante, pelo menos dentro da barreira que protege a cidade eles estarão seguros, enquanto se preparam da melhor forma possível para a batalha que decidirá suas vidas. Apesar da traição de alguns aliados, outros se mostram dispostos a ajudar mesmo que lhes custe a vida.

Clary e seus amigos descobrem que para chegarem a Sebastian, antes que ele ataque a cidade, precisam ir para uma dimensão demoníaca e para tanto precisam da ajuda das fadas, pois a entrada dessa dimensão passa pelo reino das fadas, mas a lealdade deles está com Sebastian o que pode dificultar um pouco as coisas.

Esse ultimo livro teve um ritmo acelerado, cheio de ação e emoção, nem vou dizer o quanto que eu chorei, além de cenas hilárias que eu ri até. Lendo os seis livros, deu para perceber como os personagens amadureceram ao longo da história, Clary, Jace, Izzy, Alec, Simon. Eu achava que era impossível me apaixonar mais ainda pelo Magnus, e torcia demais para que ele e o Alec voltassem as boas. Simon e Izzy também acabaram se tornando um dos casais favoritos da série para mim.

Sebastian, o personagem que eu amo odiar, sempre um passo a frente de todo mundo. O final do personagem foi muito bem escrito e eu gostei mais ainda da autora por dar a ele um lado mais humano no fim de tudo. O sacrifício que Simon faz para salvar seus amigos foi o que mais afetou, fiquei muito brava, triste e até feliz por todos estarem bem e não se esquecerem dele, para mim Simon foi o personagem mais bem construído na história, ele chegou como quem não quer nada e do nada se tornou um dos mais importantes da saga, ele me fez rir, chorar e pensar sobre muitas coisas.

E o Irmão Zachariah e a Tessa, meu Deus, não acredito que não li As Peças Infernais! =(
Por um tempo fiquei boiando, mas depois tudo foi se encaixando e o meu poder de dedução ajudou hehe. Adorei conhecer esses dois personagens, e quero muito comprar Príncipe Mecânico e Princesa Mecânica, para poder ler os três livros, pois não vou ler Anjo mecânico enquanto não tiver os outros.

Apesar de tudo, algumas mortes realmente foram tristes, mas não tanto a ponto de odiar a autora, como ela mesmo disse, ela não matou alguns personagens porque eles não mereciam morrer, ter esse fim e eu gostei disso. Ela não saiu matando personagens a esmo simplesmente para chocar o leitor como alguns autores fazem na tentativa de imitar George Martin, e isso foi uma boa tática.

Já estou me sentindo orfã! Pelo menos tenho O Codéx e As Crônicas de Bane só aguardando para eu ler e cair de cabeça no mundo dos Caçadores. Bom, acho que já escrevi demais, espero que gostem da resenha que foi mais sobre os que eu senti com o fim da série do que sobre o que aconteceu. E vocês já leram? Não esqueçam de comentar hein!


Beijos



NOTA: 5/5

34 comentários:

  1. Nunca li esse livro, minha irmã ama. Ótima resenha.

    Beijos, Ahri.
    http://dois-players.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Ainda não li a série por pura preguiça de ler série rs. Eu até tenho curiosidade, mas sempre acabo passando outros livros na frente. Vou ver se me organizo pra ler e tomara que eu goste. Bjus!!
    http://lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh eu tbm era assim. Ficava enrolando e passando outros na frente, até que um dia resolvi pegar para ler e não quis parar até ler todos... ^^

      Excluir
  3. Oie, Carol!
    Mesmo que seja fantasia e ficção, dos gêneros que eu bem amo, Instrumentos Mortais tem romance demais, percebi isso quando assisti o filme. Mesmo sabendo que o livro e o filme não são muito parecidos, a gente percebe quando uma saga conquista os leitores mais pela "shippagem" do que pelo enredo. Não sei se leria, talvez um dia! Os livros sempre estão em ótimo preço na Submarino.
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Celly!
      Então, tem muito romance sim, mas também tem um enredo bem criado. Quem sabe você gosta... =)

      Excluir
  4. Sobre sua ressaca e seu sentimento de "estou órfã": graças a O Nome do Vento, conheço essa sensação. :'(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha por isso estou enrolando para ler O Nome do Vento, não preciso de uma ressaca seguida da outra kkkk

      Excluir
  5. Comecei essa série no começo do ano passado, mas apenas li o primeiro até agora. Os livros são meio salgados e não pude comprar mais ):

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nina.
      Então também acho eles bem caros, mas os meus eu comprei em promoção por R$20,00 cada... na época não estava conseguindo achar mais barato que isso.
      Bjos

      Excluir
  6. Hey.
    Sempre quis muito ler esta série, mas infelizmente me falta dinheiro para comprar. O box é um tanto quanto caro :(
    E a sua resenha só me deixou com mais vontade de ler, afinal pra te deixar em uma ressaca tão grande e ainda se sentindo órfã tem que haver um motivo.
    Beijo.
    doisdedos-deprosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que legal que você ficou mais animada para ler. Espero que goste. ^^

      Excluir
  7. OI, Carol.

    Como dizem: Esperei 1 ano esse livro e li em dois dias. Não foi um dos melhores finais da Cassie, porque ela realmente desestruturou minhas emoções com o final de As Peças Infernais, mas foi um bom final de serie. Também tenho Bane e o Códex para ler, e hoje terminei Magisterium dela e amei. Adoro a Cassie e tive o prazer de conhecê-la na Bienal de SP ano passado. Gostei muito da resenha.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Participe: Sorteio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que invejaa! Queria ter conhecido ela, mas estava muito cheio na bienal e não tive coragem de enfrentar aquela fila. Até porque acho que quando consegui entrar já nem tinha mais senha para ela... =/
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  8. Oii, tudo bem?
    Essa é uma série que não tenho vontade de ler, mas que bom que vc gostou tanto dela!
    E fica tranquila que um dia a ressaca passa, rsrs...
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li nada da série. É a primeira resenha que leio e vejo que foi bem doloroso para você poder construí-la. Pela resenha, aparenta ser um livro tocante. Espero lê-lo logo.
    http://poesianaalmaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Comprei esse mês toda a série e estou empolgadíssima pra começar a ler. Já assisti ao filme e adorei, então imagino que o livro deva ser infinitamente melhor!!!! Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh que legal!
      Se você gostou do filme acho que vai amar os livros!
      Bjos

      Excluir
  11. Oi, eu não conhecia, não fiquei tão interessada, mas quem sabe entre para a minha lista haha

    ResponderExcluir
  12. ainda não li os primeiros livros da saga, quero ler todos logos, sua resenha está ótima (nem é spoiler pra mim que não li ainda hahaha)

    ResponderExcluir
  13. ainda não li os primeiros livros da saga, quero ler todos logos, sua resenha está ótima (nem é spoiler pra mim que não li ainda hahaha)

    ResponderExcluir
  14. Gente pensa numa pessoa totalmente alucinada para ler essa série? Sim, sou eu! A sua resenha está incrível, meus parabéns...
    Questão de honra... esse ano leio essa série kk

    Beeeeeijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha vou esperar para ler suas resenhas hein!
      bjos

      Excluir
  15. Quando gostamos de uma série e ela acaba este sentimento é bem normal mesmo. Sinal que de valeu a pena cada livro.
    Eu ainda não li esta série, mas espero ler e no final ficar um pouco órfão também.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  16. É maravilhoso quando gostamos tanto de uma série né, Carol? Tenho muita curiosidade de ler esta série da Cassandra, mas tenho preguiça e sem dinheiro também...Mas espero que eu tenha a oportunidade de ler ainda este ano.
    Beijos, sucesso.

    ResponderExcluir
  17. Só li os dois primeiros livros da série e amei.
    Quero muito completar a leitura, fico roendo a mão de inveja sempre que leio as resenhas dos outros títulos e com medo dos spoilers.
    Beijos
    ♫ Conversas de Alcova ♫

    ResponderExcluir
  18. Oi Carolina! Vou te falar a verdade, só li até a parte que dizia "spoilers'.
    Pretendo iniciar essa série em breve e não queria correr o risco kkk
    Abraços

    www.dezenoveprimaveras.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Ainda não comecei essa série e confesso nem ter mais vontade, rsrs. Mas tenho Cidade dos Ossos aqui, talvez eu dê uma chance um dia!
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Eu comecei o terceiro mas nunca terminei... Eu sei tanto spolier que me desanimou um pouco, mas queria terminar! O que você acha dá série virando série de TV?

    Beijos

    primaverei.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamela.
      Estou bem ansiosa com a série, espero que seja melhor que o filme. E que escolham um ator a altura para interpretar o Jace, pois o do filme, para mim, tinha nada a ver com o personagem... =/

      Excluir
  21. Oie
    Passei os olhos porque ainda nao li os livros anteriores kkkk
    Li a serie anterior, as peças infernais, e gostei muito.
    Ansiosa pra começar essa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero muito ler As Peças Infernais, até agora só consegui comprar Anjo Mecânico. Mas logo vou completar a trilogia e começar a ler.

      Excluir