segunda-feira, 18 de maio de 2015

Resenha: Convergente - Veronica Roth

Título: Convergente
Título Original: Allegiant
Autor: Veronica Roth
Editora: Rocco
Ano: 2014
Páginas: 526

"A sociedade baseada em facções, na qual Tris Prior acreditara um dia, desmoronou - destruída pela violência e pela lutar de poder, marcada pela perda e pela traição. No poderoso desfecho da trilogia Divergente, a jovem será posta diante de novos desafios e mais uma vez obrigada a fazer escolhas que exigem coragem, fidelidade, sacrifício e amor."

Finalmente terminei a leitura de Convergente!
Fiquei quase 3 semanas empacada nesse livro, não estava mais aguentando, hehehe, minha meta de leitura não saiu do lugar. Estava lendo uma média de cinco a seis livros por mês e demorei quase 20 dias do mês de março em apenas um livro.

E posso dizer que fiquei bem, bem decepcionada com essa trilogia. Divergente me encantou, Insurgente foi legalzinho, mas pensei que seria um livro de transição, então estava com um pouquinho de expectativas em relação a Convergente... Ta bom, eu tinha muitas expectativas!

Para quem ainda não leu, cuidado com os SPOILERS, é impossível não sair algum spoiler pois esse é o terceiro livro.

Após os acontecimentos de Insurgente, as facções acabaram. Os sem-facções estão no poder liderados por Evelyn, mãe de Tobias, porém um levante começa a surgir nas sombras, conhecido por Leais, eles pretendem destruir os sem-facções, acabar com a tirania de Evelyn e reconstruir o sistema de facções que era a base da sociedade antes de Jeanine perder a cabeça e começar a matar os divergentes.

Mas Beatrice e Tobias tem outros planos em mente, eles decidem que precisam descobrir o que há além da cidade e por que Edith Prior disse no vídeo que os divergentes deveriam salvar a sociedade. Juntamente com Christina, Uriah, Peter, Caleb e Cara eles chegam ao seu destino e descobrem os motivos do governo por trás da cidade cercada, e conhecem o pessoal do Departamento de Genética, que são responsáveis por vigiar e fiscalizar a cidade.

Apesar de achar o começo do livro maçante esperava que o final fosse ser  pelo menos bom, ou quem sabe um daqueles desfechos que me deixaria maravilhada. Mas acho que a autora escorregou e passou longe de um bom final, ela deu um final a história que não fez nenhum sentido para ninguém (na minha opinião ela quis dar uma de George Martin e matar personagens, só que ao contrário do autor, Veronica Roth não tinha motivos para fazer isso) e isso acabou com um trilogia que era para ser boa.


Por um lado, achei que os ideais da luta da história são interessantes e importantes, mas infelizmente a forma como foram construídos deixou a desejar.

Diferentemente dos dois primeiros livros, Convergente é narrado em primeira pessoa mas não só pelo ponto de vista da Tris mas também de Tobias, em capítulos intercalados, o que deu uma margem bem maior dos acontecimentos, já que no Departamento eles passam muitos momentos separados.

A diagramação do livro está impecável como sempre, a Rocco sempre faz um trabalho exemplar em seus livros (só o preço que não é tão agradável =/ )

Acho que essa série vai ser uma história de amor e ódio para mim. Não vou escrever muito para não dar nem pequenos nem grandes spoilers. Só deixo registrada a minha indignação kkkk.

E quem já tiver lido e quiser trocar uma ideia eu vou adorar! Não deixem de comentar. =)

Beijos.

NOTA: 2/5

19 comentários:

  1. Eu realmente não gostei do que conheci da historia através do primeiro filme. Não tem muito elementos que me atraiam (e reparei pelos seus marcadores do blog que você costuma falar de temas perfeitos pra mim). Sou mais das historias fantasiosas, que envolvam criaturas incríveis e magia. Eu considero a historia toda maçante, só gosto mesmo de saber da personagem que morre no final... Me lembra aquela novela antiga que eles fizeram o “fim do mundo” ( um dilúvio) matar todo mundo pra novela acabar antes do previsto de tão ruim que estava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo literatura fantástica, é meu estilo favorito de leitura! hehehe E até que gosto de distopias, mas depois dessa trilogia desanimei bastante...
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Eu tô segurando essa leitura. Já sei o que acontece no final e tô com medo de saber como acontece sabe? Haha Tô fugindo um pouco dele. Que pena que você não gostou da leitura :( Acho que muita gente não gostou da finalização. www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Então, tente ler mesmo que seja por curiosidade, porque apesar de eu não ter gostado, a trilogia tem suas qualidades e quem sabe você goste mais do que esperava. ^^

