segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Resenha: Os Mistérios de Warthia - Denise Flaibam

Título: Os Mistérios de Warthia - A Profecia de Mídria 
Autor: Denise Flaibam
EditoraNovo Século
Ano: 2013
Páginas: 392

"Serafine Delay era uma garota normal... À sua maneira.
Sua vida sossegada na Vila do Sol muda bruscamente numa noite, quando sua décima oitava primavera era festejada. Um ataque acaba forçando-a a fugir desesperadamente de monstros sanguinários e imbatíveis. Por algum motivo para lá de insano, tais criaturas queriam sequestrá-la.
E enquanto mergulha de cabeça no universo mágico de Warthia e começa a entender a ligação de suas marcas com a história daquele mundo, Serafine descobre-se numa surpreendente situação: seu destino está traçado. Uma antiga profecia clama por seu espírito, e uma difícil jornada deve começar.
Na companhia de um belo e rude espadachim, uma simpática garota de orelhas pontudas e um felpudo guerreiro belicoso, Serafine deve ingressar numa viagem de perigos desconhecidos, que se inicia no Norte daquele vasto continente, treinando para derrotar àquela que vem das Trevas para tudo devastar.
Os mistérios de Warthia devem ser desvendados, e Serafine é a única capaz de fazê-lo."


Bom dia
Hoje a resenha é desse livro nacional que já considero pacas! 
Além do carinho com que o livo foi enviado pela autora, a história me surpreendeu e muito.

Warthia é um mundo muito bem construído, divido em quatro reinos e governado por quatro irmãos, sendo o mais velho, Demetrius, o Rei Soberano de Warthia. Serafine Delay é uma jovem comum e vive com seus pais em uma pequena vila no Reino das Montanhas.

Ela é uma jovem bela, com uma pele bronzeada naturalmente e com longos cabelos sedosos, mas que esconde em seu corpo marcas prateadas em espirais que vão da cabeça aos pés, e nunca soube o porque dessas marcas. Em seu aniversário de 18 anos, enquanto festeja com seus pais e seus amigos da Vila do Sol, um grupo de seres sobrenaturais violentos e cruéis atacam e matam tudo ao seu redor.

Ajudada por dois estranhos que estavam de passagem pela Vila, Serafine precisa fugir para salvar sua vida. Apesar de saber que em Warthia existe seres mágicos e sobrenaturais, Serafine raras vezes viu algum, pois algumas vilas dos reinos de Warthia era apenas de humanos e muitas vezes os seres mágicos mantinham distância.

Mas devido a sua fuga, Serafine é introduzida em um mundo onde a magia é algo comum e belo. Na companhia de Ývela e Jarek, seus salvadores e guardiões, ela precisa descobrir mais sobre seu passado e seu futuro, e se mostrar digna do destino que tem pela frente, cumprir a profecia de Mídria. Em seu caminho encontrará grandes amigos e inimigos poderosos, e as traições estão por todos os lados.

Eu simplesmente amei esse livro! A Denise não só construiu um mundo próprio e diferente, como sua narrativa fluida prendeu a minha atenção do início ao fim e cheguei a virar noites lendo porque não queria parar de ler e queria terminar bem rápido hehe Eu li em uns 5 dias, mas poderia ter lido bem mais rápido se não houvesse alguns compromissos a cumprir.

Serafine é uma jovem rebelde, impetuosa e não aceita que lhe digam o que fazer. Tais características a colocam em situações muito perigosas na maioria das vezes e em alguns momentos dá vontade de esganar ela kkkk, mas ela possui um coração enorme, uma bravura intrínseca. Em alguns momentos dá para compreender as atitudes dela, jogada em um mundo completamente diferente do que está habituada, sem compreender o porque e qual a sua função no final de tudo.

Os guardiões de Serafine, formam uma dupla bem inusitada e nada a ver um com o outro, Ývela é uma ondina, uma parente das sereias, é bela e delicada mas que possui habilidades de luta incríveis, já Jarek é um guerreiro, sem um pingo de delicadeza hahaha exibido e lindo. Eu vi alguém comentando que achou ele parecido com o Jace de Instrumentos Mortais, pode até ser. Mas eu acho que ele tem características únicas, apesar da arrogância que demonstrava na maioria das vezes, em outras eles se demonstrava simplesmente humano, compreensivo e educado, até mesmo carinhoso.

Mas assim como Serafine, o passado deles ainda são um pouco misteriosos e não dá para entender totalmente o porque de serem assim. Aliás, uma coisa que é característica no livro é o mistério, por ser uma saga e possuir mais livros muitas coisas ainda ficaram sem explicação, mas isso não me incomodou em momento algum, pois havia coisas demais acontecendo para se preocupar com o que não foi dito.

Eu achei que todos os personagens foram muito bem construídos, e alguns foram apaixonantes! As diferentes raças mencionadas com todo o cuidado de explicar a cultura e costumes de cada um foi incrível, além de Elfos, lobisomens, feiticeiras e os Atyubrus fofinhos.

O livro é narrado em terceira pessoa, com uma linguagem muitas vezes culta mas nada que atrapalhe a compreensão do que a autora deseja passar, a revisão está muito correta, e pouquíssimos erros de revisão, acho que vi apenas um e olha que eu presto muita atenção a isso. No final do livro ainda há um glossário de pronúncia de nomes e significado de algumas palavras.

É uma história incrível, de uma autora que publicou-o aos 17 anos! A autora é fã de Harry Potter, O Senhor dos Anéis, As Crônicas de Nárnia, e é possível perceber essas influências fantásticas em sua escrita. É uma honra ver autores tão jovens e com tanto talento no nosso país, queria que as pessoas dessem mais valor a literatura brasileira, pois temos autores maravilhosos e talentosos.

Bom é isso, vou parar de escrever senão fico aqui até amanha hahaha Super recomendado para quem ama fantasia, para quem ama nacionais, para quem ama Tolkien, C. S. Lewis e Harry Potter hehe

Beijos

8 comentários:

  1. Oie!!!
    adorei a resenha <3. Gostei muito do enredo, fiquei bem empolgada para lê-lo, acho que lerei só pelas referencias finais =D
    BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha só isso já é animador né! Eu adorei quando vi o que inspirou a autora...

      Excluir
  2. Oie
    Nossa, que bom que amou tanto o livro, parece ser bem legal pelo enredo, vou indicar para pessoas que curtam o gênero, bela dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Já faz um bom tempo que eu quero ler esse livro, e todas as resenhas que leio a respeito dele fala muito bem do enredo e da criação do cenário. Fiquei ainda mais curiosa depois da sua resenha e pretendo dar uma chance ao livro em breve :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste e depois me conte o que achou. =)

      Excluir
  4. Já vi várias resenhas deste livro e elas sempre falam super bem e recomendam. Estou tentando ir para a fantasia no próximo ano kkk.. veremos no que dá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beatriz, fantasia é tudo de bom. Quem sabe você encontra um livro que vai te deixar apaixonada pelo estilo? heheh beijos

      Excluir