segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Resenha: Exorcismo - Thomas B. Allen

Bom dia!
Outubro já passou mas as leituras de suspense e terror continuam na minha lista kkk. Essa vai ser uma resenha breve, até porque é um livro pequeno.

Título: Exorcismo
Título Original: 
Autor: Thomas B. Allen
EditoraDarkSide Books
Ano2016
Páginas336
A DarkSide Books lançou esse ano o livro sobre o caso de possessão que inspirou o autor William Peter Blatty a escrever o livro O Exorcista(resenha aqui). O livro do Blatty é uma história fictícia e romanceada de possessão, que se baseou em comentários e artigos de jornais sobre o caso que ocorreu em 1949 com um garoto Rob Manhein(os nomes foram trocados de forma a proteger a identidade da família).

Diferentemente de O Exorcista, Exorcismo é um livro mais jornalistico. O autor Thomas B. Allen, reuniu tudo o que conseguiu encontrar sobre o caso e até mesmo uma cópia do diário de um dos padres que participaram do exorcismo(que Blatty não teve acesso) para narrar o que aconteceu durante as semanas na qual o menino foi possuído e exorcizado. Mas tudo de um ponto de vista imparcial, até mesmo cético em alguns momentos.

Tudo começa com uma aparentemente inofensiva tábua ouija, onde Robbie na companhia de sua tia contactava espírítos. A partir daí a vida do menino muda e seu comportamento começa a preocupar seus pais e familiares que procuram ajuda de pastores luteranos e até mesmo psiquiatras para tentar solucionar os problemas.

Eu adorei essa leitura e achei o livro uma leitura leve, achei isso devido ao fato do autor não ter presenciado os fatos pessoalmente, então há um distanciamento que faz com que cada um acredite no que quiser: o menino foi ou não possuído por uma entidade demoníaca, vai da crença de cada um. Acredito que é uma leitura essencial para quem se interessa sobre o tema, sobre o ritual de exorcismo e um pouco sobre a hierarquia na igreja, e os diferentes ramos religiosos.

Os únicos momentos em que eu me senti um pouco apreensiva com a narrativa foi bem no ínício logo no primeiro ou segundo capítulo, tem alguns acontecimentos que dão um medinho hehehe mas fora esse comecinho o restante do livro é ótimo de ler. ^^ A leitura é um pouco mais lenta. e quem não é acostumado a ler textos jornalisticos(como eu! kkk) pode até estranhar um pouco e não gostar, mas eu gostei da experiência e da obra.

A edição da DarkSide como sempre está maravilhosa, tem uma textura na cruz na capa, um acabamento incrível e a folha de guarda como um Tabuleiro Ouija foi um detalhe incrível. Eu recomendo a leitura se você além de curtir o estilo do terror, também gostar de narrativas de casos reais e textos jornalísticos. Não leia achando que é apenas um livro de terror que você vai se decepcionar.

Quem já leu? Conta pra gente o que achou.
Beijos

12 comentários:

  1. Oiii Carol, tudo bem?
    Que resenha fabulosa é essa menina? Estou namorando esse livro a um belo tempo já e agora você trazendo a resenha me deixou com mais vontade.Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morgs, já que está namorando há tempo já ta na hora de casar hahaha compra logo! Espero que curta a leitura. =)

      Excluir
  2. Oie!
    Já fiz a leitura do livro e sua resenha foi muito condizente, além de muito bem feita.
    Beijinhox

    ResponderExcluir
  3. Oiii...
    Se o livro deu "medinho" é pq o escritor é bom.. rsrs
    Assisti aos filmes, mas não gosto muito da temática em livros.. rsr
    bjoo

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol! Pensei que fosse mais ou menos como no filme não pensei que fosse mais jornalístico. Mesmo azzim acredito que seja sim uma leitura boa e interessante.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Rose, realmente é bem diferente do filme, por isso que é sempre bom conferir alguma resenha para não ir com expectativas diferentes e se decepcionar. É muito interessante apesar de diferente. ;)

      Excluir
  5. Olá,
    Sinceramente não consegui me interessar pela obra por ela apresentar esse cunho mais jornalistico.
    Porém adorei a resenha e tenho uma amiga que com certeza irá adorar a dica!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que pena Michele, espero que sua amiga goste.

      Excluir
  6. Olá, tudo bem?
    Essa resenha está fantástica, mas confesso que tenho medo de ler o livro, mesmo sendo mais jornalístico. (sim, eu sou medrosa) Estou admirada com a sua coragem por ler e quero te dar os parabéns por isso!
    Porém como gostei muito da sua resenha, já sei exatamente a quem vou recomendar esse livro!
    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, eu era muito medrosa, então te entendo hehe. Mas com o tempo passei a assistir muitos filmes de terror com a minha irmã e acabei me acostumando com o estilo, só não leio tantos livros de terror pq sempre que quero um livro ele está caro demais, ai espero por promoções.
      Apesar de não gostar é legal você indicar para amigos ou parentes que curtam. ;)
      Bjo

      Excluir
  7. Ótima resenha! confesso que tenho curiosidade, mas morro de medo por ser baseado em fatos reais haha

    abraços!
    http://lupiliteratus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir