sábado, 14 de agosto de 2010

Resenha: O Guardião de Memórias - Kim Edwards

"Uma violenta tempestade de neve obriga o Dr. David Henry a fazer o parto de seus filhos gêmeos. O menino, primeiro a nascer, é perfeitamente saudável, mas o médico logo reconhece na menina sinais da síndrome de Down. Guiado por um impulso irrefreável e por dolorosas lembranças do passado, Dr. Henry toma uma decisão que mudará para sempre a vida de todos e o assombrará até a morte: ele pede que sua enfermeira, Caroline, entregue a criança para adoção e diz à esposa que a menina não sobreviveu. Tocada pela fragilidade do bebê, Caroline decide sair da cidade e criar Phoebe como sua própria filha. E Norah, a mãe, jamais consegue se recuperar do imenso vazio causado pela ausência da menina."

Após David Henry entregar sua filha a Caroline, ele se arrepende amargamente mas guarda esse segredo toda sua vida e ele como pessoa muda completamente, este acontecimento destrói o seu casamento com Norah. O carinho já nao é o mesmo, a distancia entre ambos parece um abismo sem fim.
O medo de Henry ao entregar a menina foi o fato de sua infância sofrida, pobre e com uma irmã muito doente, apos a morte da irmã a familia nunca mais foi a mesma e ele nao queria isso para a sua mulher e seu filho.  Então após alguns anos Norah descobre-se em meio à amantes e se dedica ao serviço em uma agencia de viagens. Enquanto David passa a maior parte de seu tempo na clínica ou tirando fotos por hobby. E Paul, o filho cresce e se torna rebelde, exímio tocador de violão. tem um dom incrível. Com uma família desestruturada, sabendo das traíções da mãe e inconformado com a falta de aceitaçao de seu pai acerca de seu talento e ao fato deste querer ir para a Juilliard.
Enquanto isso Caroline luta por direitos. Direitos de uma vida melhor para a pequena criança que passou a chamar de filha e a amar como se tivesse sido gerada por ela mesma. Conhece um homem bom e charmoso, Al, com que se casa apos alguns poucos anos de amizade e constroi sua familia. O medo de que um dia David possa vir e levar a pequena Phoebe embora era grande e ela passa a enviar cartas com fotos da criança de endereços diferentes para que nao venha a encontra-las. Enquanto David envia dinheiro para a criança.


Na minha opinião, foi o livro mais dificil que ja li. O motivo: porque eu achei o livro extremamente chato e monótono, mas ao mesmo tempo achei a história emocionante.
É uma história linda, sobre amor, família e arrependimentos. Sobre como certas ações podem afetar a vida de todos ao nosso redor, de luta, luta por uma vida melhor, luta por um amor, por um filho, por um sonho. 
Mas o livro é muito lento e eu levei muito tempo para terminar de ler. Parei de le-lo para ler outros. A historia é boa sim, mas a autora nao conseguiu me prender ao livro da primeira a ultima pagina. Numa escala de 1 a 10, eu daria 5.

Mas como sempre tem muita gente que adorou o livro e ate que nao é tao ruim mas é preciso paciencia. Nao estou dizendo para nao lereem... é só o que eu achei do livro, e adoraria ver a opinião quem ja leu ou vai ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário