segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Resenha: A Abadia de Northanger - Jane Austen

Título: A Abadia de Northanger
Título Original: Northanger Abbey
Autor: Jane Austen
Editora: Landmark
Ano: 2009
Páginas: 288

"Esse romance acompanha a trajetória de Catherine Morland, em sua viagem para Bath na companhia de um casal amigo de sua família. Em sua estadia, Catherine passa seus dias visitando seus novos amigos e frequentando bailes na cidade e acaba por se envolver com dois jovens, John Thorpe e Henry Tilney que a envolve com seu conhecimento de literatura e história. O pai de Henry, General Tilney, a convida para visitar sua propriedade, a Abadia de Northanger"

Após ser convidada pelos Allen, para uma viagem de seis semanas a Bath, Catherine só imagina que tudo será maravilhoso, conhecer gente nova, ir a bailes e conhecer jovens e belos cavalheiros.

Em um baile, a Sra. Allen e Catherine, conhecem Henry Tilney, um jovem cavalheiro muito educado e charmoso, que lhes faz companhia. Logo após em um passeio pela cidade durante o dia, Sra. Allen encontra uma velha conhecida de sua juventude, a Sra. Thorpe e suas adoráveis filhas, uma das quais Catherine acaba se tornando grande amiga, Isabella, e que cujo irmão é um dos melhores amigos do irmão de Cat. Além dos Thorpe, Catherine é apresentada a Srta. Tilney, irmã de Henry com quem também cria laços de amizade e carinho.

Conforme os dias e os bailes vão passando, Catherine anseia cada vez mais por se encontrar com Henry, mas ao se encontrar com seu irmão e John Thorpe os planos de ver Henry Tilney ficam mais difíceis, uma vez que John Thorpe parece ter se encantado com a jovem, mas ela mesmo não percebe suas intenções. Isabella está cada vez mais envolvida com o irmão de Cat e logo um pedido de casamento é proposto e Catherine fica muito surpresa e feliz que sua melhor amiga e seu irmão se tornarão marido e mulher.

Como a amizade de Catherine e Eleanor cresce, surge um convite, feito pessoalmente pelo General Tilney, para que Catherine visite sua propriedade, a Abadia de Northanger, para ficar em companhia de sua filha por alguns dias, o que é prontamente recebido com alegria e prazer. Catherine fica ansiosa, conhecer uma Abadia, como em seus livros góticos e logo consegue autorização de seus pais, e além de tudo ficará mais perto de Henry, que apesar de não morar na Abadia, estará sempre por lá para lhes fazer companhia.

Não via a hora de ler esse livro. Jane Austen é a minha autora favorita e infelizmente ainda não consegui ler todos os seus livros.  Além de ter comprado esse, ganhei Mansfield Park da minha irmã no natal, então ele vai ser uma das minhas próximas leituras. Apesar disso, já tinha assistido a algumas adaptações da BBC dos clássicos da autora, incluindo Northanger Abbey, que eu achei bem fiel ao livro. Nesse romance, pude perceber ainda mais a crítica da autora a sociedade de sua época, além de se aprofundar ainda mais em seus personagens e suas personalidades.

O enredo é cheio de humor e a leitura foi rápida e gostosa. O mais interessante é que a autora conseguiu me deixar curiosa em relação aos livros que Catherine lê, fiquei morrendo de vontade de conseguir todos esses livros que são citados na obra para sanar a minha curiosidade, principalmente Os Mistérios de Udolfo de Ann Radcliffe.

Como sempre ocorre com a Jane, esse romance entrou para a minha lista de favoritos, mas o melhor é claro, que ainda é Orgulho e Preconceito, e não acredito que nenhum outro livro dela há de superar. Mas então, tem alguém por aí que seja fã como eu da autora?

NOTA: 4/5

19 comentários:

  1. Tenho muita vontade de ler alguma obra da Jane Austen, muita mesmo. Pretendo fazer isso ainda esse ano, se possível (a minha lista está tão grande que já tenho leituras planejadas para daqui a dois anos hehe).
    Acho essas edições da Landmark uma graça. Tenho uma de O Grande Gatsby e quero logo ler. O tamanho das letras da parte em inglês é muito pequeno? Vejo muita gente reclamar disso.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris.
      Olha eu acho que é um pouco pequena a letra sim, da parte em inglês, por ser duas colunas por página, mas até que para mim não foi tao incomodo. E as edições são lindas, então vale a pena. ;)

      Excluir
  2. Oi, tudo bem?
    Acredita que não conhecia esse livro?! Acho que só conheço os popzinhos da Jane, rs. Até hoje, só li Orgulho e preconceito, há anos atrás, e preciso reler, por sinal. O que eu gosto dela é justamente essas críticas a sociedade da época. Eu amo romances de época, mas com a Jane temos é um romance histórico, que para ela, foi contemporâneo. Ela sabe do que está falando, porque viveu aquilo tudo, rs.
    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Esse livro foi uma das minhas primeiras leituras no ano passado e também amei! É bem diferente dos outros livros da autora porque esse é bem mais satírico e com bem mais humor. Também vi a adaptação da BBC e o Henry é simplesmente um dos melhores mocinhos da Austen.

