segunda-feira, 25 de abril de 2016

Resenha: Como Eu Era Antes de Você - Jojo Moyes

Título: Como Eu Era Antes de Você 
Título Original: Me Before You
Autor: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Páginas: 320

"Lou Clark sabe uma porção de coisas. Ela sabe quantos passos separam sua casa do ponto de ônibus. Sabe que adora trabalhar como atendente em um café e sabe que provavelmente não ama seu namorado, Patrick.
O que Lou não sabe é que está prestes a perder o emprego, e que isso a obrigará a repensar toda sua vida.
Will Traynor, por sua vez, sabe que o acidente com a motocicleta tirou dele a vontade de viver. Ele sabe que o mundo agora parece pequeno e sem graça, e sabe exatamente como vai dar um fim a tudo isso.
O que Will ainda não sabe é que a chegada de Lou vai trazer de volta a cor à sua vida. E nenhum deles desconfia de que esse encontro irá mudar para sempre a história dos dois."

Bom dia gente.
Hoje a resenha é desse livro que virou modinha rapidinho aqui no país e no mundo. Eu sempre vi comentários e resenhas sobre a história e achava tudo muito lindo, mas sempre evitei spoilers, sabia o básico para quando ler não ter nenhuma pretensão.

Louisa é uma mulher que aos 26 anos, mora com os pais, a irmã mais nova com o filho e o avô doente. Há muitos anos ela trabalha em um café, onde se sente bem e satisfeita e namora Patrick, um relacionamento que parece não ter nenhum futuro ou amor.

Ao ser mandada embora do café, Lou passa por várias experiências que chegam a ser traumáticas hahaha e quando surge uma ótima oportunidade de cuidar de um deficiente físico por 6 meses e um salário bem alto, ela decide tentar pois sua família precisa muito do seu apoio financeiro no momento.

Ao conhecer Will Traynor ela tem certeza que ele a odeia, e seus primeiros dias são bem difíceis. Mas com seu jeito falante e peculiar Lou consegue se aproximar cada vez mais do jovem. Will é um ex-empresário que aos 35 anos se encontra preso a uma cadeira de rodas há 2 anos, devido a um lesão na coluna advinda de um acidente de moto.

Will sabe que nunca irá melhorar, a lesão lhe tirou os movimentos das pernas e dos braços, o que o deixa dependente de tudo e todos. Por isso ele possui uma atitude agressiva e mal humorada com as pessoas. Mas a chegada de Lou na vida de Will, muda sua forma de pensar e ver o mundo.

O que falar desse livro? Eu fiquei dividida ao final da história, entre amor e ódio! hahaha muitas pessoas me falaram que eu provavelmente me sentiria assim.

Os personagens criados pela Jojo são complexos e humanos, pois em alguns momentos um certo personagem me emocionava e encantava em outros agia como um idiota. É aquela história de que ninguém é totalmente bom ou mal, só que na história podemos dizer que nenhum personagem é 100% bacana ou odiável!

Se bem que o personagem que menos me agradou na história foi Patrick, totalmente superficial, obsessivo com suas corridas que não dá muita atenção para Lou mesmo quando estão juntos, e apenas quando conhece Will(e vê que ele é um jovem bonito e agradável!) e começa a sentir que Lou está se dando muito bem no novo emprego, que passa mais tempo com o patrão do que com ele, parece sentir ciúmes e a cobrar dela sua companhia.

Treena, irmã de Lou, também me deu nos nervos em vários momentos, mas mesmo assim eu não consegui não gostar dela. A forma como cuida para que a irmã consiga o que quer e a ajuda é tocante, os pais de Lou também são encantadores, e o pai de Will com seu jeito diferente também conquista.

Narrado pelo ponto de vista de Louisa, somos apresentados a uma personagem insegura, reprimida, mas que é falante e se veste de maneira esquisita. haha Ao decorrer da leitura percebemos que existe um motivo importante por trás da recusa de Lou em mudar de vida, de sair daquela cidadezinha e crescer profissionalmente. Mas conforme sua amizade com Will cresce, ele a incentiva de várias formas a ver seu verdadeiro potencial.

Em alguns capítulos(muito poucos capítulos na verdade) o narrador mudava, para mostrar o ponto de vista de outros personagens, como a mãe de Will, Nathan o enfermeiro, o pai de Will, Treena. Esses capítulos eram bem curtos e objetivos e deixaram mais interessante a leitura.

É um romance sobre o amor de formas variadas, sobre esperança e sobre como a passagem de uma pessoa em sua vida pode transformá-la para sempre, mas também é uma reflexão sobre as dificuldades vividas por deficientes, sobre o quanto aproveitamos nossas vidas e como vivemos.

Eu achei bem previsível toda a história, mas mesmo assim foi impossível não me emocionar com a história de Lou e Will, admirar o crescimento e amadurecimento da personagem principal ao longo dos seis meses que trabalhou para os Traynor.

Achei uma história triste e linda ao mesmo tempo, não sei bem como me sentir em relação ao final e já quero muito ler a continuação Depois de Você. Quanto ao filme que está para estrear pro meio deste ano, eu ainda não decidi se quero ver no cinema ehehe mas quero conferir mais pelas atuações, o elenco escolhido é incrível.

Recomendo mais para quem gosta de um bom drama, e romance talvez. Mas acho que se encaixa mais em drama que romance. Vocês já leram? Adoraria saber a opinião de vocês, então não esqueçam de comentar ok?

Beijos

10 comentários:

  1. Oi Carol, a história parece aer mesmo previsível. Mesmo não lendo muitas resenhas dele (por opção minha) já é possível imaginar tudo. Mesmo assim, tenho certeza que é uma leitura incrível e emocionante.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Rose, mesmo sem conferir resenhas a história em si já nos dá indicações de como será hehe, mas é emocionante sim.

      Excluir
  2. Oi Carol, eu sempre fico com um pé atrás com essas modinhas que se tornam febre, li algumas resenhas, mas nunca me interessei pela leitura. E concordo com você no quanto é importante ter personagens bem construídos, gostando deles ou não. Não é o tipo de livro que eu escolheria numa livraria, mas se tivesse a oportunidade ficaria feliz em conhecer essas história. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes eu era assim também Gleyse!
      Mas com o tempo aprendi a não levar muito em conta as opiniões dos outros leitores nas questões das modinhas. Porque sempre deixava de ler um livro por ser modinha e vez ou outra acabava descobrindo que o livro me agradava muito. Então mesmo quando vejo uma opinião negativa de tal livro e estou curiosa, eu leio para tirar minhas próprias conclusões. =)

      Excluir
  3. Tenho vontade de ler esse livro, mas como vc disse virou mdinha, entao estou esperando a poeira baixar pra ler. Parece ser bom e espero gostar.
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né? hehehe eu só queria ler antes de assistir ao filme no cinema, e como estreia em junho já me adiantei! ^^

      Excluir
  4. estou doida para ler esse livro, inclusive já comprei. Apenas não tive oportunidade de começar a leitura ainda por conta de outras coisas. Pretendo até emendar a leitura desse com a leitura do segundo.

    Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Tati, eu ainda não tive oportunidade de comprar o Depois de Você! Espero que goste e adoraria ler sua resenha do segundo livro. ^^

      Excluir
  5. Olá, quero ler esse livro em breve, acompanho diversas resenhas e todo mundo curte, e agora com a adaptação chegando ele está cada dia mais popular entre os leitores que gostam de romances. Parabéns pela resenha!

    Abraços

    ResponderExcluir