segunda-feira, 7 de março de 2016

Resenha: Extraordinário - R. J. Palacio

Bom dia leitores!
Hoje é dia de resenha e o livro de hoje é o livro que eu ganhei de amigo oculto de fim de ano com as amigas. Bora ver o que eu achei dele.

TítuloExtraordinário
Título Original: Wonder
AutorR. J. Palacio
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Páginas320
"O livro conta a história de Auggie, um menino que nasceu com um síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Em um manifesto a favor da gentileza, ele enfrenta uma missão nada fácil quando começa a frequentar a escola pela primeira vez: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros."

August é um menino especial, para seus pais e para sua irmã Via. Devido a uma síndrome genética ele nasceu com o rosto deformado e passou por 27 cirurgias em seus 10 anos de vida, assim cresceu protegido por sua família e estudava apenas em casa com sua mãe.

Até que um dia seus pais resolvem que pode estar na hora do pequeno Auggie finalmente frequentar uma escola de verdade. Assim, Auggie precisa aprender a lidar com o mundo, a fazer amigos e conviver com as demonstrações de desprezo dos outros colegas.

Narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista de vários personagens, Auggie, Via, Justin, Jack, Summer e Miranda, entramos no ambiente escolar e acompanhamos de perto o bullying sofrido pelo personagem principal, percebemos como as pessoas podem ser cruéis, mesmo quando não tem intenção.

Apesar dos preconceitos que o Auggie sofre, ele também faz grandes amizades em sua jornada escolar mesmo que o início seja muito difícil. Eu queria ler esse livro há muito tempo, pois li várias críticas positivas sobre ele e meio que já tinha virado modinha hehehe mas isso não me desanimou de lê-lo em nenhum momento. 

O livro todo em si é um manifesto em favor da gentileza, assim como existem pessoas más e cruéis, também existem muitas pessoas boas no mundo, pessoas que fazem o bem sem esperar retorno. A leitura é muito rápida e fluida, é um livro para se ler em um dia. 

A história é incrível e inspiradora e eu achei a leitura muito emocionante e foi um prazer ler essa história linda. Não dá para falar muito dessa história sem dar spoilers, então deixo apenas um preceito do Sr. Browne:

"QUANDO TIVER QUE ESCOLHER ENTRE ESTAR CERTO E SER GENTIL, ESCOLHA SER GENTIL"

E para quem se interessou, leia o livro! Para quem não se interessou pela história, deveria ler também hahaha esse é um livro que todas as pessoas deveriam ler em algum ponto da vida, daqueles que tocam fundo na alma da gente e que passa uma mensagem maravilhosa.

Você já leu? Me contem o que acharam. 

Beijos

14 comentários:

  1. Esse livro é com certeza Extraordinário! Leitura tão fluida e uma narrativa tão densa. Impossível não se apaixonar por Auggie e seus amigos. Um grande abraço! http:// www.lostgirlygirl.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol! Li Extraordinário no ano passado e me apaixonei pela leitura e pelo Auggie, tanto que até recomendei a leitura na escola dos meus filhos. Acho que é um tema que deve ser discutido em todos os niveis da sociedade.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose, que atitude legal a sua! Também acho que deveria ser discutido em todos os níveis. =)

      Excluir
  3. tenho esse livro há mais de um ano e ainda não li .-.
    sla, não bateu a vibe [ainda], mas pretendo fazer a leitura ainda esse ano... trabalhei com ele em algumas aulas de cidadania, inclusive...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Val. Depois que ler me conta o que achou! hehe bjos

      Excluir
  4. Oi Carol, adorei a resenha, tenho esse livro já faz algum tempo, mas ainda não consegui ler. Acho um tipo de leitura interessante, pois podemos ver como as pessoas são realmente, como que os jovens podem ser cruéis, como também amigos.

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Quel, e olha que é uma leitura bem rápida. Assim que o pega para ler o tempo passa voando.

      Excluir
  5. Não li esse livro, mas deve ser uma história muito linda. O mundo seria muito melhor se houvesse mais gentileza. Fico imaginando que triste seria a vida de uma criança nessa situação. Já tinha lido outras resenhas dessa obra, mas essa foi a que mais me tocou.

    Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati. Fico feliz que a minha resenha alcançou você mais do que as outras e espero que você leia essa história maravilhosa. Beijos

      Excluir
  6. Carol, só escuto maravilhas desse livro, mas ainda não tive oportunidade de lê-lo, mas espero fazê-lo em breve.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom Déborah! Espero que essa oportunidade chegue logo. ;)

      Excluir
  7. Eu amo essa frase que você destacou e sempre tento aplicar isso na minha vida. Quero muito ler esse livro. A vontade aumenta a cada resenha que eu leio heheeh
    beijos
    www.prateleirasemfim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que se as pessoas pensassem primeiro em ser gentil o mundo seria um lugar bem diferente! Todos deveriam tentar aplicar isso em suas vidas. bjo

      Excluir