Título: Divergente
Título Original: Divergent
Título Original: Divergent
Autor: Veronica Roth
Editora: Rocco
Ano: 2012Páginas: 504
"Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções - Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição - e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatice cresceu na abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimonia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente. Não respondendo as simulações conforme o previsto. A jovem então deve decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive."
Fiquei com vontade de ler essa trilogia após ver o filme no cinema no ano passado, então quando recebi a oferta de pedir o cartão submarino e comprar um produto com um super desconto e vi que a trilogia era um dos produtos e ia sair super em conta para mim, apenas R$15,00, eu tive que comprar, não resisti hehehe. Deixei a leitura para o final do ano para que consiga ler o segundo livro um pouco antes do lançamento do filme Insurgente.
Em Divergente, Beatrice precisa decidir em qual facção vai passar o resto de sua vida, porém, ficar com sua família na Abnegação não lhe parece o certo, então após ver a escolha inesperada de seu irmão em ir para a Erudição, a jovem resolve escolher a Audácia, a mais perigosa e excitante das facções. Mas mesmo escolhendo uma facção, ela sabe que está em perigo, uma vez que o resultado de seu teste de aptidão deu inconclusivo, e sabe que é considerada divergente, Tris precisa de muita coragem e força para esconder suas habilidades dos outros membros de sua nova família. Pois, ser divergente pode lhe causar a morte.
Conforme ela vai passando pela iniciação, que além de perigosa e brutal, pode resultar em sua expulsão da Audácia e transformá-la em um sem facção, Tris percebe que um dos treinadores, conhecido como Quatro, se mantêm vigilante em relação a ela e pode descobrir seu segredo mais rápido do que esperava. Mas Quatro, também tem um passado obscuro e mais parecido com Tris do que ela poderia imaginar, e então algo mais surge entre ambos e uma vez que estão juntos, precisam de força para enfrentar a guerra que se aproxima.
Eu achei muito interessante a premissa do livro, não sou tão fã de distopias, mas essa me encantou. Gosto de personagens fortes e independentes e encontrei muito disso na Beatrice, apesar do romance com Quatro, ela é tão forte quanto ele, e não precisa que ele a salve a todo momento, tanto que é ela quem salva ele em um momento importante.
A leitura é leve e rápida, as páginas são mais grossas e as letras não são pequenas o que faz com que a leitura corra sem problemas e a quantidade de páginas não desanime. A narrativa é em primeira pessoa pelo ponto de vista da Beatrice, o que por um lado é bom, mas por outro deixa a história limitada, eu teria gostado de ver o ponto de vista do Quatro em algum capítulo ou outro (acho que estou muito acostumado com a escrita do Martin!).
Enfim, o livro termina com aquele gostinho de quero mais, e só não comecei a ler Insurgente em seguida porque estava na casa da minha irmã em outra cidade e tinha levado outros livros para ler e deixado ele aqui em casa. Não imaginei que fosse gostar tanto de divergente, e apesar de alguns spoiler de convergente que andei lendo e ouvindo por aí sem querer, vou continuar a leitura e espero gostar de todos.
O trabalho da editora ao publicar o livro também foi maravilhoso, a capa igual a original, folhas amareladas e de boa qualidade, letras grandes (porque pessoas como eu que são um pouco cegas preferem ler livros com letras maiores kkkk) e acabamento ótimo. Logo começo a ler Insurgente, só não entrou para a minha lista de favoritos porque quero ver como será o desfecho da trilogia. ^^
NOTA: 4/5
Estou querendo começar logo esta trilogia também! Esses dias quase comprei em uma promoção do submarino também HAHAHA Mas acabei deixando de lado e comprando outros livros... Adorei sua resenha, me deixou mais ansiosa para ler!
ResponderExcluirBeijosss
http://bookspoison.blogspot.com/
Eu só li o primeiro livro (sem planos para ler os outros) e gostei bastante. Gostei da tua resenha!!
ResponderExcluirhttps://primaverei.wordpress.com/
Eu não gosto de distopia! Mas pela primeira vez lendo sua resenha fiquei com um gostinho de quero mais!!!!!
ResponderExcluirAdorei sua resenha e vou comprar o livro s medo de achar uma Clarisse
Oie, Carol!
ResponderExcluirSou louca por distopias. Nossa, louca demaaaais hahaha mas todas que li depois de Jogos Vorazes me decepcionaram um pouco. A Seleção, por exemplo, foca demais no romance e não no contexto político. Divergente forçou demais o final, saiu comercial além da conta, não gostei. Espero que você tenha uma opinião diferente porque é muito chato se decepcionar com um livro sobre o qual você criou expectativas.
Com carinho,
Celly.
Me Livrando
Eu amo distopias!! Fiquei meio decepcionadas com algumas ultimamente (principalmente Enders, o segundo volume de Starters), mas Divergente é uma série que quero muito ler!! Só não li ainda por causa do acúmulo de livros na fila! :)
ResponderExcluirSamara - Infinitos Livros
Oi, eu amo distopias e já li toda trilogia Divergente, o melhor livro da Distopia que achei foi Divergente, pois os outros fica mais parado e o final então :(. Cuidado para as pessoas não te dar spoiler haha.
ResponderExcluirBeijos :)
http://leit0res.blogspot.com.br/
Olá!
ResponderExcluirQue bom que você conseguiu comprar os livros por um ótimo preço, pois eu adoro quando isso acontece e já vou logo gostando mais dos livros por isso hehe.
Eu assisti ao filme Divergente, mas não me encantei tanto quanto ao ver Jogos Vorazes. Por isso, acabei nem cogitando a possibilidade de ler os livros. Entretanto, gosto de histórias com personagens fortes, mas creio que esse realmente não é o momento de eu embarcar em uma nova trilogia. Ah, também conheço esse spoiler de Convergente e saber o final dos livros também é mais um motivo para me desanimar a lê-los.
Leitores Forever
Oie (:
ResponderExcluirEu adoro distopias, mas nunca tive oportunidade em conhecer a escrita da Veronica Roth por conta de apresentar um preço salgado (rs). Maaaaaaas que bom de tu ter achado em um preço bacanudo, dificilmente encontro assim <3
Beijos,
Um Grande Vício Literário
E O COMENTÁRIO NÃO FOI TODO MASS, QUERO CONHECER A HISTÓRIA DA TRIS, AMO DISTOPIAS, QUERO MUITO LER ESSA TRILOGIA POR CONTA DE VÁRIAS RECOMENDAÇÕES HAUAAHUAH. O comentário não foi todo, nossa internet minha é ruim mesmo </3 Adorei a resenha :)
ExcluirTambém prefiro livros com letras maiores, muito interessante a história a resenha ficou ótima! :D
ResponderExcluirhttp://vihpaula.blogspot.com.br/
Oii, tudo bem?
ResponderExcluirEu adoro distopias, mas Divergente só assisti o filme por enquanto.
Gostei muito da resenha, vou aguardar a de Insurgente!
Bjs
htttp://a-libri.blogspot.com.br
Oie Carolina,
ResponderExcluirAmei demais sua resenha,mas meio que fico em duvida...Leio vários elogios e criticas,e acabo não me decidindo :/
Mas vou tirar minhas próprias conclusões u.u
Beijos
Cantinho da Bruna | @cantinhodabruna
Olá amore, eu amo distopias, mas este livro realmente não fiquei curiosa para ler. Principalmente depois do que disseram em relação ao terceiro volume, mas quem sabe não dou uma chance. Mesmo assim, parabéns pela resenha.
ResponderExcluirBeijos flor.
Oi, Carolina!
ResponderExcluirAdoro distopias!
E aí está uma trilogia que, por incrível que pareça, eu ainda não li.
Mas, já está na minha lista faz tempo e acho que esse ano eu consigo contemplar esta leitura.
Beijos!
http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/