sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Fica a Dica: O Jogo da Imitação

Boa tarde gente!

Sei que quase não posto sobre dicas de filme (ultimamente a Bruna é quem tem postado mais sobre), mas quando consigo um tempinho e assisto aquele filme maravilhoso gosto de vir aqui compartilhar. Depois de ouvir muitos comentários positivos, finalmente fui assistir ao filme O Jogo da Imitação, que estava disponível no Netflix.

Título Original: The Imitation Game
Direção: Morten Tyldum
Gênero: Biografia, Drama, Thriller
Estréia Mundial: 29/08/2014
Duração: 114 minutos
Elenco: Benedict Cumberbatch, Keira Knightley, Charles Dance, Mark Strong...

O filme que é baseado em fatos reais conta a história do lendário criptoanalista inglês Alan Turing, considerado o pai da computação moderna, e a corrida contra o tempo dele e sua equipe brilhante para decifrar códigos de guerra nazista e contribuir para o fim da Segunda Guerra.

Tendo que trabalhar com uma equipe dos melhores criptógrafos, linguistas e analistas do país, Alan que possui uma dificuldade enorme para se relacionar com os outros, precisa decifrar os códigos alemães criados pela Enigma, uma máquina complexa e que muda sua configuração diariamente. Os conflitos entre a equipe surgem a todo momento, e a vida de milhares de pessoa estão em risco a cada dia. 

Eu adoro esse tipo de filme, gosto de conhecer mais sobre os heróis da época da guerra e suas histórias de vida que são inspiradoras. É um absurdo que a história de Alan Turing e o seu papel nos bastidores para dar fim a guerra contra a Alemanha tenha ficado escondida por tantos anos e que em vida ele não tenha sido reconhecido com o herói que era. 

É interessante perceber como uma mente brilhante pode ser ao mesmo tempo problemática, e que mesmo sabendo decifrar os maiores códigos ele possuía uma inabilidade de se relacionar, além de conhecer também um pouco sobre a adolescência do jovem Alan e sobre sua sexualidade.

Sei que esse tipo de filme muitas vezes pode ser um pouco parado e tedioso para alguns, mas diferente de muitos dramas biograficos que já assisti, O Jogo da Imitação conseguiu me prender do começo ao fim, com cenas dramáticas mas sempre com um gostinho de sarcasmo em certas cenas, o que o deixou um tom bem intrigante. 

Benedict Cumberbatch, que interpreta o personagem principal, é na minha opinião o melhor ator de nossa geração, todos os filmes que assisti com ele me deixaram cada vez mais confiante disso. O restante do elenco também é de peso, com ótimos e grandes atores com destaque para Charles Dance, Mark Stong, e Keira Knightley que a minha atriz favorita e sempre arrasa em filmes de época.

É um filme brilhante! Super recomendo, acho que todo mundo deveria assistir, ensina sobre humanidade, sobre liberdade e preconceitos ultrapassados. Não sei porque demorei tanto para assistir, filme cinco estrelas e favoritado... =)

E aí alguém já assistiu? 
Beijos

E tem sorteio rolando no blog, o prêmio é o livro O Milagre do Nicholas Sparks em nova edição publicada pela Editora Arqueiro e com uma capa lindíssima + alguns marcadores de livro. Já está participando? Clique aqui e participe. 

Um comentário:

  1. Muito interessante. O post me intrigou. Vou procurar para assistir. Beijos

    ResponderExcluir