domingo, 26 de março de 2017

[Resenha] Meio Mundo - Joe Abercrombie

TítuloMeio Mundo - Mar Despedaçado 2
Título Original: Half The World - Shattered Sea Book 2
AutorJoe Abercrombie
EditoraArqueiro 
Ano2017
Páginas: 368


Bom dia aventureiros.
Bora nos aventurar mais uma vez pelo Mar Despedaçado?
Depois dos acontecimentos de Meio Rei, Yarvi agora é Pai Yarvi, abdicou de sua família e é ministro do rei de Gettland. O rei Uthil e a rainha Laithlin se uniram e após tudo o que passaram, decidem que se curvar ao rei Supremo não é solução para seu povo, assim precisam de aliados e toda a ajuda que puderem conseguir para enfrentarem o rei Supremo e todos os seus vassalos.

Yarvi então é incumbido da missão de viajar por meio mundo, desde o Mar Despedaçado até o Império do Sul em busca de ajuda para bater de frente com o rei Supremo. Assim Yarvi escolhe a dedo sua tripulação para essa jornada, e vê na jovem Thorn Bathu, condenada por assassinato, uma jovem feroz que com algum treinamento pode ser tornar uma arma mortal.

Brand é um grande guerreiro e um grande homem, com um coração bom que sempre quis fazer o certo em sua vida, além de batalhar para garantir o sustento de sua irmã Rin. Mas após perder seu lugar entre os guerreiros de Gettland, por tentar fazer o bem, vê nessa jornada de Yarvi uma oportunidade não só para ganhar dinheiro para comprar uma casa melhor para sua irmã, mas também para conseguir um lugar seu, uma tripulação para chamar de família.

Thorn é uma jovem de 16 anos arisca e orgulhosa, uma menina que sempre desejou se tornar uma guerreira, ao contrário das outras meninas de sua idade. Filha de um grande guerreiro, tem o pai como inspiração e enfrenta muitos preconceitos em uma sociedade machista para conseguir o que quer, mas treina arduamente durante anos. Porém, vai descobrir nessa jornada que é preciso mais do que presunção para se tornar uma grande guerreira, além aprender muito sobre si mesma e os seus inimigos e no caminho deixa de ser menina para se tornar mulher e amadurecer, sobre várias perspectivas.

"Você é a garota que jurou dar uma surra naquele garoto logo antes de ele lhe dar uma. - A Rainha Dourada arqueou uma sobrancelha. - Os tolos alardeiam o que vão fazer. Os heróis fazem." Pág. 83.

Em meio a muitas aventuras e reviravoltas, a tripulação do Vento Sul se envolve nas mais estranhas e perigosas situações, para tentar de algum modo atrair aliados que se encontram já comprometidos com o rei Supremo, e precisarão contar com muita astúcia e até mesmo sorte em sua jornada.

Yarvi continua um personagem incrível, inteligente e perspicaz, com uma capacidade de manipulação enorme, mas no fundo só deseja o melhor para o seu povo. Com certeza para mim é o melhor personagem da série, o mais complexo e bem construído.

Mas também me identifiquei muito com a personagem de Thorn, apesar de seu orgulho e presunção em grande parte da história, a jornada que compartilharam a fez evoluir e aprender com seus erros e as pessoas ao seu redor. Ela é o tipo de personagem feminina empoderada que precisamos mais na literatura fantástica hehe. Brand é um guerreiro muito doce e encantador e acaba agradando na maior parte do tempo, mas apesar de ter gostado bastante do personagem eu não o achei nada complexo ou muito interessante, mas ele é parte essencial da história. O restante da tripulação é bem diversificado e cada um com suas características marcantes, e acabam dando um toque bem divertido a coisa toda.

A narrativa do Joe é bem fluida e envolvente, a escrita é simples e não tanto descritiva como alguns autores de fantasia, a história se desenvolve aos poucos mas nada que deixe a leitura devagar ou tediosa, o clima tenso paira sobre toda a leitura e cada vez mais surpresas surgem na trama.

Para mim foi impossível não curtir a trama desenvolvida pelo autor, é uma história cheia de intrigas e jogos políticos, balanceada com cenas de ação e luta, é uma obra com pouquíssimos, ou quase nenhum, elementos fantásticos ou míticos, apesar de se passar numa era pós elfos, todos são totalmente humanos. Foi uma leitura tão boa quanto a do primeiro livro e não vejo a hora de conferir o desfecho.

Recomendo se você curte fantasia mais realista e crua, com grandes aventuras e reviravoltas e algumas ótimas batalhas.
Quem aí já leu? O que achou? Não deixem de me contar.
Beijos

11 comentários:

  1. Olá! Tenho curiosidade de ler essa série. Adoro literatura fantástica e já vi elogios sobre esse autor. Acredito que iria gostar da leitura, mas fico hesitante porque parece ter muita luta e batalhas, e não gosto quando são sangrentas demais. Como não conheço o estilo do autor, sempre enrolo. rs Fiquei um pouco chateada por quase não ter elementos míticos, eu gosto quando tem bastante. rsrs Um dia pretendo ler e tirar minhas próprias conclusões.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Apesar deste não ser meu tipo de leitura favorito, sua resenha me deixou bastante curiosa e com vontade de lê-lo.
    Quem sabe, né?
    Beijos
    Cássia Pires

    ResponderExcluir
  3. Minha colaboradora também acha a escrta do autor boa, já é bem diferente de mim, não sou super fã de fantasia.
    Meio Mundo é uma continuação bem justa de Meio Rei

    ResponderExcluir
  4. Oiii Carol, tudo bem?
    Eu gosto bastante de fantasia e fico feliz que tenha trazido resenha para nós, quem sabe eu dê uma oportunidade futuramente.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol, esta série está na minha lista de desejados. Adoro fantasia, e o enredo pelo que vejo está muito bom, além de bem construído, prende o leitor com reviravoltas e personagens estruturados.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá,não curto muito fantasias, mas a capa me atraiu e também os temas abordados durante a trama. Gosto de bons personagens e acho que esse é o ponto alto desse livro. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Gosto muito de fantasia, mas essa série não tem chamado a minha atenção.
    Mas, gostei da sua resenha!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Sua resenha está ótima, mas infelizmente não curto muito esse estilo e leitura. Prefiro romance a fantasia, mas a obra me parece uma ótima dica para os leitores do gênero.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    O fato de não ser tanto descritiva a narrativa do autor, me anima, na verdade, desde que vi o lançamento, me interessei, só não pedi, pois, nos últimos dois anos, li uma quantidade grande de livros de fantasia.

    ResponderExcluir
  10. Olá, adoro fantasia, e não tinha lido muita coisa a respeito dessa obra e toda a série.

    Vou anotar sua dica, embora eu esteja querendo novos gêneros para sair da zona de conforto.

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Já tinha ouvido falar dá série, e curto fantasia... Fiquei curiosa pra ler, e o que me instigou foi a questão dá construção dos personagens, que parece cativar o leitor... A premissa e boa... Mas vou querer ler antes o primeiro pra só depois pegar essa sequência...

    Bjs 😊

    ResponderExcluir