      Excluir
  3. Eu tô segurando essa leitura. Já sei o que acontece no final e tô com medo de saber como acontece sabe? Haha Tô fugindo um pouco dele. Que pena que você não gostou da leitura :( Acho que muita gente não gostou da finalização. www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  4. Eu tô segurando essa leitura. Já sei o que acontece no final e tô com medo de saber como acontece sabe? Haha Tô fugindo um pouco dele. Que pena que você não gostou da leitura :( Acho que muita gente não gostou da finalização. www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkkkk Desculpe, não tive como não rir com o trecho "E posso dizer que fiquei bem, bem decepcionada"... A resenha me fez lembrar um pouco da Revolução Francesa... Tenho vontade de ler a trilogia, mas no momento, estou com um mundo de livros para ler e comprar e ainda não ganhei na loteria. hehehehehhehehehe
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bota ênfase no decepcionada kkkk
      Eu também estou nessa situação com alguns livros e o dinheiro ta curto esses dias! =/ Mas a minha estante está cheia de livros para ler então estou tentando desempacar alguns kkkk

      Excluir
  6. Oláá
    Poxa, não li o livro e não tenho vontade apesar de ter visto o primeiro filme ter gostado bastante, mas para leitura, não funcionaria para mim, mesmo assim, ótima resenha;

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catharina.
      Eu adorei o primeiro filme e foi o que me incentivou a ler os livros, quero ver se os outros filmes serão melhores que o livro. =)

      Excluir
  7. Carol, você é mais uma das milhares de pessoas que odiaram Convergente e justamente por causa desse livro que eu não li a saga acredita? Eu fiz a besteira de ler a droga de uma resenha que tinha um mega spoiller e eu fiquei revoltada kkkk

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mayara, eu sei como você se sente.
      Também ouvi o mega spoiler antes de ler, mas como eu sou muito otimista eu continuava pensando que não era verdade e fui ler os livros hehehehe deu no que deu... hehhehe

      Excluir
  8. Olá!
    Apesar de a série estar super em alta ainda não li nenhum dos livros e tenho bastante curiosidade. Por enquanto não vou conseguir ler pois tá muito corrido meu tempo mas algum dia tenho esperança de tirar da estante.

    BJOS!
    http://luadeneonblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa.
      Espero que leia e goste mais do que eu.
      Obrigada pela visita flor.
      bjos

      Excluir
  9. Oie !!!!

    no geral gosto muito da série, concordo que o começo do livro é um pouco maçante, não tenho certeza se demorei a termina-lo por que faz tempinho que li. Porém digo com todas as letras que foi o final que me senti mais revoltada na vida. beijão ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também! Revoltada define muito bem... =D

      Excluir
  10. Olá! SOU muito fã da trilogia e concordo sobre o inicio do livro ser bem chatinho e parado, porém o final, por mais triste e revoltada que tenha me deixado, é totalmente a personagem! Achei ele tão tris entende? Mostra o quanto ela é humana!
    Pena você não ter gostado :/
    um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana.
      Concordo com você! Acho que a intenção da autora foi essa, mas eu não vi sentido no porque de fazer isso, sei lá... Mas entendo e admiro quem gostou, pois eu queria ter gostado, já que amei o primeiro livro e estava achando que a trilogia ia ser uma das minhas favoritas... Mas ainda quero acompanhar os filmes! =)

      Excluir
  11. Oie, tudo bom?
    Não li essa trilogia ainda, mas já está na minha meta de 2015. Sei que o final não agradou a maioria dos leitores, mas acho que a história vale a pena.Vamos ver qual vai ser minha percepção dessa narrativa.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir