segunda-feira, 29 de junho de 2015

Resenha: Minha Vida Fora de Série - Paula Pimenta

Título: Minha Vida Fora de Série 1 Temporada
Autor: Paula Pimenta
Editora: Gutenberg
Ano: 2011
Páginas: 408
"Mudar de cidade é sempre difícil, mas fazer isso na adolescência é algo que deveria ser proibido. Como começar de novo em um lugar onde todos já se conhecem, onde os grupos já estão formados, onde ninguém sabe quem você é? A principio, Priscila não gosta da ideia, mas aos poucos percebe que pode usar isso a seu favor, tendo a chance de ser alguém diferente. Mas será que o papel escolhido é aquele que ela realmente quer representar? Aos poucos, Priscila percebe que o que importa não é o lugar, e sim as pessoas que vivem nele. E que, além da nova cidade, há algo mais importante para se conhecer: ela mesma."

Fazia tanto tempo que eu não lia um livro mais adolescente, e quando peguei MVFS para ler, fui com as expectativas bem baixas, por estar lendo muito romances mais adultos e fantasia fiquei com receio de não gostar tanto da leitura. Ainda não li a série Fazendo Meu Filme, mas está na minha lista de desejados.

Priscila é muito jovem para passar por certas coisa, mas aos 13 anos a separação dos pais e a mudança para outra cidade é um choque enorme em sua vida. O começo achei bem chato, mas só até o momento em que começam as aulas, o período da mudança de Priscila para Belo Horizonte e o restante das férias foram não chatos, mas um pouco sem graça. Priscila se apaixona pelo cara lindo e maravilhoso do clube e faz de tudo para conquistá-lo e consegue, mas aí ela descobre o canalha que ele é e fica toda desiludida.

Por um lado achei a Pri muito fútil no começo do livro, mas a história é sobre seu aprendizado e amadurecimento. No começo ela está revoltada de ter que mudar de cidade e somente quando se apaixona por Marcelo é que ela começa a gostar de BH, mas quando ela se desilude volta a odiar a cidade. É típico da idade, Priscila tem apenas 13 anos e ainda tem muito que aprender.


Com uma personalidade marcante e muito desinibida, Priscila logo em seu primeiro dia de aula se torna a sensação da sala e uma garota popular e é lá que ela conhece seu novo colega de turma Rodrigo, que estranhamente a lembra muito de Marcelo, mas com uma personalidade completamente diferente daquele malandro, e acaba que lentamente  ela vai percebendo que seus sentimentos pelo colega são mais que de amizade.

Gostei muito da narrativa da Paula nesse livro, e achei um livro muito fofo e acho bacana que as adolescentes de hoje tenham leituras assim. Apesar da mudança e a distância entre suas amigas e seu pai e irmão, Priscila vai aprender que isso pode ser uma oportunidade de conhecer novas pessoas e criar novos laços mas sem se perder dos antigos, e ainda a compreender mais ainda sua mãe e o porque de suas atitudes.

Uma coisa muito bacana nessa série, e que eu adoro, é os animais, Priscila é apaixonada por animais e tem vários e isso é algo que a une ainda mais a Rodrigo que alem de gostar de animais é voluntário em um abrigo para os mesmos. E como sempre tem um pouco de drama, aquele momento em que tudo parece desmoronar, mas a autora conseguiu envolver o leitor na trama muito bem de forma que fiquei torcendo muito por um desfecho feliz. 

A relação de amizade entre mãe e filha foi um ponto forte na leitura, e achei muito interessante essa abordagem da autora e posso dizer que essa relação é muito importante, pois a minha mãe é a minha melhor amiga, e acho que a fase da adolescência é uma etapa muito importante que necessita de compreensão e companheirismo não só para os jovens mas para as mães também. E o livro mostrou que isso é possível e de forma bem simples. =)

Uma leitura gostosa em qualquer idade, personagens simpáticos e apaixonantes! Logo quero começar a ler a 2 temporada, ou quem sabe o Fazendo Meu Filme, ainda não me decidi ehehe

Beijos

NOTA: 3/5

10 comentários:

  1. Oi querida,
    Li toda a série FMF da Paula e posso dizer com todas as letras que virei sua fã. Achei simplesmente fofa e impossível de largar. Estou com MVF aqui em casa também e louca para ler ainda mais que traz os animais nessa nova história.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que legal Raquel. Fiquei com mais vontade ainda de ler FMF. ^^

      Excluir
  2. Me interessei pelo livro, além do mais quem não gosta da Paula Pimenta *-* Vou procurar mais sobre :3

    Victor do Blog Gatos e Vagalumes <3
    GatosEVagalumes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, já havia visto o livro, mas não me interessei, é muito adolescente e não está como prioridade para mim no momento, mas acredito que agrade bastante o público alvo ou aqueles que curtem ler o estilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agrada sim Lilian, e olha que eu nem sou tão fã de livros adolescentes, mas adorei a escrita da Paula.

      Excluir
  4. Olaa
    Eu amo a autora e essa série, è uma leitura deliiosa e espero reler em breve para poder ler o terceiro hahha adorei a resenha e a dica.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou ansiosa para comprar a 3 temporada! =D

      Excluir
  5. Oie!
    Acredita que ainda não li essa série da Paula Pimenta? Mas apesar de ser algo mais juvenil eu até que tenho interesse. Espero ter a oportunidade de ler em algum momento :D
    Parabéns pela resenha!

    Beijos!
    www.aculpaedosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah não creio!!! kkkk Mas tranquilo, apesar de conhecer o trabalho dela há alguns anos foi só no ano passado que eu realmente li algum livro dela, e acho que você vai gostar sim Taty.
      Obrigada.

      Excluir