segunda-feira, 20 de junho de 2016

Resenha: Circo Mecânico Tresaulti - Genevieve Valentine

TítuloCirco Mecânico Tresaulti
Título Original: Mechanique: A Tale of the Circus Tresaulti
Autor: Genevieve Valentine
Editora: DarkSide Books
Ano2016
Páginas320
"Respeitável público, o Circo voltou!
Num mundo pós-apocaliptico, onde as pessoas não tem mais acesso à tecnologias de ponta, uma caravana circense leva esperança por onde passa. Os artistas são sobreviventes de guerra, que tiveram seus corpos mutilados reconstruídos com complexas estruturas mecânicas."

Bom dia leitoreees! 
Hoje a resenha é desse livro da DarkSide que me deixou no chão com tanta lindeza. Eu já tinha visto alguns comentários e resenhas desse livro e morria de vontade de conferir a história, mas ele já se encontrava esgotado. Aí eis que a DarkSide resolve relança-lo e dessa vez em edição de luxo em capa dura. Me atiçou loucamente e eu precisava comprar o meu. 

Foi uma leitura totalmente diferente do que estou habituada. A estrutura narrativa da Genevieve é quase que uma bagunça hehe ela não segue uma linha cronológica, a cada capítulo ela vai e volta ao passado e muitas vezes pode ser um pouco confuso. Mas simplesmente me adaptei ao estilo narrativo da autora e amei a leitura.

É uma história diferente, assim como as pessoas do Circo. Um narrador que se encontra no meio de todos os acontecimentos mas que até certo ponto não é um personagem de grande importância na hierarquia do circo. Little George era apenas um garotinho quando se juntou ao circo. Ele é o faz tudo, o garoto dos recados, o que prega os cartazes em cada nova cidade em que chegam e que vende os bilhetes para os cidadãos. Ele observa cada um dos integrantes do circo e sabe tudo sobre todos, ou quase tudo.

No Circo Mecânico Tresaulti, os artistas são especiais! Liderados por Boss, os artistas do circo são metade humanos e metade máquinas, ou será que são mais máquinas que humanos? Pessoas que escaparam dos horrores da guerra e necessitam de um lugar para chamar de lar.

A história gira em torno das asas, o objeto de desejo que dois novos artistas que competem para consegui-la. O passado de vários personagens nos é narrado de forma simples e emocionante, muitas vezes em capítulos narrados por George, mas o próprio é uma incógnita, um mistério para o leitor, e seu papel na história só aparece muito para frente na leitura.

O circo é uma família, uma família que só está reunida graças a Boss, que consertou cada um deles e lhes deu vida novamente, mas quando o governo descobre as maravilhas do circo e o poder que Boss possui, as coisas não vão tão bem e tudo o que eles mais prezam corre perigo.

Como já disse é uma leitura diferente, mas que me cativou do início ao fim. Cada personagem é construído com um cuidado extremo e mesmo os mais irritantes em alguns momentos se mostram humanos. Uma narrativa que me prendeu mesmo em suas idas e vindas ao passado e presente.

E a edição da DarkSide como sempre está lindíssima, com ilustrações peculiares assim como seus personagens. A capa com alto relevo em alguns pontos e chama total atenção com as asas em destaque. Uma edição maravilhosa para se ter na estante e uma leitura muito recomendada para quem quer se surpreender com algo diferente ou sair da zona de conforto.

Se você já leu ou quer ler, não deixe de comentar e deixar sua opinião! =)

Beijos

34 comentários:

  1. em comentários quanto a qualidade do livro se tratando da DarkSide!
    O mundo do circo é realmente mágico. Que bom a leitura ter lhe cativado. Estou ansiosíssima para ler este livro.

    Beijinhos...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiii Carol, tudo bem?
    Realmente sou completamente louca para realizar a leitura dessa obra e agora você trouxe essa resenha, o mundo mágico é realmente surpreendente, estou curiosa para ler esse livro.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Morgs. Tudo bem e vc? Espero que leia e goste flor.

      Excluir
  3. Oi. Quero muito ler esse livro, me encantei logo de cara pels capa, é muito linda. Ainda vou ler, não sei se ainda esse ano, vou tentar.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que importa é que está na sua meta, seja para quando for. Espero que goste tanto quanto eu. Bjo

      Excluir
  4. Esse livro parece ser incrível, quero ter um tempo nas férias pra ler <3 só vejo bons comentários e a edição ajuda a fazer a gente querer mergulhar na história né?
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ajuda demais né! Uma bela capa atrai muito os leitores, e essa capa atiça a curiosidade em relação a obra. =)

      Excluir
  5. Gente, mas que capa é essa! Coisa mais linda! Adoro as capas dessa editora. Gostei da premissa do livro também, portanto, já foi parar na minha lista. Ótima dica!

    Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati, que bom! Fico feliz que tenha se interessado, não vai se arrepender.

