segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Resenha: O Enigma da Adormecida - Simone O. Marques

Título: Crônicas do Reino do Portal: O Enigma da Adormecida
Autor: Simone O. Marques
Editora: Literata
Ano: 2013
Páginas: 296


Oito jovens desconhecidos em um mundo estranho. Magia, feitiços, desafios e sombras irão acompanha-los em uma aventura de descobertas e conflitos.

Marcelo acorda em um celeiro abandonado na companhia de outros jovens desconhecidos Eric, Fernanda, Eduardo, Adriana, Mônica e André. Sem saber como foram parar ali e sem se conhecerem eles percebem que uma jovem, muito bonita e delicada, ainda não conseguira acordar e o celeiro está em chamas e eles precisam se unir para conseguirem abrir uma saída e escapar de uma morte dolorosa.

Ao escaparem eles notam que o local onde se encontram é muito diferente de suas casas, e ao avistarem um castelo há uma pequena distância acreditam que estão também em um tempo diferente, como se esse mundo estivesse em uma época medieval. Carregando a jovem adormecida, que carinhosamente nomeiam de Bela, Marcelo e os outros partem em direção ao castelo em busca de abrigo contra o frio e de alguém que possa lhe dar algumas respostas.

Chegando lá, conhecem a pequena Zin, uma senhora muito diferente e esquisita, mas que lhes informa que o castelo é o lar deles e Marcelo é o Rei daquele Reino e todos os outros seus súditos. Alguns inconformados com tal história, e não aceitando obedecer a ninguém decidem que partirão em busca de uma saída desse universo obscuro.

Entretanto, para conseguirem voltar para casa o grupo precisa ficar unido e ajudarem uns aos outros para descobrirem porque a Bela não acordou e descobrir uma forma de despertá-la, uma vez que ela é a Senhora do Rei e o destino deles é salvá-la do feitiço que a mantem dormindo e livrá-las das garras dos seres das sombras que espreitam o castelo em busca dela.

Logo nas primeiras páginas do livro, não pude deixar de pensar em Caverna do Dragão e como vi ela mesmo afirmar em um vídeo o livro é baseado em jogos de RPG e aventuras fantásticas e em Caverna do Dragão, só que para adultos. E como esse desenho foi um dos meus favoritos na minha infância eu já me animei mais ainda com a leitura.

O livro é o primeiro volume da série Crônicas do Reino do Portal e incialmente é uma série que terá sete livros publicados, até agora somente o primeiro e o segundo foram lançados. A história é intrigante e os personagens são bem trabalhados, cada um com sua característica marcante e personalidade forte. A narrativa é feita em terceira pessoa, o que dá uma visão bem ampla de cada personagem e a linguagem é bem informal, chegando a usar muitas palavras do nosso linguajar atual.

As cenas de ação não foram tão empolgantes, foram rápidas e sem muitos detalhes, uma vez que foi dado um enfoque maior aos relacionamentos entre os desconhecidos e como eles lidariam em grupo.

O design do livro foi muito bem feito, eu adorei o interior uma vez que a capa não é tão bonita e chamativa, mas as paginas ficaram lindas, cheia de ilustrações nas laterais, o que é um ponto positivo em quase todos os livros da autora.

Um grande defeito que eu achei foi a falta de uma divisão de narrativas, em um momento estava sendo narrado o que estava ocorrendo no castelo e no parágrafo seguinte já havia outro personagem em outro local falando, eu achei que podiam ter colocado algum símbolo para finalizar como se fossem sub-capítulos e indicar que aquele diálogo chegou ao fim. Sei lá isso me incomodou um pouco. Apesar disso, é um livro pequeno, então a leitura transcorreu de forma rápida

Mas o que me encanta na autora é que ela tem uma desenvoltura para escrever, não só um tema fixo, ela desenvolve histórias de época românticas, romance vampiresco, aventuras épicas e tudo com uma maestria incrível, ela é eclética e cria personagens verossímeis e com personalidades marcantes.

Apesar de ter adorado esse reino e gostado muito da história, a Saga Paganus ainda é a minha favorita da autora. Talvez por ser romance de época, mas eu achei que a história de Paganus foi mais bem explorada e detalhada. Mas não vejo a hora de começar a ler O Lago de Fogo, que é continuação de O Enigma da Adormecida. Só que com tantos livros na estante para ler, estou me dividindo e lendo um internacional e um nacional, assim fica mais fácil. =D

Recomendo para quem gosta de livros nacionais, de literatura fantástica e principalmente de época. A cada livro lido da Simone, me torno mais fã ainda, espero que essa série ainda traga muitas surpresas pois tem muito potencial.

NOTA: 3/5

18 comentários:

  1. Oi Carol!
    Não conhecia esse livro, mas gostei muito do que li! Se tivesse a oportunidade de lê-lo daria uma chance!
    Tbm não achei a capa muito legal, e nossa, 7 livros :O
    Mas a história parece ser bem legal ;)
    Beijos
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Bom, eu acho que esse livro é pra mim, ou melhor, é um livro que eu deveria ler, pois tenho vontade de ler mais nacionais. Achei legal você relacionar a história com Caverna do Dragão, pois apesar de eu não ter assistido ao desenho, sempre ouço ele sendo comentado pelo público mais nerd, por causa do RPG.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
  3. Me desanima um pouco quando vejo que são vários livros. Eu tenho um pouco de preguiça de séries grandes assim. Mas o tema de fantasia me atraiu muito.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Carol!
    Mais um talento nacional despontando! Que bom!
    Fiquei surpresa por ainda não ter lido sobre as Crônicas do Reino do Portal. E mais surpresa ainda, ao saber que são sete livros...
    Gosto de livros de fantasia e mistério.
    Vou ficar antenada nesta série.

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana. Que bom que é o seu estilo.
      Espero que vc goste!

      Excluir
  5. Acho que me identificaria só pelo fato de ser baseado em Caverna do Dragão..rs
    Parece ser um bom livro, com uma boa trama, porém é uma saga longa, com sete livros, isso me faz repensar. É muito difícil um autor conseguir manter o enredo sem se perder pelo caminho.

    cafeecomletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Uma serie de fantasia escrita por um autor nacional *-*
    Gostei bastante da capa. O desenho, a luz, da vontade de ter ele na minha estante kkkk
    A sinoose e a resenha também estão demais, realmente da vontade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nada da autora.... Mas vou confessar que não gosto muito de livros com muitos personagens, salvo os instrumentos mortais, amo todos os caçadores, mas eu sei lá, é uma birra minha. Mas estou numa faze de leitura nacional, então vou colocar na minha lista de leitura...

    beijos
    Natana
    Colecionando Livros

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Oie, Carolina!
    Essa autora me é desconhecida e acho que eu estranharia muito acompanhar essa mudança brusca no livro de narração-fala. De fato tinha de ter uma divisória, né? Pecaram nesse aspecto.
    Mas fico feliz em ser uma autora nacional e por ser fantasia <3

    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Engraçado... esse livro tem as principais características que me encantam, mas não me interessou de cara, não sei porque!
    Só sei que 7 volumes com 2 lançados, não começarei a ler tão cedo. Já chega de começar sagas e esperar anos para ler a conclusão! hehehehe

    Samara - Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  11. Oii, tudo bem?
    O nome já me chamou atenção!
    E nossa, lembra a Caverna do Dragão! Adoro esse desenho!
    Já adicionei o livro no skoob!
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que sempre fujo de séries, não sei bem o motivo, talvez seja só preguiça mesmo kkkk E além desse livro ser o primeiro de uma série, ele não é do gênero que eu costumo ler, então não sei se gostaria de ler ele, mais ainda por saber que há uma falta de divisão de narrativas, isso iria me incomodar um pouco :c Enfim, por enquanto eu dispenso esse livro mesmo adorando a literatura nacional :/

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Gostei bastante dessa história, pois ela mistura a atualidade com a antiguidade. Com todo esse enredo, imaginei que o livro tivesse umas 600 páginas ou mais.
    Essa capa é muito... fei-- mal feita.
    Sete livros? Uau. Lendo sua resenha, tive vontade de adquirir a obra, mas eu gosto de começar uma série quando já se tem muitos livros publicados.

    Beijos,
    Karina do blog Eu e Minha Cultura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm não curto series tao grandes, mas essa eu dei uma chance e não me arrependo! =)

      Excluir
  14. Olá :) Tudo bem?

    Indiquei seu blog em uma tag bem legal:
    http://talvezgeek.blogspot.com.br/2015/01/liebster-award-2015-tag.html

    Espero que se divirta! Beijos :*

    ResponderExcluir