quarta-feira, 18 de maio de 2011

Resenha: A Menina Que Não Sabia ler - John Harding

Esse livro me chamou a atenção desde que foi lançado, mais pela capa que eu achei maravilhosa e intrigante e a historia que pelo que parecia era super interessante.

Uma mansão caindo aos pedaços. Uma menina com a imaginação fértil. Uma biblioteca imensa. Uma paixão por livros.



Florence é uma jovem de uns 12 anos que vive em Blithe, uma mansão em decadencia, abandonada pelo dono, Tio de Florence, nas mãos de uma Governanta e alguns poucos empregados. Flo e Giles seu irmão mais novo crescem sabendo que o pai de Flo foi casado com a mae dela, mas que esta morreu ao dar à luz a jovem e depois ele se casou com um outra mulher, a mãe de Giles, e que os dois morreram em um acidente de barco quando ainda eram bem pequenos e seu Tio os acolheu em sua casa e providenciou que fossem criados adequadamente.
A Florence nunca foi permitido aprender a ler ou escrever, pois seu tio acreditava que isso nao era coisa para mulheres, mas sem o conhecimento de ninguem ela descobre a biblioteca da mansão e se apaixona pelos livros, sozinha e com força de vontade e astucia ela aprende a ler e flutua no mundo da fantasia do misterio e do terror, lendo livros de Edgar Allan Poe, Charles Dickens, poesias de John Keats entres outros mas o seu favorito é ninguem menos que Shakespeare. Giles é mandado para um colégio, mas por ser um pouco diferente e nao se dar bem com os garotos de lá, é mandado para casa. A solução é se encontrar uma preceptora para ensina-lo em casa. A preceptora, Sra. Whitaker, algum tempo apos estar em Blithe sofre um acidente, cai do barco dentro do lago e morre. A nova preceptora que chega em Blithe, a Srta. Taylor, é uma mulher misteriosa e fria, que se mostra carinhosa e amável com o jovem Giles e fria e cruel com Flo.
Flo começa entao a desconfiar das reais intenções dessa nova preceptora em Blithe, ainda mais quando um antigo pesadelo que a rondava se torna real diante de si.
Quem será essa mulher misteriosa que chegou em Blithe?
Por que o Tio de Flo nao permite que ela aprenda a Ler e Escrever?

Adorei o livro, e lia a todo instante sem querer parar. Mas fiquei chocada e decepcionada com o final pela falta de explicações. Mas é um livro bom apesar do final. =D

2 comentários:

  1. Oi,Carol, eu gostei muito desse livro.Mesmo. Quando fiz a resenha no meu blog, quis imprimir todas as minhas impressões, pois acredito que o autor, acima de tudo, foi extremamente original. É um livro muito curioso, de leitura gostosa e adorava os livros que Florence escolhia para ler escondido.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Oi Daiane. Bom eu tambem gostei e achei muito original. O autor faz com que o leitor se envolva com a leitura e fique louca para chegar no proximo capitulo. Só no final que eu achei que ele vacilou um pouco, mas para quem gosta do estilo, aquele suspense que fica no ar sem explicação é um ótimo livro. Beijos

    ResponderExcluir