quarta-feira, 1 de junho de 2011

Resenha: Um Conto de Natal - Charles Dickens


Um Conto de Natal, acredito que seja a história de natal mais conhecida e difundida na literatura ocidental. Alem de conhecido o livro, este conto ja foi adaptado para a televisão, o teatro, histórias em quadrinho e principalmente o cinema, o que é de meu conhecimento é o filme "Os Fantasmas de Scrooge", mas ainda nao tive oportunidade de assistir. Um fato interessante é que o Scrooge teve descendentes, pois o nome original do Tio Patinhas,  personagem arrogante e pao duro, da Walt Disney tem o nome de Unlce Scrooge.

Scrooge é um velho ranzinza, egoísta e rabugento, um homem de negócios, pão duros e mal-educado. Nao faz caridades e nao está nem aí para o próximo. Na noite de natal recebe a visita de Jacob Marley, seu sócio que faleceu a exatamente sete anos atrás, Marley o avisa que ele receberá a visita de mais 3 fantasmas durante a noite e que Scrooge deve ouvi-los e ir com eles aonde forem para que se possivel reveja suas posições e tenha a chance de mudar de vida. Mesmo com medo Scrooge aguarda o seu destinho.
O primeiro fantasma, é o fantasma dos Natais passados, este o leva em uma jornada ao passado para uma cidadezinha onde Scrooge foi criado, mostrando a ele acontecimentos passados e que foram fundamentais na  sua formação e de seus ideais.
O segundo fantasma, é o fantasma dos natais presentes, e o leva a conhecer um pouco mais da família dos que o rodeiam, assim como Bob Cratchit, seu empregado, que sofre nas maos de seu patrão egoísta e arrogante mas que tem uma família unida e amorosa e que valorizam cada momento passados juntos pricipalmente no natal. Visita a casa do sobrinho e sua unica família, e ve como eles se reunem com os amigos e se divertem no feriado de natal..
O terceiro e ultimo fantasma, obviamente é o fantasma dos natais futuros. o mais assustador e perigoso dos fantasmas. Este mostra a Scrooge as consequencias da vida que ele leva e o que as pessoas próximas à Scrooge sentem em relação a ele. 
E Scrooge tem que tomar uma decisão muito importante, continuar sua vida dessa forma ou mudar o seu destino e se tornar uma pessoa mais tolerante, educada, caridoso. 
Um conto bem bonitinho, sobre redenção, destino, e amor ao próximo. Conforme as visitas dos fantasmas vao sendo feita, o coração de pedra de Scrooge vai amolecendo aos poucos e ele começa a repensar toda a sua via e sua escolhas. 
Será que mesmo assim ele conseguirá mudar seu destino, sua sina?

Um comentário:

  1. Eu quero muito ler esse livro assim como todos os demais que sejam publicados em portuguuês de Dickens. Eu assisiti uma série da Pequena Dorit e simplesmente amei! Quero ler ele ainda essa ano. Muito boa resenha!

    ResponderExcluir