domingo, 22 de agosto de 2010

Resenha: As Brumas de Avalon - A Senhora da Magia - Marion Zimmer Bradley

Neste romance, a lenda do rei Artur é contada pela primeira vez através das vidas, das visões e da percepção das mulheres que nela tiveram um papel central. Pela primeira vez, o mundo arturiano de Avalon e Camelot, com todas as suas paixões e aventuras - o mundo que, através dos séculos, cada geração recriou em incontáveis obras de ficção, poesia, drama - é revelado, como se poderia esperas, pelas suas heroínas - pela rainha Guinevere, mulher de Artur; por Igraine, mãe de Artur; por Viviane, a impressionante Senhora do Lago, Grande Sacerdotisa de Avalon; e principalmente pela irmã de Artur, Morgana, também conhecida como Morgana das Fadas, como a Fada Morgana - como feiticeira, como bruxa - e que nesta épica versão da lenda desempenha um papel crucial, tanto na coroação como na destruição de Artur. Trata-se, acima de tudo, da história de um profundo conflito entre o cristianismo e a velha religião de Avalon.

Igraine, ainda muito jovem foi dada em casamento ao Duque da Cornualha, um homem bem mais velho que a jovem, por sua irmã mais velha Viviane, Senhora de Avalon. Com ele teve uma filha, a pequena Morgana, muito parecida com a tia Viviane, e com o povo encantado, e um dia se tornará Senhora de Avalon para substituir a tia. Mas inesperadamente Igraine ve seu futuro traçado de forma completamente diferente, o mundo de Avalon está sumindo graças aos cristãos que estão separando toda a Bretanha, e Igraine terá um papel importante em tudo isso. Ela dará à luz a uma criança, um menino que crescerá e se tornará Rei, um rei que unirá a Bretanha Cristã e a Bretanha da Deusa. Mas esse filho virá de uma união de Igraine nao com o seu marido Gorlois e sim do rei Uther Pendragon. Igraine tenta escapar do destino e das imposiçoes de Viviane, decidida a viver sua vida a sua maneira. Mas se  descobre apaixonada por Uther após o conhecer. Mesmo se descobrindo apaixonada Igraine se sente culpada pelo marido pois nao deseja desonra-lo. Mas ela tambem percebe que os dias de Gorlois estão chegando ao fim, com o dom da Visão ela pode ver a sombra da morte sobre o esposo. E deixa que as coisas aconteçam como devem acontecer.

Neste primeiro livro, a participação de Artur na história e bem pequena. Acompanhamos o envolvimento de Igraine com Uther e as desconfianças de seu marido. Vemos o crescimento de Morgana e sua viagem para Avalon, com Viviane, para se tornar uma sacerdotisa. Uma luta entre cristianismo e a Deusa. Mas o perigo ronda toda a Bretanha, os Saxões, que ameaçam invadir toda a região e destruir tudo que estiver em seu caminho.
A história é fascinante e me prendeu da primeira a ultima pagina. Muito romance e intrigas. Muitas pessoas ja tinham me falado que o livro é ótimo e fiquei super ansiosa para ler e nao me desapontei, assim que tiver tempo vou terminar de ler o segundo volume que ate agora estou adorando. Super recomendo, para quem gosta de histórias épicas e romanticas, alem de uma boa dose de aventuras é perfeito.

2 comentários:

  1. Oii!! eu estou com esse livro aqui em casa.. mas vou deixa-lo para ler mais pra frente hihi
    Adorei a resenha!! parabens!!
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Concordo inteiramente com você, Carolina. Esta história contada por Marion é realmente, fascinante. Gostei da sua resenha mas da apresentação do blog, nem tanto. Há dificuldade em ler pois o fundo se confunde com o texto. Apesar de o texto ser deslizante, não é legal. De qualquer modo, parabéns pelo blog.
    Já curti o blog e estou seguindo por email.
    Sou Alberto Valença do blog Verdades de um Ser e colaborador do Meu pequeno vício.
    http://verdadesdeumser.com.br
    http://meupequenovicioo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir