terça-feira, 24 de outubro de 2017

[RESENHA] A Noite dos Mortos Vivos

Título: A Noite Dos Mortos Vivos e A Volta dos Mortos Vivos
Título Original: Night Of The Living Dead
Autor: John Russo
EditoraDarkSide Books
Ano2014
Páginas: 320

Bom dia! 

A resenha de hoje é da novelização de um dos filmes de zumbi mais famosos que já foi feito, que serviu de inspiração para a leva atual de filmes e séries de mortos vivos, dentre elas The Walking Dead. Particularmente eu nunca fui fã de zumbis, comecei a curtir um pouco com a estreia de TWD pela trama e desenvolvimento dos personagens, mas conforme as temporadas foram se passando e nada de diferente acontecia eu acabei abandonando de vez.


Acho que por esse motivo enrolei tanto para ler essa obra que veio no box Cine Book Club da DarkSide junto com Psicose e Os Goonies, esses dois sim que me motivaram a compra há uns 3 anos. Essa edição traz duas histórias diferentes, dois livros em um, a primeira A Noite dos Mortos Vivos e a segunda A Volta dos Mortos Vivos, que se passa 10 anos após a primeira história.



Em A Noite dos Mortos Vivos, Barbara vai com seu irmão Johnny ao cemitério para fazer uma visita ao túmulo de seu pai quando são atacados por um homem estranho e misterioso, quando o estranho mata e passa a destrinchar seu irmão Bárbara foge sem entender e sem rumo a procura de um local seguro. Ao encontrar uma casa aparentemente abandonada perto da estrada ela lá se refugia da criatura que a persegue.



A chegada de Ben, em busca de um refugio seguro a deixa ainda mais desconfiada e quando eles ficam encurralados por tais criaturas tudo que podem fazer é se proteger dentro desse local da melhor forma possível. Conforme a quantidade de criaturas aumenta o perigo fica maior e esperar por ajuda pode não ser a melhor opção. 



A narrativa é bem ágil e sem enrolação e prende o leitor com toda a tensão da história e pelo que os personagens estão passando, além das cenas serem bem descritivas, até demais hehe. Os zumbis são o ponto central da história, mas ela também explora os conflitos entre os próprios sobreviventes e como as coisas podem ser ainda mais complicadas se não houver união e colaboração. O final é abrupto e me deixou um pouco sem chão, mas o desenvolvimento é bem bacana e a história apesar de não ser algo que eu curta muito conseguiu pelo menos distrair, cumpriu o seu papel.

Em A Volta dos Mortos Vivos, dez anos depois do surto que trouxe os mortos a vida a população leva uma vida tranquila e sem incidentes, mas há ainda aqueles que não se esqueceram da época em que foram atacados e ainda utilizam meios para se prevenir de um novo surto.


Três irmãs criadas por um pai severo, acabam jogadas em meio ao terror quando os mortos tornam a surgir em busca de carne humana e atacam seu pai deixando-as desamparadas, quando são salvas por um grupo de pessoas não muito confiável acabam se perguntando qual o perigo maior, os zumbis ou o ser humano?

Esse livro é mais ágil que o anterior e a história mais bem desenvolvida por não se concentrar em apenas um grupo ou local, enquanto temos as irmãs tentando sobreviver a violência do ser humano e um policial com um bebê em busca de alimento, ainda acompanhamos um grupo de buscas  de sobreviventes encabeçado pelo Xerife McClellan que também esteve realizando esse mesmo trabalho dez anos antes.

O interessante da obra é mostrar como o ser humano consegue ser cruel nos momentos de crise, se aproveitando do caos e da dor alheia para seu ganho próprio. No mais a obra não desenvolve muito os personagens e nem o motivo dos ataques zumbis, que não se sabe como e porque exatamente aconteceu.

É mais uma história de horror e morte, e para quem curte o estilo é um clássico. Para mim foi uma curiosidade sanada, um livro bom mas nada de extraordinário e nem se tornou um favorito, mas é uma leitura obrigatória para quem gosta de zumbis. =)

A minha edição é a brochura, mas mesmo sem ser capa dura a edição está um luxo! A editora arrasou na produção desse box porque os 3 livros estão muito lindos e super valeu a pena o preço que eu paguei a época(se não me engano foi R$35,00)

E aí quem já leu? Me conta o que achou da leitura.
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário