segunda-feira, 8 de junho de 2015

Resenha: Outlander - A Viajante do Tempo - Diana Gabaldon

Título: A Viajante do Tempo - Outlander 1
Título Original: Outlander
Autor: Diana Gabaldon
Editora: Saída de Emergência
Ano: 2014
Páginas: 800
"Em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial, a enfermeira Claire Randall volta para os braços do marido, com quem desfruta uma segunda lua de mel em Inverness, nas Ilhas Britânicas. Durante a viagem, ela é atraída para um antigo círculo de pedras, no qual testemunha rituais misteriosos. Dias depois, quando resolve retornar ao local, algo inexplicável acontece: de repente se vê no ano de 1743, numa Escócia violenta e dominada por clãs guerreiros.
Tão logo percebe que foi arrastada para o passado por forças que não compreende, Claire precisa enfrentar intrigas e perigos que podem ameaçar a sua vida e partir o seu coração. Ao conhecer Jamie, um jovem guerreiro escocês, sente-se cada vez mais dividida entre a fidelidade ao marido e o desejo. Será ela capaz de resistir a uma paixão arrebatadora e regressar ao presente?"

Claire Beauchamp é uma enfermeira que vive em uma época difícil, em meio a Segunda Guerra Mundial. Casada com Frank Randall, Claire após alguns anos de separação devido ao serviço se encontra com o marido para uma segunda lua de mel em Inverness, nas Terras Altas Escocesas.

Durante um passeio, Claire encontra um circulo de pedras como Stonehenge mas menor, então uma coisa super esquisita acontece, ela tem uma sensação indescritível, e quando acorda está no mesmo local, mas diferente, e ela descobre que ainda está no mesmo lugar porém no ano de 1743, em meio aos conflitos dos clãs escoceses e o exército inglês.

Numa tentativa de encontrar um lugar seguro ela se encontra com Jonathan Randall, capitão dos Dragões Ingleses e antepassado de seu marido Frank, mas o famoso Black Jack não ficou conhecido por esse apelido a toa, diferentemente de seu descendente, Jack Randall é um homem cruel e temido.

Salva por um estranho escocês, Claire é levada até um grupo de escoceses fugitivos e conhece Dougal Mackenzie, líder do grupo e irmão do chefe do Clã Mackenzie, Colum. Além de ajudar a salvar a vida do jovem Jamie, sobrinho de Dougal, que foi ferido na embate com os ingleses. Claire é arrastada com eles para uma viagem até Leoch, sede do clã Mackenzie, para poderem descobrir se ela é ou não uma espiã inglesa.

Tratada com cortesia, entretanto, Claire tem noção de que é uma prisioneira e esconde sua real identidade e o lugar de onde veio para não ser declarada louca ou até mesmo bruxa. Assim, Claire continua utilizando seu nome de solteira, Beauchamp, uma vez que o sobrenome de Frank a ligaria a Jonathan Randall e fica procurando opções de fuga para quando a oportunidade aparecer e tentar chegar as pedras em Craig na dun e quem sabe voltar para sua época.

Em meio a trapaças e esquemas, Claire acaba sendo obrigada a se casar com Jamie para salvar sua própria vida. Mas apesar do casamento de conveniência, Claire que já era amiga de Jamie, não consegue conter a atração que sente pelo rapaz e se sente culpada pelos seus sentimentos uma vez que pensa em Frank a sua procura.

"Porque onde todo o amor existe, não há necessidade de palavras. É tudo. É imortal. E se basta." Pág. 742.

Outlander é um livro que eu desejava ler há muito tempo e sempre lia resenhas lindas sobre ele o que me deixava mais ansiosa ainda, mas ainda não tinha comprado tanto por achar muito caro quanto devido ao tempo que gastaria para ler a acabava adiando, então pedi ele a editora e no final de maio chegou aqui em casa e já comecei a ler.

Realmente é um livro muito grande, 800 páginas é uma leitura difícil, e acontece tanta coisa nesse livro que é necessário bastante atenção para não se perder nos destalhes. Em relação a narrativa, achei que se compara um pouco com Tolkien, não pela história mas porque é muito descritivo e eu só senti isso quando li Tolkien. Achei os capítulos muito longos também, o que me deixou um pouco frustrada (porque gosto de ler por capítulos e as vezes tinha que parar no meio ou demorar mais até terminar o capítulo, coisas de leitores obsessivos compulsivos kkkk), mas em nada atrapalhou a leitura que diga-se de passagem demorou apenas 6 dias, menos até do que os livros das Crônicas de Gelo e Fogo, e quando comecei a ler imaginava que fosse demorar umas duas semanas.

Sobre os personagens.... ai me apaixonei por muitos!

Claire é uma mulher forte e independente. Admiro muito suas atitudes e a sua coragem e fiquei encantada com seus sentimentos. O livro é narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista dela, então ficamos conhecendo seus sentimentos mais profundamente e não se encantar com ela é muito difícil.

Frank é um personagem simpático, mas apenas isso. Ele é dedicado a esposa e sofreu bastante com a guerra, todos sofreram, mas a impressão que me deu é que ela se esforçava no relacionamento e ele não.

Agora Jamie... é muito amor por um personagem! Foi um dos melhores personagens construídos que eu já li. Apesar de mais novo que Claire, e de sua inocência em certo quesitos, Jamie é um homem em todos os sentidos, carinhoso, teimoso, romântico, selvagem, corajoso. Poderia listar várias qualidades e defeitos, mas são muitas e apesar dos defeitos ele é um personagem apaixonante, acredito que seria difícil a Claire não se apaixonar por ele e vice e versa.

Os personagens secundários tiveram muito a acrescentar, e o que eu mais gostei foi de Murtagh e sua devoção ao jovem Jamie. E quanto ao clã Mackenzie, Dougal e Colum são enigmáticos e em certo ponto me deixaram enojada, assim como Jonathan Randall.

Mas o livro apesar do teor romântico é mais do que isso, é uma história totalmente envolvente, cheia de aventura e cenas de ação que me deixavam aflita. Trata sobre lutas pelo poder, traição, justiça e lealdade.

A diagramação ficou linda mesmo em sua simplicidade. A capa é linda e chama muita atenção e a qualidade do material usado também, e apesar de ter 800 páginas, o tamanho não é tão grande, parece ser apenas umas 400 ou 500 páginas, e olha que é um papel de qualidade mesmo.

Fiquei muito satisfeita com a leitura e com o trabalho da editora, já estou morrendo de saudades dos personagens e necessito do segundo livro. Mês passado foi lançado o terceiro livro O Resgate No Mar - Parte Um, e logo deve ser lançado a Parte Dois. É um série bastante extensa e se tornou uma das minhas favoritas, completamente diferente dos romances de época aos quais estou acostumada.

Alem de tudo esta sendo produzida uma série de tv que está indo para a segunda temporada e já estou louca para assistir.

E aí vocês já leram? Me contem o que acharam dos livros e da série até agora!

Beijos

NOTA: 5/5

33 comentários:

  1. Oi querida,
    Sabe que também estou super ansiosa para conhecer melhor esse livro e pior já tenho ele aqui em casa mas e o tempo de parar para ler esta faltando...rsrs..Também vi sobre a serie mas queria ler o livro antes sabe como é..rsrs..Aproveito para te convidar a dar um pulinho lá no blog hoje tem um conto que eu escrevi com direito a trilha sonora e tudo se puder comentar, adoraria saber sua opinião.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2015/06/conto-um-fio-de-esperanca-por-raquel.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel, flor, ele é enorme né! hehehe
      É sempre bom ler antes de assistir a série, e eu fiz assim mesmo, acabei de começar a série. =)

      Excluir
  2. Olá!
    Sabe, eu tenho muuuuita vontade de ler esse livro, faz um bom tempo que tô na espera da oportunidade de ler ele pois tenho lido resenhas maravilhosas sobre e fiquei curiosa pelo enredo.

    BJOS!
    luadeneon.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, é ótimo. Também vivia vendo comentários e resenha sobre ele e morria de vontade de ler. Logo a oportunidade aparece!

      Excluir
  3. Tenho esse livro e ele fica na minha cabeceira, sempre leio um pouco dele, assisto a série e amo
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana Fernanda! Espero que curta a leitura.

      Excluir
  4. Oiiii!
    Esse livro é perfeito! Me entreguei a narrativa e não me arrependi, adorei a contextualização o lugar que a protagonista assume na tribo, no tempo passado, nossa, foi uma leitura fantásticas. Quero muito ver a série tb :D Como você disse, o livro é mais que uma história romântica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Lilian, esse é um daqueles livros para se jogar de cabeça.

      Excluir
  5. Oiee, Carol!
    Eu até pensei em ler Outlander, mas descobri que ele não tem fantasia épica ): Só romance, mesmo que não seja só isso, como você falou - é uma imagem que algumas amigas me passaram. Então fiquei meio receosa. Não sei se lerei porque além de o gênero não me agradar, tem muitas páginas... Um dia posso tentar, no entanto. Vou começar pela série!
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Humm, não é só romance, tem ação e reviravoltas, fala sobre companheirismo e lealdade, sobre família e disputas de poder. Mas é uma questão de você se sentir atraída pela história porque ler sem nenhum motivo, ainda mais por ser um livro enorme, não rende nada. ;)

      Excluir
  6. Carol, eu estou assistindo a série e mando. Agora preciso de tempo para ler os livros.Quem não amaria Jamie. Ele é perfeito de mais. Mas Outlander vai além, muito além do lindão do Jamie.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Nilda, eu estou apaixonada por ele hehehehe, mas é muito mais do que James Fraser! ^^

      Excluir
  7. Oláá
    Ouço muitos elogios mas o livro nunca me chamou atenção, pois não é meu gênero favorito, mesmo assim, a sua resenha está ótima e espero que o pessoal que curta o gênero, aproveite a dica.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi. Eu quero muito começar a ler esse livro, tenho visto só resenhas muito boas sobre ele e tem muitos dizendo que é bom. Adoro essa capa. Eu ganhei um pad mouse dessa serie e tem exatamente essa capa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que inveja Brenda! Daria tudo por um mouse pad desse livro.... kkkkk

      Excluir
  9. Carol lindona eu estou louca para ler esse livro, a autora nos presenteia com personagens fortes que vivem situações de todos os tipos. Preciso correr para ler. Eu adoro essa capa está linda. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ver você empolgada assim, espero que curta a leitura.

      Excluir
  10. Olá! Confesso que fujo desse livro por ser muito longo e pela série ter muitos volumes :\ Apesar disso, a história parece muito interessante e em algum momento eu pretendo dar uma chance, pois tenho lido diversos comentários positivos. Gostei muito de saber que a autora soube desenvolver bem a história e criar ótimos personagens ;) Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe depois que ja tiver muitos lançados ou todos, né? Porque vou te contar, esperar o livro seguinte ser lançado é muito triste... hehehe

      Excluir
  11. Oi tudo bem?
    Eu já conhecia esse livro e não de hoje que quero ler ele.
    http://literaturaparaosaber.blogspot.com
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Oi Carol, tudo bem?
    Estou louca para solicitar esse livro, pois quero ler e também acho ele muito caro, mas confesso que fico com certo receio por conta do número de páginas e ele ser bem descritivo.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aproveita as férias Angélica hehehe melhor epoca para encarar livros gigantes.

      Excluir
  13. Aiii, é amor demais por esse livro. Realmente, é impossível não se apaixonar pelos personagens, e não se envolver na trama. O livro é mesmo bem complexo e cheio de detalhes, é preciso atenção, para não nos perdermos na história, mas vale muito a pena ler
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale mesmo a pena, mesmo sendo enorme e complexo hehehe

      Excluir
  14. Olá!!

    Gente esse livro é enorme, eu precisaria tirar um tempo só para me dedicar a ele. Mas estou louca para lê-lo. Ando adiando, rs. Mas esse encontro irá se encontrar um dia. Quero muito, Parabéns pela resenha.

    Beijos,
    http://www.estantedarob.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também pensava que só o leria se estivesse de férias pois demoraria demais, mas acabei lendo em época de aula normal na faculdade e terminei em menos de uma semana, fiquei muito satisfeita. =)

      Excluir
  15. Oi Carol!
    Tbm já quero ler Outlander há um bom tempo, mas cadê dindin pra comprar o livro? kkk
    Sou doida pra conhecer o Jamie, já sei que vou gostar dele <3
    Adorei sua resenha e saber que o livro tbm é bom tirando o romance ;)
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, acho que você vai amar o Jamie. Espero que goste da leitura no geral.

      Excluir
  16. Eu sou completamente apaixonada por essa série. O livro foi escrito em 92, mas só começou a fazer sucesso agora, e eu já conhecia um pouco da história bem antes de ter esse sucesso todo. Acho lindo demais esse universo que a Diana criou.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já tinha lido sobre ele há alguns anos atrás quando foram lançados pela editora rocco, mas acho que foi a Saída de Emergência lançar que deu maior visibilidade a saga. Também adoro toda essa história criada pela autora.

      Excluir
  17. Meninaaa
    ler sua resenha só me deixou mais na vontade poxa!!!!
    eu nao comprei ainda mas pretendo pra poder ver a série depois hehehehe
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ler isso Pâm.
      Espero que você curta tanto quanto eu. ^^

      Excluir