domingo, 10 de agosto de 2014

Resenha: Correntes do Passado - Tuka Vilhena

Título: Correntes do Passado
Autor: Tuka Vilhena
Editora: HighLands
Ano: 2013
Páginas: 267


Eu sempre gostei de romances de banca, em especial os romances históricos. E esse livro me chamou a atenção por isso. A história chama a atenção já na sinopse, e a autora conseguiu criar uma história leve e romântica.

O assaltante de banco Thomas Downey, após um roubo realizado na cidade de Cold Water se põe em fuga com mais dois comparsas, mas o xerife Glenn Murrin sai em seu encalço e de seu bando. Ao ser rendido pelo xerife, Thomas, um homem cruel e vingativo, planeja sua fuga antes de chegar a cidade, mas ferido e com as mãos atadas, ele só pensa em se jogar do Rio Llano e se tivesse sorte sobreviveria, senão seria melhor do que ser enforcado pela justiça.

Em uma margem do Rio Llano, Aaron Weaver, um homem idoso que já não aguenta trabalhar em sua própria fazenda e não tem como pagar alguém para trabalhar para ele, encontra um homem boiando no rio, ferido e com as mãos atadas, o senhor desconfia que o moço não é boa pessoa e imagina que pode ser um bandido, mas mesmo assim o retira do rio e cuida de seus ferimentos, mas ao acordar o jovem não se lembra de nada que aconteceu e nem quem ele é.

Ameaçado de perder a fazenda, unica coisa que possui para deixar de herança a sua neta Esther, que após a perda dos pais só tem os avós para cuidar dela, Aaron inventa uma mentira, que o jovem rapaz se chama Joshua e que havia assaltado Aaron e durante a fuga levado um tiro e caído no rio, que o havia resgatado e cuidado de suas feridas, mas que assim que possível o levaria a cidade e o entregaria ao xerife, mas que por enquanto ele trabalharia para os Weaver, como pagamento pelos cuidados recebidos.

Sem a intenção de magoar ninguém, Aaron convence sua esposa Sarah que essa é a unica chance deles e leva a mentira adiante, mesmo com a constante irritação de sua neta para com o moço. Após algumas semanas de trabalho pesado, Sarah vendo o comportamento de Esther para Joshua que é cada vez mais rude, decide que a mentira já foi longe demais e obriga Aaron a contar a verdade para os dois.

Irritado e magoado com o que houve, Joshua percebe que tudo o que imaginava sobre si mesmo era mentira e que agora voltou a estaca zero, nao sabe nada sobre quem é e nem porque estava no rio ferido e quase morto. Indeciso sobre se busca respostas sobre seu passado ou ajuda a família que de certa forma o acolheu, Joshua percebe que seus sentimentos para com a jovem Weaver é cada vez mais forte.

Mas será ele capaz de mudar o passado que paira sobre ele e se tornar uma pessoa nova e diferente, se redimir de pecados que nem mesmo se lembra e recomeçar uma vida nova?

A historia de amor de Joshua e Esther me encantou, me fez refletir sobre como alguns acontecimentos de nossa vida nos marcam para sempre. Apesar de ser um livro de romance, o livros possui cenas de ação muito bem escritas, a autora consegue deixar o leitor tenso com o desfecho da historia.

E apesar de acreditar que autores nacionais são tão capazes quanto os internacionais de escreverem estorias boas e cativantes, me surpreendi com essa narrativa da Tuka Vilhena, é um romance gostoso de ler, com algumas cenas calientes, mas bem moderado, mas o que impressiona é o romance inocente e verdadeiro entre os personagens principais, até mesmo entre os avós de Esther, a cumplicidade e o profundo amor entre Sarah e Aaron é tão lindo.

Apesar de notar alguns pouco erros de caligrafia no correr da história, o que é comum na maioria dos livros de várias editoras, a editora Highlands impressiona pelo belo trabalho que vem fazendo no ramo editorial, com livros que vem fazendo sucesso entre suas leitoras cada vez mais apaixonadas. Espero muito em breve ler o segundo livro da série Cold Water, Armadilhas do Passado, assim como ler os outros livros que me encantaram da Editora.

Nota: 3/5

2 comentários:

  1. Ah, acho que eu leria :P
    Essa temática me atrai.
    só não gostei muito da capa.

    Conversas de Alcova

    ResponderExcluir
  2. Oi Kris!
    Apesar da capa é um livro ótimo. Gosto de capas bonitas e chamativas, mas não me guio por elas na hora de comprar livros, porque sempre posso perder algum tesouro escondido por causa da aparência.

    Beijos!

    ResponderExcluir