segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Resenha: Perdido Em Marte - Andy Weir


TítuloPerdido Em Marte
Título Original: The Martian
AutorAndy Weir
EditoraArqueiro
Ano2015
Páginas336


"Há seis dias, o astronauta Mark Watney se tornou a décima sétima pessoa a pisar em Marte. E, provavelmente, será a primeira a morrer no planeta vermelho. Depois de uma forte tempestade de areia, a missão Ares 3 é abortada e a tripulação vai embora, certa de que Mark morreu em um terrível acidente. Ao despertar, ele se vê completamente sozinho, ferido e sem ter como avisar as pessoas na terra que está vivo. E, mesmo que conseguisse se comunicar, seus mantimentos terminariam anos antes da chegada de um possível resgate.

Ainda assim, Mark não está disposto a desistir. Munido de nada além de curiosidade e de suas habilidades de engenheiro e botânico, ele embarca numa luta obstinada pela sobrevivência.
Para isso, será o primeiro homem a plantar batatas em Marte e, usando uma genial mistura de cálculos e fita adesiva, vai elaborar um plano para entrar em contato com a Nasa e, quem sabe, sair vivo de lá."

Eu estava morrendo de vontade de ler esse livro há algum tempo e quando vi que a arqueiro ia lançar em setembro a versão com o poster do filme na capa fiquei mais animada ainda. Eu amo a capa original do livro, em quase todas as vezes, mas eu achei que essa capa ficou muito linda e precisava ter assim.

A leitura me agradou bastante, não vou negar que ela não foi tão rápida quanto eu gostaria, a quantidade de explicações científicas saturou um pouco a narrativa, mas mesmo com a mistura de física, química, biologia, etc. (todas matérias que eu detestava na época da escola e nunca me dei bem! kkkk) o bom humor, o sarcasmo e o carisma do personagem principal conquista o leitor. 

Mark é um personagem incrível, apesar de "estar na merda"(palavras dele...) na maioria das vezes ele sempre mantêm o bom humor e o raciocínio para poder sair das situações mais inusitadas. Tudo o que tem para dar errado em sua estadia prolongada em Marte, acaba dando.

Ao descobrirem na NASA que ele ainda está vivo, eles iniciam uma campanha de estudos, pesquisas e testes para descobrirem qual a melhor forma de salvar Mark. Essa atitude não só da equipe da NASA, mas também de toda a população americana e mundial me surpreendeu, mesmo o livro sendo apenas ficção essa visão de esperança e humanidade foi um toque especial.

A narrativa é bem variável conforme os capítulos vão se passando, inicialmente em primeira pessoa, acompanhamos Mark em sua estadia solitária em Marte, depois em terceira pessoas nos momentos passados na terra com a NASA, e na Hermes com a tripulação da Ares 3.

Como já mencionei, a edição está linda, a diagramação e revisão, impecável. É uma ótima aquisição e leitura, mesmo para quem não curte muito ficção científica, pois é uma história incrível e cheia de humor. ^^

Quem aí já leu? Me contem o que vocês acharam.
Beijos


E tem sorteio rolando no blog, o prêmio é o livro O Despertar do Príncipe da Colleen Houck, autora da Saga do Tigre. Já está participando? Clique aqui e participe.

23 comentários:

  1. Oiii, eu quero muuuuito ler esse livro, acho incrível, adorei tudo o que disse sobre ele e só aumentou minha vontade de comprar kkkkkkkkkk beijos
    Segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu sinceramente sou uma pessoa muito desatualizada, então nem sabia do livro e filme kkkk.. Mas parece bem interessante a temática de sobrevivência em um meio hostil - apesar de ser recorrente.
    Parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Beatriz. hahaha acho que você é a primeira pessoa que ainda não ouviu sobre Perdido Em Marte. Mas agora que está a par dessa novidade, espero que goste! Bjos

      Excluir
  3. Olá! Eu não li o livro ainda, mas assisti ao filme e adorei! Ficou tudo muito bem feito, além da história ser incrível. Gostei do protagonista não perder o bom humor nem mesmo nas situações mais difíceis, e fiquei curiosa para saber como isso foi inserido no livro. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, que bacana. Quero ver o filme imediatamente! hahaha

      Excluir
  4. Antes de assistir esse filme no cinema eu não gostava de ler livros de ficção cientifica, e depois de assistir e amar, fiquei pensando se o livro deveria ser tão bom quanto o filme, e agora quero ler o livro 172 horas, leiam pessoal, pois deve ser muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já li algumas resenhas sobre esse livro 172 horas que não me animaram muito, mas depois de Perdido em Marte até fiquei mais animada em ler. ^^

      Excluir
  5. Ola Carol lindona menina não consigo me sentir tentada a ler livros que se passam no espaço, já tentei ler mas não fluiu não adianta, mesmo sendo um ótimo enredo como esse, e sua ótima resenha. Vou deixar passar a dica. beijos

    Joyce
    http://www.livrosencantos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha normal, tem tipos de livros que não combinam com a gente! Obrigada pela visita.

      Excluir
  6. Oi Carol tudo bem, quero muito ler esse livro, essa curiosidade desperto quando vi o filme no cabine imprensa. Mas um ponto que você destacou e que também vou ficar um pouco contrariada é os termos técnicos, fora isso o personagem tem seus momentos hilários.
    Bjkas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani. Por isso estou ansiosa pelo filme, pois acho que essa parte tecnica não será tão forte como no livro. ^^

      Excluir
  7. Eu estou louca pra ler esse livro! Não vi o filme porque eu preciso ler o livro antes (mania de leitora) e vou ler assim que tiver oportunidade.
    Bjs, Isa
    http://pausaparaconversa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou assim Isa. Só quando sei que será quase impossível ler o livro a tempo é que eu vejo o filme antes, mas são raros os casos hehe

      Excluir
  8. Carol, tenho lido ótimas críticas sobre esse livro. Parece que o bom humor e sarcasmo do protagonista é o grande diferencial. Mas também para sobreviver por tanto tampo em um lugar hostil é preciso, além de inteligencia, o bom humor é primordial.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Nilda. É graças ao bom humor do personagem que o livro é um sucesso!

      Excluir
  9. Oie! Então eu li sobre em outra resenha, mas não sabia que a população ajudava ele também.
    O livro e o filme tem aquela pegada que nos faz querer saber o final gostando da história ou não, ainda pretendo ler.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes mesmo de começar a ler, eu já estava ansiosíssima para saber o final, é daqueles livros que te prende querendo ou não hehehe.

      Excluir
  10. Heehehe definitivamente não é uma leitura muito rápida mesmo! Mas é tãaaao bom! Foi um dos melhores que li esse ano, 5 estrelas e favoritado. Acho que demorei uns 3 dias lendo. É bem denso e descritivo, mas o Mark me cativou tanto que era impossível de largar. Tbm achei um toque a mais a visão aqui da terra, na Nasa, sobre o que estavam fazendo para resgatá-lo. Deu toda uma dinamicidade da metade para o final.

    Gostei da resenha!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oii, tudo bem?
    Esse livro não é o que estou acostumada a ler, e é difícil sair da zona de conforto né, vou participar do sorteio do Despertar do principe quero muito esse livro.
    Amei o post, parabéns.
    Bjs da Mary
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oiiie
    Sua resenha está muito boa, eu não tenho curiosidade pela leitura mas vou ver se pelo menos vejo o filme, a edição está linda mesma, gostei muito

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?

    Não tive interesse pelo filme, mas depois de ler algumas resenhas deste livro, confesso que minha opinião mudou. Com certeza, gostaria de ler essa história, parece equilibrada e profunda ao mesmo tempo. Valeu pela dica!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi. Eu já conheço o livro, mas não curti, não sou o público alvo da obra. Achei muito chata. :(

    ResponderExcluir