terça-feira, 31 de maio de 2011

Resenha: A Pirâmide Vermelha - Rick Riordan


Desde a morte da mãe seis anos atrás, Carter Kane tem viajado o mundo com o pai, o brilhante egiptólogo Dr. Julius kane. Ele nao frequenta a escola e seus pertences cabem em uma unica mala. Enquanto isso, Sadie, sua irmã mais nova é criada pelos avós em Londres. Ela tem tudo o que Carter queria: casa, amigos e a chance de levar uma vida "normal". E ele tem tudo o que ela mais deseja: o convívio com o pai. Depois de tanto tempo separados, os irmãos nao tinham praticamente mais nada em comum. Até agora.

Sadie só pode se encontrar com o pai duas vezes no ano e dessa vez sua visita seria na noite de natal. Julius prepara um passeio ao British Museum, só que secretamente, ele arma um plano para liberar deuses egipcios durante a visita ao museu, utilizando a Pedra Roseta. Sem querer, o Dr. Julius libera causa uma grande explosão no museu e libera os 5 grandes deuses egípcios, entre eles Set, o mais cruel e perigoso de todos. Set aprisiona e desaparece com Julius deixando Sadie e Carter, sozinhos no museu e com uma baita explicação para dar.

Sozinhos e sem compreender o que está acontecendo, eles precisam entrar numa jornada perigosa para descobrir o que realmente aconteceu e porque? Para isso eles contam com a ajuda de Amós Kane, irmão de Julius, Khufu, o babuíno, Felipe da Macedônia, um crocodilo albino e por ultimo, mas nao menos importante, contam com a ajuda e proteção de Bastet, que era Muffin a gatinha fofinha de Sadie, mas que na verdade é a Deusa egípcia dos gatos.

Conforme a trama vai se desenrolando, Sadie e Carter descobrem que vem de uma linhagem muito forte de feiticeiros, pois ambos os pais continham sangue dos faraós, duas famílias poderosas que se uniram; então os dois são considerados nao só poderosos mas um perigo para a Casa da Vida. Ao trilharem esse caminho, eles tem nao só Set como inimigo mas tambem Desjardins, um feiticeiro poderoso da Casa da Vida e que acredita que os dois deveriam ser mortos e vai fazer de tudo para destrui-los. Mas a sorte das crianças e que no meio de toda a caçada que a Casa da vida promove contra eles, estes tambem lá encontram uma aliada, Zia. Carter logo se encanta com o jeito de Zia, e intimamente está caidinho por ela. Quer dizer nao tao intimamente assim, ja que Sadie logo percebe a quimica.
Eles tem poucos dias para impedir que Set coloque em pratica o seu plano maligno, construir sua piramide vermelha, ate o fim dos Dias dos Demonios, senão Set devastará a terra e a tornará seu reino, destruindo a todos os humanos e todos os outros deuses que a ele possam atrapalhar e salvar seu pai e se possível sua mãe, pois muitos mistérios rondam a sua morte e eles acreditam ser possível reverter o que ocorreu na Agulha da Cleópatra.

Gostei muito do livro, apesar que, nao se comparou a Percy Jackson nem por um instante. É uma historia que se assemelha muito, mas sem muita grandiosidade como em O Ladrão de Raios. Mas é um leitura gostosa e divertida, que nos leva ao mundo da mitologia egipcia, cheio de personagens cativantes, como Bastet e Khufu que foram os que mais me animaram e os meus preferidos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário