domingo, 5 de março de 2017

[Resenha]: Coração de Aço - Brandon Sanderson

Título: Coração de Aço - Série Os Executores Livro 1
Título Original: The Reckoners 1 - Steelheart
Autor: Brandon Sanderson
EditoraAleph 
Ano2016
Páginas: 392
"Tudo começou com Calamidade, que surgiu nos céus como uma estrela de fogo, e que ninguém sabe o que é realmente: seria algo alienígena, ou então um experimento do exército norte-americano? Seus efeitos, entretanto, podem ser sentidos algum tempo após seu surgimento: pessoas comuns passam a ter poderes que desafiam as leis da física e da lógica. Parece que uma nova era está para surgir..."

Bom dia aventureiros!
Prontos para mais resenha? Dessa vez é de um dos últimos lançamentos da editora Aleph ano passado. Coração de Aço logo se tornou um sucesso entre os leitores, a propaganda em torno do livro foi grande. Minha amiga Key do Blog SkullGeek convenceu a gente a adquirir o livro antes mesmo dela ler hehehe para vocês verem o nível da confiança no gosto literário dela.

O autor já é aclamado por leitores de fantasia no Brasil por lançamentos como Mistborn e Elantris, já Coração de Aço é uma fantasia de super herói mais focada para o público jovem (o que não quer dizer que não agradará ao mais velhos).

Nessa trama acompanhamos o jovem David, que 10 anos antes viu seu pai ser morto por Coração de Aço um épico que conquistou e governa Nova Chicago. O mundo mudou totalmente com o surgimento  dos temidos épicos, pessoas que adquiriram habilidades(poderes) especiais e se tornaram vilões e na busca pelo poder oprimem e destroem os mais fracos.

David, cujo pai acreditava totalmente no surgimento de épicos heróis para salvaguardar a humanidade, vê sua vida ser modificada quando o pai fere Coração de Aço, que é imune a qualquer ataque, e por esse motivo destrói todos que possam ser testemunhas de tal fato, mas o pequeno David aos 8 anos consegue escapar e decide estudar os épicos e suas fraquezas para um dia poder ter sua vingança contra o homem que tirou a vida de seu pai.

Agora anos depois, após levar uma vida difícil e trabalhando desde pequeno em uma sociedade autoritária e perigosa, David aprendeu muitas coisas que lhe podem ser úteis, mas principalmente sobre os épicos, seu objetivo é encontrar os famosos Executores, humanos que ainda resistem ao sistema e caçam secretamente épicos para matá-los. Com o desejo de se juntar a eles com todo seu conhecimento sobre os épicos para quem sabe conseguir sua vingança contra Coração de Aço.

Uma narrativa alucinante, super fluida e envolvente, com personagens cativantes e misteriosos. Sanderson conseguiu escrever uma historia cheia de reviravoltas e com uma trama complexa mas ao mesmo tempo simples para jovens. Ele criou não só um mundo novo como também um linguajar novo e original para os personagens, com suas gírias marcantes: slontze e faíscas hehe.

É uma historia de super heróis onde os poderosos são vilões, mas onde os verdadeiros heróis são simplesmente humanos. Em vários momentos acabei comparando a narrativa fantasiosa com nossa realidade e sobre como o poder corrompe as pessoas. Foi uma leitura incrível para mim e não vejo a hora de poder conferir as continuações, mas agora é esperar...

Uma coisa que me decepcionou um pouco foi o material utilizado nessa edição, achei a capa bem mole e as paginas frágeis, apesar de ser uma história incrível já comprei muito livro melhor por um preço menor. Mas infelizmente é só o que tem né haha e a desculpa é que as editoras estão passando por dificuldades financeiras, mas se esquecem que o consumidor também está em crise e os preços dos livros só fazem aumentar o que consequentemente diminui as minhas compras expressivamente(não comprei nenhum livro esse ano até agora... =/) e da maioria dos leitores também. Só torço para que já que iniciaram a publicação de uma série, a aleph se comprometa com seus leitores a lançar as continuações da trilogia.

Recomendo muito a leitura, é uma fantasia YA bem gostosa de ler e cheia de ensinamentos se você souber interpretar hehe.

Quem aí já leu? Me contem o que acharam nos comentários, quero saber a opinião de vocês.
Beijos

10 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Dessa vez o livro não despertou o meu interesse, então eu passo a dica.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Rayanni. :/ Mas obrigada pela visita. ^^

      Excluir
  2. Nunca li um livro de super heroí, te confesso que fiquei curiosa quanto a narrativa dele.
    Deve ser uma história muito boa.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Confesso que fantasia não é meu gênero favorito, mas o enredo dessa história me deixou interessada. Adoro super heróis acredito que por isso estou tão curiosa com essa leitura
    Dica anotada
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, a primeira vista achei que era um quadrinho hihi. Gostei da premissa e o do personagem "coração de aço" que é bem diferente. Não leio muito o gênero, mas fiquei bem animada. Uma pena que a edição deixou a desejar, realmente essa capa merecia mais cuidado por parte da editora. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu estou muito ansiosa para ler esse livro!!
    Só tenho visto comentários positivos sobre ele e sua resenha me deixou ainda mais curiosa.
    Ah que pena que você não gostou da edição :/
    Todos os livros que eu tenho da Aleph são impecáveis. Gosto muito da editora.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oiii Carol, tudo bem?
    Menina eu to louca para ler esse livro, é um super herói que me encantou tanto na minha infância e desejo ler em breve esse livro e comprar para colocar na minha coleção.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Sou louca para ler este livro, e curiosamente, li pouquíssimas resenhas dele. Esta ideia de heróis serem "apenas humanos" é bem a minha cara, pois confesso que os meus favoritos são estes.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. Quando lançou o livro, eu fiquei beeeeem curiosa com ele, porque a divulgação - como você disse - foi poderosa. Mas nem sabia do que se tratava e nossaaaaaaaaa, depois dessa resenha, fiquei com mais vontade ainda de ter ele na minha estante!

    ResponderExcluir
  9. Olá !!! Que interessante, ainda não conhecia o livro, mas vou anotar a indicação. Espero ter a oportunidade em breve. Gostei bastante da sua resenha, bjooooooo

    ResponderExcluir