      Excluir
  6. Oie tudo bem? Todo mundo me fala desse livro e até agora não fui atrás de ler kkk Adorei sua resenha, só fiquei mais curiosa ainda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Thaísa. Tomara que sua curiosidade a leve até o Circo Mecânico Tresaulti, é um espetáculo e tanto!

      Excluir
  7. Oi Carol, sua linda, tudo bem?
    Essa nova edição com capa dura está um luxo mesmo, eu ouvi esse comentário de que o livro tinha sido esgotado. Gente, achei esse enredo muito diferente, original, nunca vi um ser metade homem e metade máquina, ou não, como você mesma disse. Achei muito legal também, manter um suspense sobre esse personagem e só revelar sobre ele mais a frente. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cila. É uma história muito interessante, até a forma da narrativa e o suspense deixam a gente mais ansiosa ainda para descobrir os motivos por tras de cada personagem. Espero que goste. =D

      Excluir
  8. UAU!! Nunca procurei saber do que se tratava esse livro, apesar de curtir os livros da Darkside, e agora que li essa resenha, descobri que preciso lê-lo kkk. Quase tudo que envolve um mundo pós apocalítico ganha minha atenção rs. E essa coisa deles serem parte humanos, parte maquina, muito sinistro haha. Quero ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrina, você vai gostar então dessa leitura! ;)

      Excluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu achei a capa desse livro linda, e era só o que eu via muito, a capa mas nada sobre a história e sua resenha está muito explicativa, o que para mim, foi ótimo. Adorei saber mais sobre o enredo da obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Italo, tudo bem e com você? Fico feliz de ter lhe mostrado mais a fundo sobre a obra, espero que curta. Bjo

      Excluir
  10. Oi Carol, desculpa não ler sua resenha, mas acabei de comprar esse livro e estou muito ansiosa, pois não li nem a sinopse para não me influenciar, mas prometo voltar aqui para trocar uma ideia após a leitura. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gleyse.
      Que feliz, volte sim! Quero saber o que você achou. ^^

      Excluir
  11. Olá! Tudo bem? Eu li esse livro e adorei. A Darkside sabe como fazer a diagramação de seus livros. A capa é perfeita! Adorei a resenha.
    Beijos!
    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  12. Eu preciso desse livro pra ontem! Acho que ele tem tudo pra ser meu queridinho, quanto aos tempos em que a história se passa, eu entendo que deva ser confuso, mas amoooo histórias assim! E depois da sua resenha, eu vou juntar as moedas pra comprar <3 Beijooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aeeew! Compra mesmo! Esse livro é lindo para se ter na estante, e a leitura dele é gratificante. Não é apenas uma capa bonita ele tem conteúdo hehehe

      Excluir
  13. Olá,
    Estou lendo este livro agora e entendo a parte sobre a escrita ser uma "bagunça" o que com certeza é proposital, e achei que combina bem com o clima da história.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Debyh. Acho que a autora foi intencional na sua narrativa, o que foi o diferencial da maioria dos outros livro. =)

      Excluir
  14. Eu vi o lançamento deste livro, mas não tinha lido nenhuma resenha dele ainda. Que loucura isso, homens-máquinas ou máquinas-homens? Outra coisa que me chamou atenção foi as idas e vindas entre passado e presente, gosto disso.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro esse tipo de narrativa quando é bem trabalhado. Porque em alguns livros definitivamente não combina esse tipo de narrativa, mas nesse a autora soube escrever com maestria para prender a atenção do leitor. Bjo

      Excluir
  15. Oiii
    Também achei a leitura diferente, mas gostei muito. Achei a história e o modo como a autora narrou muito bonitos. Fora que as personagens mulheres são sensacionais!
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo! São independentes e fortes, cada uma com sua personalidade marcante! <3

      Excluir
  16. oi ^^
    pow eu acho os livros dessa editora maravilhosos, em breve pretendo ler esse livro, mas ainda não tive a oportunidade.
    morro de amores por essa capa e fico feliz que tenha gostado da leitura.
    gostei da resenha. Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  17. Olá...já faz um tempo que estou querendo esse livro...já queria a edição normal, agora com essa coisa linda de capa dura fiquei encantada...necessito!

    Adorei a resenha, a cada comentário sobre a obra fico mais curiosa a respeito do enredo.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raquel. Eu também já desejava quando era a capa brochura, imagina quando lançaram essa edição, eu basicamente surteei! hahaha Muito linda! Espero que consiga comprar o seu e curtir a leitura. Bjo

      Excluir
  18. Olá Carol!
    Estou lendo esse livro e ele é bem diferente de tudo que venho lendo, mas e uma leitura muito gostosa mesmo parecendo ser uma bagunça rs' os personagens são misteriosos e isso me deixa fascinada por eles, o mistério das asas então.. já estou bem no final e com o coração na mão.. mas bem curiosa com o rumo das coisas! Essa edição da Darkside é maravilhosa mesmo!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir