sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Bienal do Livro e Na Minha Caixa de Correio #20

Gentee, finalmente realizei um dos meus sonhos que foi ir a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, fui no dia 23, sábado. Nossa como eu me diverti, comprei muito, conheci muito autor bacana e curti muito com as novas amigas. O que foi uma pena e uma decepção esse ano foi a falta de organização do evento e a falta de educação de algumas pessoas. Fui morrendo de vontade de conseguir senha para autógrafos com a Cassandra Clare e não consegui, nem tentei entrar na fila para falar a verdade.

Meu ônibus chegou ao local as nove horas e a entrada da Bienal já estava lotada, entrei na fila sob aquele sol quente e demorou para a gente descobrir que lá na frente não existia fila mais, era tipo Maze Runner: Correr ou Morrer, quem entrasse primeiro entrou, o que achei um absurdo. Pelo que ouvi, algumas pessoas (mal educadas que não entendem o conceito de fila e organização) forçaram passagem pelos seguranças e na pressa de entrarem no evento quase destruíram completamente a porta de vidro do local. Consegui entrar as dez horas e meus deuses que loucura! Vi pessoas correndo no meio da multidão e trombarem com latas de lixo e caírem, só para tentarem chegar a tempo na fila de senhas no estande da Galera Record.

Ao entrar no local, resolvi que não entraria em nenhuma fila para pegar senhas de autógrafos, porque as filas estavam gigantes e com certeza as senhas não dariam para todos, então fui visitar os estandes em que eu sabia que encontraria os livros que eu queria ou os autores nacionais que queria muito conhecer.

Minha primeira parada foi no estande da Editora LeYa, queria ver como que tava o movimento ate porque fui louca para tirar uma foto no Trono de Ferro, hehehe, e eis que lá descubro que estão com uma promoção bem bacana, a cada dois livros do George R. R. Martin comprados a pessoa ganha uma camiseta de uma casa de Westeros de brinde. =O Fiquei louca, alem dos livros um a cinco da série (que já tenho), tinha as HQs da série, os livros da série Wild Cards, o Guia da série da HBO, Ruas Estranhas, A Morte da Luz, quase todos por um preço incrível. Comprei quatro livros e ganhei 2 camisetas, uma da Casa Stark (a que eu mais amo!) e uma da Casa Lannister (Tyrion *-*), e paguei 29,90 em cada um.

Só tirei a foto no Trono de Ferro bem no fim da tarde, porque mais cedo estava muito cheio, alem da fila para tirar a foto, ainda havia fila para pagar no caixa, então nao quis enfrentar duas filas seguidas! Mas valeu a pena...


Logo em seguida fui correndo no estande da Novo Século, rezando para a Renata Ventura já estar por lá autografando seu novo lançamento, A Comissão Chapeleira. Para quem ainda não conhece a Rê (como é mais conhecida por nós fãs malucos dela) lançou em 2011, se não me engano, o livro A Arma Escarlate, onde ela constrói todo um mundo mágico de bruxos e bruxas, bem aqui no nosso Brasil. Agora finalmente com o lançamento de A Comissão Chapeleira teremos a continuação da saga de Hugo Escarlate, o meu adorado Idá que só se mete em confusões, e do fofo do Capí(que é o meu personagem favorito depois do Hugo). Fiquei tão feliz de conhecê-la, ela é sempre tão simpática com os fãs pelo face e pessoalmente não foi diferente, super amável e autografou o meu ACC com muito carinho.
Um pouco a frente do estande da Novo Século, estava o estande da Giz Editorial, que eu também queria visitar para comprar o livro Anardeus e Jardim de Espelhos, dos autores Walter Tierno e Veridiana Maenaka respectivamente. O trabalho do Walter eu conheço há algum tempo desde o livro Cira e o Velho que foi um dos livros nacionais que mais me chamou atenção atualmente e que eu adorei. Já o livro Jardim de Espelhos é o primeiro romance da autora, que é também esposa do  Walter, e parece que tem uma história maravilhosa ambientada na São Paulo do século 19, estou super ansiosa para começar a ler. Ambos foram super simpáticos e alem de autografarem os livros para mim, aceitaram tirar uma foto para que eu pudesse guardar de recordação. Adorei conhece-los.
Assim que saí da Giz, fui para a praça de alimentação em busca de descanso e quem sabe até comer algumas coisa, só que assim como o resto do evento, a praça estava lotada, sem mesas livres e todas as barracas de comida estavam com filas imensas o que me fez perder o apetite.

O bacana é que ao chegar a praça o que me chamou a atenção foi um grupo de mulheres que se encontrava em uma mesa e reconheci os livros que estavam na mesa, por serem da Editora Highlands, sabia que alguns autores estariam passeando pelo evento mas tava difícil de achar algum. Acabei conhecendo a fofa da Márcia, ou L. M. Gomes, que é o nome com o qual publica, eu já estava morrendo de vontade de ler o seu livro Amores de Lú, mas ainda não conhecia a autora nem online, e não podia perder a chance de alem de conhecê-la adquirir seu livro autografado.

Depois disso foi bem mais tranquilo, andei bastante por vários estandes, fui (tentar) ver um pedaço da palestra com a Cassandra, o que piorou o fato de que eu não consegui senha para autógrafos com ela, mas fiquei com mais pena de quem chegou lá de madrugada e ainda assim não conseguiu a senha. Fui com a minha prima e as amigas dela a alguns estandes, onde acabei não comprando nada, a minha intenção era não comprar mais nada, mas quem disse que eu consigo.

Fui no estande da Modo Editora, que ainda não conhecia ver alguns livros nacionais e acabei comprando dois, As Amazonas das Montanhas, que eu admito que comprei só pela capa mesmo e por se tratar de amazonas porque nem li a sinopse antes de comprar =S, e o outro foi Fascínio Egípcio (porque eu nem gosto de histórias egípcias né! haha), um romance que se passa no antigo Egito. A autora de Fascínio Egipcio estava lá e me apresentou seu livro, alem de autografa-lo ela me presenteou com um lindo chaveiro do livro, um amor de pessoa.

Autora Luciane Vieira Z. (Estande Modo Editora)

Ainda fiquei conhecendo o estande da Editora Literata, que também não conhecia e acabei me apaixonando por vários livros, mas infelizmente tive que me conter e não comprar vários porque meu dinheiro estava no fim, e devido a falta de sinal de telefone no local, as maquinas de cartão de crédito não estavam funcionando, o que deve ter dado um prejuízo enorme aos vendedores visto que a maioria das pessoas estavam pagando no cartão. Lá fiquei conhecendo a Simone, uma graça de pessoa e conversamos bastante com ela sobre os seus livros e sobre a literatura nacional hoje em dia, e eu comprei os dois primeiros livros da sua série sobre a cultura celta, Paganus e Samhain, o terceiro ainda está para ser lançado. Ela também nos apresentou a sua série de livros sobre vampirismo, cujo o primeiro livro é Agridoce que fiquei morrendo de vontade de ler e que a minha prima comprou e logo estará me emprestando. 

Simone O. Marques - Estande da Editora Literata
Ainda passei por vários estandes, mas um que me chamou a atenção foi um que tinha livros espíritas(Acho que era a editora do próprio livro, GEEM) e que eu fiquei curiosíssima para ler um sobre a Inês de Castro, estavam por 6,00 cada um e dois por 10,00 aí resolvi trazer Mensagens de Inês de Castro e Ignez e Pedro, ambos do autor Caio Ramacciotti (baseados em relatos de Chico Xavier), e quando fui pagar a moça me disse que ele estava lá naquele momento autografando os livros então não perdi a chance de pegar autografo com ele. Infelizmente com ele eu não tirei foto, pois estava com muita pressa porque havia marcado de encontrar com o pessoal na praça de alimentação, mas só o autografo já valeu a ida ao estande.

Alem de tudo ainda tinha várias coisas legais para visitar só que não deu tempo, na próxima vez vou me planejar melhor e tentar ir em mais de um dia. Vi pessoas fantasiadas no meio da multidão, vi um cara de Jack Sparrow e um de Edward Kenway do Assassins Creed Black Flag, que eu achei que ficou um cosplay muito bem feito e tirei um foto com ele, e ele me deu um marcador de página da Comic Con Experience que vai acontecer em dezembro lá em São Paulo, queria muito ir, mas não sei se esse ano vou poder mas acredito que vai ser um sucesso(ainda mais com o pessoal do Omelete no meio da organização *-*). Ouvi que tinha um outro cara fantasiado de dinossauro e ainda tinha uma área da Turma da Mônica e uma Magali gigante para tirar fotos, confesso que se eu tivesse visto o lugar eu enfrentaria a fila com as criançinhas... hehehe 
Bem foi isso, logo após sair da bienal fomos ao shopping Center Norte, e como eu não consegui entrar no Estande da Rocco na bienal, eu corri na Loja da Saraiva do Shopping e comprei O Reino das Vozes Que Não Se Calam da Carolina Munhóz e da Sophia Abrahão, que já estava na minha listinha. 

Só sei que para mim, apesar dos problemas de organização, a bienal foi perfeita, vai ficar na memória e já quero ir em outras, tanto em SP como no Rio. Cheguei em casa com dor no corpo inteiro e com sono mas valeu a pena, uma das melhores viagens que já fiz.

O Saldo final de um dia de bienal foi esse...



(Imagina ir para ficar a semana inteira, saio de lá devendo até a alma hehe)

Mas e aí, vocês também foram? O que acharam? 

17 comentários:

  1. Ótimo relato, parabéns. Também sou fã das crônicas de gelo e fogo, já li todos os cinco e estou ansioso para o "The winds of winter". Morrendo de inveja pela sua foto no trono de ferro... Abraços...


    http://simple-assim.blogspot.com.br/2014/08/o-predio-conto-feito-por-joao-vitor.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou morrendo esperando por Winds of Winter, mas pelo menos essas HQs sendo lançadas já nos deixam menos desesperados e a série da HBO tbm! =P

      Essa foto no trono de ferro foi a minha favorita do dia! =D
      Que bom que gostou, obrigada pelo apoio!
      *-*

      Excluir
  2. Assim como você eu cheguei lá às nove da manhã e fiquei mega assustada... O calor estava demais, e eu fui toda empacotada achando que estaria frio (mania de carioca, rs!). A hora da entrada foi realmente estilo Maze Runner mesmo KKKKK Fiquei morrendo de medo e preferi recuar... Eu queria muito um autógrafo da Kiera, mas achei que a confusão não valia a pena...
    O seu saldo, apesar dos pesares, foi incrível!!! Eu não voltei de lá com muitos livros :( Achei os preços um pouquinho salgados... Mas a experiência com certeza valeu a pena.. se bobear nós até nos cruzamos por lá hahah :)

    Beijo grande.

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou Thati!
      Pois é realmente para mim a confusão das filas para autografo não valia a pena!
      E realmente os preço lá nao eram baratos não, amarga ilusão quem vai achando que vai achar os livros que quer por preços em conta, a minha solução foi juntar dinheiro para ir, nao gastei com mais nada nas semanas anteriores para poder comprar alguns livros por lá. Mas valeu a pena!
      Se bobear nos cruzamos mesmo, mas a loucura estava tao grande que estava dificil de encontrar com algum blogueiro, queria muito ter visto alguns por lá mas não achei ninguem! =(

      Obrigada pela visita!
      Beijos

      Excluir
  3. Bienal do Livro é o paraíso para nós leitores,bem legal seu post,eu também amo encontrar e conhecer autores,encontrar blogueiras,fazer novas amizades....

    Invejinha branca de você....

    Conhecendo e seguindo....

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia!
      Obrigada pelo apoio e visita!
      Beijos

      Excluir
  4. Oii,

    Que bom que o sabado foi bom pra vc, eu não consegui fazer nada, só na quinta mesmo; Adorei as fotos e suas aquisições. bateu invejinha HAHAHA
    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Paula.
      Ah que pena, mas pelo menos você conseguiu ir em outro dia. Eu acredito que teria aproveitado mais se tivesse ido em outro dia, mas como moro longe e fui de excursão nao foi possível! Obrigado pela visita!
      =D
      Beijos

      Excluir
  5. Nunca tive oportunidade de ir na Bienal :/ e pelos relatos que leio por aí é bem bacana.
    Abraços

    http://chacomresenha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Léo! Realmente é um evento único e maravilhoso para quem ama leitura! =D
      Quem sabe logo é você quem estará lá.
      Abraços.

      Excluir
  6. Oi flor,
    Muito legal seu post sobre a Bienal, eu não consegui ir não construindo a casa e trabalhando não tive como, mas com certeza é um dos meus sonhos de consumo. Uma pena a organização não estar muito boa, mas você conseguiu conhecer muita gente legal pelo que eu li e conseguiu uns livros maravilhosos, vou esperar a resenha deles.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel.
      Pois é, ir na bienal nao é facil não, pretendo me planejar para ir no ano que vem de novo, senão no próximo.
      Quando você puder ir, avisa, a gente combina de se conhecer!
      As resenhas ao pouco vão saindo, essa semana estou com uns trabalhos da faculdade e semana que vem é semana de prova entao não deu para ler todos ainda, sexta agora tem resenha de Anardeus e os outros logo logo! *-*
      Beijos

      Excluir
  7. Carol, vi que você participou do sorteio no meu blog, mas ocorreu alguns problemas com a RaffleCopter e outro formulário foi gerado. Peço que refaça, se não for muito incômodo. Sério, fiquei super chateado quando soube a minha conta foi desintegrada e tive que criar outra... :/

    Até mais, gostei do blog ^^.

    Daniel Santos | Cabana Literária.
    www.cabanaliteraria.tk

    ResponderExcluir
  8. Olá, fui à Bienal do Livro dois dias, um no terceiro dia e outro no penúltimo. Meu Deus, que fila era aquela? Comprei apenas cinco título em função da Bienal, mas foi de bom tamanho (e preço)... Espero que goste dos livros *-*

    Daniel Santos | Cabana Literária.
    www.cabanaliteraria.tk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel.
      Realmente os preços estavam bem altos né, mas a alegria é poder participar do evento não é mesmo!?

      Beijos

      Excluir
  9. Oi Carol,
    Gostei muito do seu post sobre a Bienal, estava lá no mesmo dia que você e entendo perfeitamente o que quis dizer com desorganização hahaha. Infelizmente eu me encontrava em frente as portas da entrada e fui literalmente arrastada para dentro do pavilhão. A confusão foi super estressante, tanto na entrada quanto na hora de pegar o autógrafo da Kiera Cass (porque Cassandra Clare estava mais para Jogos Vorazes do que qualquer outra coisa).

    Fora esse pequeno problema, toda a Bienal estava linda! E pena eu não teria ficado sabendo dessa promoção da LeYa, porque achei as camisetas lindas! A foto no Trono eu consegui também, mas só no domingo, porque as filas eram imensas hahaha. E conhecer autoras brasileiras é sempre muito amor. Gostei de saber que o livro da Renata Ventura é bacana, porque fiquei em dúvida se lia ou não, agora com certeza vai para a minha lista das próximas leituras (que só cresce e eu não dou conta).

    Adorei seu blog!
    Beijos;*

    Renata
    psychoreader.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, obrigada pela visita e comentário!
      Beijos ;)

      Excluir