segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Resenha: Enquanto Bela Dormia - Elizabeth Blackwell

Bom dia aventureiros.
Hoje a resenha é de um dos lançamentos de Janeiro da Editora Arqueiro! Bora conferir o que achei?

"Ela já se tornou lenda. A moça bonita e voluntariosa que conheci partiu para sempre, sua vida transformada em mito. A princesa que espetou o dedo numa roca e adormeceu por cem anos, para ser acordada apenas pelo beijos do verdadeiro amor."

Título: Enquanto Bela Dormia
Título Original: While Beauty Slept
Autor: Elizabeth Blackwell
EditoraArqueiro
Ano2016
Páginas: 368

"Nos salões de um castelo, uma confidente leal guardou por muitos anos os segredos de uma rainha linda e melancólica, uma princesa que só queria ser livre e uma mulher que sonhava com a coroa. Esta é a sua história."

Eu estava muito curiosa com essa leitura e confesso que não era nada do que eu estava esperando, mas foi ainda melhor!

Elizabeth Blackwell já conquistou um lugarzinho no meu coração com esse livro, ela realmente é uma contadora de histórias e sua narrativa não só me prendeu do início ao fim mas fez com que eu sentisse a história.

Essa pode ser considerada uma história de contos de fadas, mas o ponto de vista que a autora abordou tornou a história muito mais verídica e palatável!

Narrado pelo ponto de vista de Elise, uma mulher simples do campo que já em idade avançada resolve contar para sua bisneta a verdadeira origem da história da bela adormecida, o que realmente aconteceu e que com o passar dos anos se tornou um conto de fadas contado para as crianças.

"Não sou o tipo de pessoa sobre quem se contam histórias. Os que têm origem humilde sofrem suas mágoas e comemoram seus triunfos sem serem notados pelos bardos e não deixam vestígios nas fábulas de sua época." Pág. 12

Engana-se quem pensa que a história em si é sobre a Bela, não, o mais interessante de tudo é que a personagem principal nessa história é Elise, e sua jornada do campo para a cidade e depois sua conquista em uma posição de criada no Castelo do rei Ranolf, para sua ascensão cada vez maior na escala de serviços até se tornar criada pessoal da rainha Lenore, de quem se torna muito próxima.

Os conflitos abordados pela autora são tão vívidos, a dificuldade da rainha em dar um herdeiro ao trono, um príncipe que deseja mais que tudo se tornar rei no lugar de seu irmão.

"Não se deixe enganar pelas maneiras refinadas. Na corte, os inimigos se escondem bem à vista." Pág. 77

Millicent, uma mulher manipuladora que desejava ter sido rainha, mas na época um rei nunca declararia uma mulher a herdeira do trono, ela faz de tudo para influenciar a rainha Lenore, mas ao ser esnobada pelo sobrinho, rei Ranolf, é expulsa da corte, e amaldiçoa a família real e a futura herdeira do trono, Rosa.  Elise encontra amores na corte, mas também descobre que pessoas com sede de poder podem destruir as vidas de toda uma família.

Sempre fiel a rainha Lenore e a pequena Rosa, estas se tornam sua família e dúvidas entre sua obrigação e seu coração deixam Elise em conflito em uma grande parte do livro. Quando a guerra chega ao reino tranquilo, e os homens saem para combate o destino de todos se encontra na balança.

A história se incia com Elise aos 14 anos e transcorre até que se torna uma mulher madura de 32 anos, e essas passagens de tempo que ocorrem são narradas de forma tão leve e natural que nem nos incomodamos. Nada de magia e fantasia, a história aqui é sobre seres humanos em um mundo ainda mais humano, onde o mais perto que se chega da magia é a ciência, e os boatos sobre as forças malignas e bruxas são apenas isso: boatos criados por mentes ignorantes e perturbadas pelas crueldades dos próprios homens.

"Consola-me pensar que a história da Bela Adormecida continuará viva depois de todos nós, uma história de maldade derrotada e amor triunfal que ressoará por séculos. E é assim que deve ser. Porque a verdade não é nenhum conto de fadas." Pág. 364

A narrativa da  autora é muito madura, ou seja, não é um livro para crianças e sim uma história forte e emocionante. Apesar de ser baseado no conto da Bela Adormecida e haver algumas referências na história, Blackwell conseguiu construir um romance original e atraente, cheio de reviravoltas e intrigas, de amores e desejo.

Como já mencionei, eu simplesmente amei essa leitura. E como primeiro contato com a autora foi ótimo e não vejo a hora de ter a oportunidade de conferir alguma outra obra da mesma. Então recomendo lindamente essa leitura, para quem gosta de romances, para quem gosta de intrigas e jogos de poder, para quem adora dramas, para quem gosta de ler hehehe.

Quem aí já leu? Me contem o que acharam, ou se você quer ler.

Beijos.

24 comentários:

  1. Olá Carol, esse é um dos último lançamentos da editora que estou doida pra ler. O enredo parece ser muito bom e a capa é maravilhosa. Adorei sua resenha, a forma como você descreve os personagens e o sentimentos que eles carregam.

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Quel! Que bom que gostou da resenha, espero que você possa ler logo. Bjos

      Excluir
  2. tô vendo muita gente falar bem dessa obra, eu curto essas releituras de contos de fadas, e fiquei impressionada pelo fato de não haver o elemento mágico na história, e sim a ciência... ficou interessante... quero ler quando puder...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria se você já gosta de releituras vai adorar esse! ^^

      Excluir
  3. Também amei esta leitura! Apesar de imaginar um final do tipo que foi, não imaginava que fosse com os personagens em questão. O fato do enredo ter sido contado pela empregada foi um ponto que também me agradou.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não imaginei esse final não hehe mas gostei demais!

      Excluir
  4. Esse livro está na minha lista de desejados desde a primeira vez que o vi e foi amor a primeira vista já pela capa e pela sinopse.
    Adoro essaa adaptações de conto de fada. *-*
    Legal ter todo o amadurecimento da personagem da adolescência ate a vida adulta.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila. Acho que abordarem pelo lado da Elise já foi uma jogada interessante e mostrar todo o amadurecimento dela da adolescencia a vida adulta fechou com chave de ouro. Acho que você vai gostar. bjos

      Excluir
  5. Carol, eu tenho o livro, mas ainda não li.
    E espero que eu goste dele tanto quanto você e que ele me surpreenda porque as expectativas estão a mil. ^^

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Déborah. Espero que você goste tbm, leia logo hahaha bjos

      Excluir
  6. Oi!!

    Carol, já li várias resenhas elogiando esse livro. Realmente a capa é linda e a sinopse encanta qualquer um, o bom é que a história não é narrada pela Elise e que a passagem do tempo, pelo visto, apenas amadurecer a forma como essa ver a vida e seus acontecimentos.


    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu tbm acompanhei várias resenhas que foram só elogios.

      Excluir
  7. Oi Carol!!!
    Estou namorando esse livro desde que vi a capa! E pela sua resenha mais uma vez escolhi a capa certa!! Amei saber sobre o que fala a história é como o enredo acontece.
    Parabéns pela resenha!!!

    Beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Kelly. Que bom que gostou de conhecer mais sobre a história! Beijos

      Excluir
  8. Adoro romances e contos de fadas, mas ainda não conhecia essa obra. :D
    www.prateleirasemfim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então você vai adorar esse livro hehehe ^^

      Excluir
  9. Oi Carol, nossa esse livro além de atrair pela capa, ele tem um enredo ricamente construído neh. Eu gostei muito do que a autora criou em cima de um conto de fadas e já o coloquei na minha lista de próximas aquisições. Ótima resenha. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gleyse! A capa é linda mesmo, e atraiu muito os leitores, mas a história tbm se garante. Você vai gostar. Bjos

      Excluir
  10. Olá, Carol!
    Esse livro me atraiu já pela capa, adoro releituras e essas parece bem inovadora. está em minha lista de leituras.


    bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Roberta!
      Espero que leia e goste tanto quanto eu. ^^
      Bjos

      Excluir
  11. Hello!

    Desde o lançamento do livro Enquanto Bela Dormia que eu fiquei interessada.
    Adoro releituras de contos de fadas e essa está tao linda a capa, que eu ja compraria por isso.
    Fiquei feliz de conhecer mais sobre o livro.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha Compre mesmo Suzzy, a capa desse livro é maravilhosa! <3

      Excluir
  12. Oi querida,
    Tenho algumas ressalvas a respeito dessas adaptações de clássicos, talvez por eu ter crescido ouvindo essas histórias, elas são mágicas para mim, e sempre quando escuto que alguém fará uma releitura fico com medo do que a pessoa vai fazer. Lendo sua resenha percebi que a história poderia ter tido outro nome, porque a Bela Adormecida mesmo não é o foco, ai me pergunto se a autora usou isso a favor do marketing. Enfim, vamos ver.
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2016/03/a-chave-dos-mundos-torre-de-phart-halor.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, eu acho que a autora quis demonstrar que muitas vezes os contos de fadas não sao aquilo que a gente imagina, e sim fatos reais que contados por pessoas que acreditam em misticismo e magia vão mudando a cada geração. Eu achei a adaptação bem bacana e de uma veracidade enorme. Quem sabe você acabe gostando, e não interfira na mágica dos clássicos que te marcaram. Pois para mim, tbm sou apaixonada pelos clássicos, não interferiu em nenhum momento. =)
      Beijos.

      Excluir