    Beijos
    http://coolturenews.com.br

    ResponderExcluir
  4. A Jane é perfeita!!! Amo demais😍😍😍😍😍😍😍😍 adorei a resenha, muito bem escrita e rica em detalhes, bjus

    ResponderExcluir
  5. Oie, Carol.
    Ainda vou ler Jane Austen. Não li Orgulho e Preconceito por puro... preconceito? Hahah é que sou assim com clássicos, à exceção de Verne. Além disso, todos tietam demais a Austen e isso de vez em quando me afasta do autor, mas então lembro o quanto sou louca pelo Rothfuss, o que comprova que a gente tem motivo pra amar, né?
    Eu esperava mais mistério, mas tudo bem. Não pretendo começar por "Orgulho e Preconceito", irei procurar outro, talvez este. E vou tentar baixar as adaptações da BBC!
    Amei sua resenha.
    Com carinho,
    Celly

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia a história, parece ser muito boa. Ainda não comecei a ler Jane Austen (é, vergonha..) por não ser muito fã de clássicos e romances, mas esse ano pretendo ler ao menos um, já que tenho muita curiosidade sobre a escrita da autora. Muito boa sua resenha :D Essas edições da Landmark são lindíssimas, tenho vontade de comprar tudo HAHAHA

    Beijosss
    http://bookspoison.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nada da Jane, mas quero muito conhecer a escrita dela pois romances de época é meu gênero favorito :) A história parece ser bem interessante, fiquei curiosa !

    www.dezenoveprimaveras.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto muito de Jane, mas só por causa de Orgulho e preconceito. Li também Razão e sensibilidade, mas já não me deixou tão feliz. Aí parei neste.
    O problema, para mim, é que o tema permanece o mesmo. Queria mais ousadia.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi tudo bom?
    Esse nao é meu genero favorito, mas gostei muito da resenha e me interessei a ler, principalmente por vc ter falado bem da autora e seus livros^^
    Obrigada pela indicaçao, bjos
    CarolMello.com

    ResponderExcluir
  10. Já ouvi muitas colocações positivas sobre esse livro. Espero poder lê-lo em breve. Até porque clássicos merecem todo espaço da minha estante.

    http://cafeecomletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Acredita que ainda não li nada dessa autora? Pois é. Mas eu pretendo ler e gostei muito de saber mais sobre esse livro, adoro quando a historia tem humor e saber que a leitura é fluida me deixa animada. Enfim, gostei muito da resenha, espero um dia ler esse livro o/

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Hahahahahahaha
    Acredita que eu consegui achar Os Mistérios de Udolfo depois que li A Abadia? hehehehe
    Eu tbm fiquei super curiosa, mas acabei não tendo tempo de ler ainda! :D
    EU tbm AMO as adaptações da BBC para os livros da Jane Austen. A série de Orgulho e Preconceito é simplesmente maravilhosa e amo o Colin Firth como Mr. Darcy! <3
    Ótima resenha!

    Samara - Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  13. Vou procurar ler esse livro. Estou me aventurando em romances históricos, e a sinopse e enredo dele me atraíram.

    ResponderExcluir
  14. Olá Carol, parabéns pela resenha. Já ouvir comentários ótimos desse livro da Jane, mas infelizmente não tenho tanta curiosidade de ler. Orgulho e Preconceito é maravilhoso. Confesso que amo essas edições, mas as tradições acho péssima rs.
    Mas espero ainda ler este livro e todos da Jane.
    Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    A cada dia a minha vontade de ler Jane Austen aumenta! Aquela mulher é incrível!
    E ainda mais: vejo toda semana resenhas ou indicações positivas dela. Então, é quase universal o amor por ela. Isso me deixa mais incentivada ainda.
    Como eu sei que vai demorar pra eu poder comprar um livro dela, vou começar assistindo os filmes, que estão mais ao meu alcance (obrigadíssima, Netflix!). Orgulho e Preconceito tá fiel ao livro? Bom, se não estiver, mais tarde vou descobrir.
    Parabéns pela resenha, reforçou mais ainda a minha ânsia por Austen!
    Beijinhos, Amanda!
    http://www.expressodenarnia.com/

    ResponderExcluir
  16. Oii, tudo bem?
    Só li Orgulho e Preconceito da Jane, e é um dos meus livros favoritos.
    A Abadia de Northanger está aqui na minha estante (essa mesma edição) e preciso ler assim que conseguir.
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Podem me apedrejar mas ainda não li nada de Jane Austem, eu sei sou um ser de outro mundo kkkk. Mas de tanto minhas amigas fazerem propaganda dos livros dela eu resolvi dar um chance a esses clássicos e agora estou lendo Razão e sensibilidade e pretendo ler todos os livros dela. Um beijo.
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Isto é muito mau de admitir, mas nunca li Jane Austen... Eu sei, eu sei, é quase um ultraje para o mundo literário, mas a verdade é que são tantos livros e tão pouco tempo! De qualquer forma, esta é outra resenha que me chama ainda mais à atenção para esta autora... Beijinhos :)

    ResponderExcluir