segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Resenha: Caixa de Pássaros - Josh Malerman

Olá Pessoal, tudo bem? 
Sou João Henrique, cunhado da MAGNÍFICA Carolina e estou aqui para falar de alguns livros que eu já li! O escolhido para resenha de hoje é Caixa de Pássaros.

Título: Caixa de Pássaros
Título Original: Bird Box
Autor: Josh Malerman
Editora: intrínseca
Ano: 2015
Páginas: 272


"Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles, Malorie e seus dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão."


Fiz uma maratona de livros nas férias de Julho, onde a meta era ler quatro livros em um mês. Como escolhi quatro títulos onde o mistério é a temática central, foi fácil atingir minha meta (desconsidere as noites de sono, elas, pouco, quase nada existiram!).



O livro supracitado inicia-se com uma temática apocalíptica e aterrorizante em uma história dividida em dois planos: O Presente e o Passado. 

Malorie, a personagem principal se vê desolada como uma das únicas sobreviventes de uma epidemia que não há explicações e tampouco sobreviventes! Morando em uma casa abandonada por cerca de quatro anos, com nenhum contato com o exterior, ela e  seus dois filhos pequenos, se vêm acuados com a precariedade em que se encontram e com a necessidade de procurar ajuda.

O que já está ruim é ainda pior, pois eles só estão vivos até hoje porque não podem olhar o externo! Com os olhos vendados, as janelas tapadas e os ouvidos treinados os três vivenciam um cenário sem qualquer tipo de expectativa de vida e de muito, muito medo! 

O que me chamou atenção nesta obra foi o modo como a preocupação de uma mãe é retratado! Ela está definitivamente desesperada. Quem abre os olhos morre! E qual é a praga ninguém sabe! E nem imagina! O interessante é que em cada capítulo imaginamos (e criamos certeza) de uma ‘’coisa’’, que em poucas páginas é substituída por outra teoria em como se dará o desfecho da história.

Primordialmente o leitor imagina zumbis (obviamente todos temos um  pouco de clichê nas veias) em seguida já há a suspeita de um contato extraterrestre, por fim.. bom por fim ninguém mais sabe.

Outro ponto positivo no livro é a maturidade que os personagens vão adquirindo ao longo do enredo. A própria Malorie que no início é uma jovem comum no fim é uma mulher forte, com marcas profundas que um cenário apocalíptico e aterrorizador a presenteou. Contudo o amor por suas duas crianças, garoto e menina, a fez lutar contra as 'intempéries' da vida.

A proposta do autor foi de um livro de terror, acredito que é mais um thriller psicológico, de leitura fácil e bom entendimento. Não é aquela história onde você tem que ficar voltando os capítulos para reler, e os capítulos também são pequenos. O final me lembrou a uma história, de uma autora que conquistou uma legião de fãs há algum tempo atrás e que hoje não ouço notícias.

Me lembrou muito esta história que virou filme. Não soltei spoiler, só a minha opinião, os comentários estão aqui para discussão. Espero ter atingido as expectativas nesta minha primeira resenha. 

Logo tem mais resenhas por aqui. Um abraço pessoal e continuem nos seguindo e compartilhando suas opiniões.


E tem sorteio rolando no blog, o prêmio é o livro O Despertar do Príncipe da Colleen Houck, autora da Saga do Tigre. Já está participando? Clique aqui e participe.

3 comentários:

  1. Oi
    eu tenho vontade de ler esse livro
    parece ser bem misterioso, sempre vejo resenhas positivas
    deve ser algo bem loco. Que bom que gostou da leitura.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi João, Sejam bem vindo ao blog.
    Espero que goste de resenhar por aqui! ^.^

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Então adorei a resenha, sabe que tenho muita curiosidade em ler esse livro, não sei porque mas penso que ele tem um ar meio Stephen King. Parece que vai virar até filme ne? Enfim se puder quero ler com certeza também.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir