quinta-feira, 23 de junho de 2011

Resenha: As Brumas de Avalon - O Prisioneiro da Arvore - Marion Zimmer Bradley

A saga do Rei Artur e dos Cavaleiros da Távola Redonda foi contada e recontada inúmeras vezes, principalmente como uma história de aventuras sem maior densidade. Marion Zimmer Bradley, escolheu um ponto de vista mais original e perspicaz para narrar esta história. Tomando o do ponto de vista feminino, principalmente de Morgana, irmã de Artur, sua amante e sacerdotisa de Avalon, a ilha sagrada onde se refugiam os remanescentes da antiga religião bretã. O foco da trama é justamente a luta pela preservação da velha seita, carregada de mistérios, onde a deusa impõe ao mundo uma sociedade de domínio feminino, contra a implantação do cristianismo.


No livro final, todos os planos são revelados, os cavaleiros um por um lentamente se vão. 

O reinado de Artur foi uma época de paz e prosperidade, mas essa paz e prosperidade está por um fio com a sua morte. A busca por um herdeiro digno que continue um reinado tao maravilhoso como o de Artur recomeça com a morte de Galahad, filho de Lancelot e escolhido de Artur para ser o próximo grande Rei, que encontrou o seu fim durante a sagrada busca pelo graal.
 Os cavaleiros gradualmente vao retornando da busca, mas alguns não retornam e nem jamais retornarão, como Bors, Lamorak, entre outros.

Gwydion, filho bastardo de Artur com Morgana, bota em pratica seus planos e se torna o mais íntimo confidente de Artur. Arma contra Lancelot e Gwen, a rainha, para que ambos sejam descobertos na traição. O que faz com que Lancelot se revolte contra os cavaleiros e por acidente mate Gareth, seu púpilo, filho mais novo de Morgause e melhor amigo do jovem Gwydion, e fuja com a rainha de Camelot. Esta deve tomar sua decisão: fugir com Lancelot e deixar que ele e Artur se tornem inimigos ou tomar um caminho diferente pensando no bem do reino e dos que a rodeiam para que os dois amigos façam as pazes.

Avalon ja totalmente consumida pelas brumas se torna isolada e apenas algumas poucas pessoas sabem como voltar e atravessar as brumas. Camelot tambem começa a se consumir pelas brumas. 


Gwydion se revolta contra Artur montando um exercito de rebeldes. E a guerra que decidirá tudo esta para acontecer.

O que acontecerá ao Gamo-Rei quando o Novo Gamo crescer?



O último livro da série as Brumas de Avalon é esplêndido. Nos mostra o desfecho de toda a guerra cristã e pagã e o destino de nossos amados personagens. Particularmente nao consegui simpatizar com Gwenwhyfer em nem um dos livros, apesar que no fim acabei gostando um pouquinho da personagem e torcendo por ela. Morgana, a personagem central da trama toda sempre me encantou e me emocionou com os acontecimentos à sua volta, apesar de algumas intrigas e atitudes que eu achei absurda de sua parte.


Mas todo a narrativa me cativou e fluiu super tranquila e rápida, são livros finos mas com uma letrinha pequenina o que me desanimou um pouco, mas após começar a leitura corre super rápido. 
Infelizmente chegou ao fim uma saga muito boa, e para quem gosta de mitos e história que são grandes lendas no mundo, o conto do Grande Rei Artur a partir do ponto de vista de Marion Zimmer Bradley é incrível e imperdível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário