segunda-feira, 14 de março de 2016

Resenha: Checho de Anita - Adriana Vargas

Bom dia.
Hoje venho trazer a resenha do livro que recebi em parceria com a autora Adriana Vargas. 


Título: Checho de Anita
Autor: Adriana Vargas
Editora: Modo Editora
Ano2015
Páginas250
"CARTAS TROCADAS. ROUBO DE IDENTIDADE - Anita é bookaholics assumida, e essa paixão pelos livros a fez criar o projeto Literando, o qual realiza pedalando pelas ruas da cidade para transmitir a mensagem de um livro ao seu escolhido. Mas, de repente tudo muda em sua pacata vida ao se apaixonar por alguém que não conhece... Ela quis ser a "Anita de Checho", e responde às cartas que chegam até ela por um simples erro do endereçador. Ani desafia a família que tenta impedi-la, e foge para São Sebastião, vivendo ao lado de Che, 48 horas como se fossem as últimas. Após seu retorno para casa, algo perturbador a aflige - como fumaça, Checho aparece e desaparece de sua vida, e sua missão agora é descobrir o que de tão estranho acontece que os impede de ficarem juntos. Neste romance sobrenatural carregado de emoções delicadas e amor pelos livros, nascem os sonhos e o desejo de realizá-los."

Anita é uma jovem de 18 anos que possui duas grandes paixões: a música e os livros. Filha de militar, a jovem nunca recebeu muito afeto dentro de sua própria casa então se fecha em seu mundo a cada livro que lê e em seus treinos com o violino. Quando uma carta chega até ela por um erro do endereçador, Anita curiosa, vê uma oportunidade de conhecer um sentimento mais forte que qualquer um que já sentiu ou recebeu.

Ao responder as cartas de Checho, Anita cria uma conexão fortíssima com o correspondente e logo fica perdidamente apaixonada por ele. Assim ela foge para passar um final de semana com Checho em sua cidade, e ao chegar descobre mais coisas sobre o homem por quem se apaixonou do que esperava. 

Ao retornar para sua casa forçada por seu pai, Anita espera que Checho a procure ou espera por uma oportunidade para fugir novamente e encontrá-lo. Então ela conhece Andreas, que se torna um grande amigo e tenta ajudá-la de qualquer forma.

Confesso que estava ansiosa para ler esse livro desde a primeira vez que li a sinopse, mas acabei me decepcionando um pouco, não devia ir com tanta expectativa! =/ A história tem seus pontos negativos e positivos é claro, para começar o que me atraiu em Anita foi sua paixão pela leitura e pela música, e o projeto literário criado por ela me emocionou muito. 

Entretanto, na minha concepção Anita é uma personagem fraca, apesar de se proclamar independente e capaz de viver um grande amor ela mal luta por isso, aceita as imposições de seus pais e apenas torce para que as coisas mudem. A personagem reclama de várias situações insuportáveis no decorrer da história mas não parece ser capaz de fazer nada a respeito.

Já o romance de Anita e Checho em minha opinião foi precipitado, a autora deveria ter explorado de forma melhor as cartas trocadas pelos personagens, pois a forma apressada com que as coisas aconteceram fizeram com que o romance não parecesse real e sim forçado. Checho não me agradou em nenhum momento, a começar pelas coisas que escondeu de Ani desde o início, e que ela apenas descobriu ao chegar em São Sebastião para conhecê-lo pessoalmente.

Somente Andreas me agradou em alguns momentos. Porém, a quantidade de mistério de que a autora se utilizou chegou a ser um pouco chato em determinados momentos, coisas que eu já imaginava que haviam acontecido e não via a hora de ser esclarecido. Acho que tudo tem uma dose certa, e quando passa do ponto pode ser negativo, 

Um ponto que me desagradou e muito com esse livro foram os erros de revisão, alguns simples, outros grosseiros. Faltou uma melhor organização no texto, em momentos que era parágrafo estava com o espaço de uma linha e em outros estava sem o espaço e sem o recuo da margem, o que confundia um pouco. Mas o que chama muito a atenção são os vários erros de concordância e de ortografia, e espero que em uma próxima edição possam ter um trabalho mais minucioso para corrigi-los.

A ideia para história é bacana, toda a história por traz da leitura mudar o mundo e os seres criados pela autora. E para muitos foi uma leitura bem agradável como percebi pelas várias resenhas. Até certo ponto eu gostei da leitura, mas foi difícil não notar certos defeitos. Foi meu primeiro contato com a escrita da autora, mas mesmo não tendo sido o que eu esperava ainda pretendo ler algo mais dela.

Recomendo a leitura para quem gosta de romances sobrenaturais e se já for familiarizado com a escrita da Adriana será melhor ainda. Mas vão com calma e sem expectativas altas demais, quem sabe acabem se surpreendendo e gostando mais do que eu. ^^

Se você já leu deixe aqui seu comentário sobre sua visão da leitura ok?

Beijos

20 comentários:

  1. Oi Carol!
    A maioria das resenhas que já li desse livro foram no tom da sua, mas desde o começo, quando li a sinopse, a trama não estava me convencendo. E as resenhas só me deixam ainda mais desanimada... Uma pena =/
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente flor, vi muitas resenhas como a minha. Mas também vi várias elogiando, gosto é gosto mesmo. As vezes um grupo gosta e outro não. =/

      Excluir
  2. Olá :)
    É a primeira vez que leio uma resenha desse livro e acabei não curtindo a premissa dela :/
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não gosto muito de romances, mas tem umas partes bem chamativas do livro que pude perceber durante a resenha. Se eu for ler, vou acabar fazendo como você indicou e não criar expectativa, quem sabe assim eu gostando mais da história.
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, as vezes você gosta e se surpreende! ^^

      Excluir
  4. Oiii Carol, tudo bem?
    Eu gostei muito deste livro, gosto de livros com romances sobrenaturais, me cativam e fazem ficar bem animada para realizar a leitura. Gostei muito da sua resenha, não foi muito longa e isso me agradou <3
    Beijão linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgana. Tudo joia por aqui e aí? Obrigada por ter gostado e comentado. Bjos

      Excluir
  5. bem, já não sou fã de romances, a capa não me atraiu [ultimamente vem saindo um monte nesse estilo e meio que saturei xD], e com tantos erros na diagramação da obra me deixam desanimada pra ler... sem contar o relacionamento que ficou parecendo forçado, ao invés de ter sido melhor explorado... definitivamente, não é um livro que eu leria...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pensei a mesma coisa quando vi a capa hahaha depois que lançaram Como Eu Era Antes de Você tem saído bastante capas assim hehehe

      Excluir
  6. Carol, já li alguns livros da Adriana e gostei muito.
    Por sinal esse deveria ter chegado por aqui, mas até agora nada.
    Talvez eu gostasse por ser familiarizada e por amar sobrenatural.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deborah, que bom ver alguém que já é familiarizado com as obras dela. Tem alguns livros dela que realmente me chama a atenção. Eu vi alguns comentários de várias pessoas que deveriam ter recebido o livro há algum tempo, mas também atrasou para enviarem para mim, assim logo deve chegar aí. =)

      Excluir
  7. Vi uma resenha positiva sobre esse livro e até fiquei interessada em ler, mas vendo pelo lado que você apresentou, acho que não vou gostar romances forçados e precoces demais me irritam.
    Quando eu for ser seguirei sua dica: não ter expectativas muito altas.

    Beeijos, Erica Regina
    Blog Parado na Estante / Fanpage Parado na Estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz isso mesmo Erica, se esse fato em particular te incomoda é melhor não botar expectativa e se decepcionar ^^

      Excluir
  8. Olá!
    Tinha visto esse livro logo que foi lançado mas estava esperando por resenhas. Vi algumas semelhantes a sua e concluí que esse não é para mim, embora compartilhe dos mesmos gostos da personagem.
    Bjos

    http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inicialmente o que mais me atraiu a atenção foi o fato de Anita ser apaixonada por livros, impossível não se identificar née! hahaha Bjos

      Excluir
  9. Sinto-me encantada pelo projeto literário de Anita. Foi muito bom você ter sugerido que não se crie muitas expectativas. Farei isso quando ler a obra para não me decepcionar. Gostei da sua sinceridade! ;)

    Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Tatiana. A intenção não é denegrir a obra, mas sim ser sincera com as pessoas que lêem o blog, só porque recebi o livro de graça em parceria eu não sou capaz de pintar e enfeitar uma obra para os meus seguidores. Sempre tento expor os pontos positivos e negativos de forma objetiva. =)

      Excluir
  10. Olá, te confesso que não sou muito chegada a romances, e mesmo essa capa linda e a premissa muito interessante, não sei se seria uma leitura que eu faria no momento. Uma pena que os erros e problemas na revisão tenha atrapalhado a leitura. Torço para que isso seja corrigido. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena mesmo pois a premissa é boa. bjos

      Excluir
  11. Oi Carol!
    Eu acho que compreendo Anita. Meu pai também era militar e dependendo da idade dela, se desvencilhar do teto do pai ou lutar por um amor deve ser bem difícil e pra quem sempre viveu assim, é ainda mais dificil ir contra o que lhe impõe...
    Poxa, houve tanta especulação em torno do livro, tanto mimimi quanto ao book tour, tanta seleção de blogueiros para ler pra depois vir com um livro cheio de erros? Isso desanima DEMAIS!
    Acho que vou deixar essa dica passar!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir