domingo, 27 de agosto de 2017

[RESENHA] O Amante Albanês - Susana Fortes

Título: O Amante Albanês
Título Original: El Amante Albanés
Autor: Susana Fortes
Editora: Record
Ano2011
Páginas: 192
Boa tarde leitores.
A resenha de hoje é de um livrinho que eu ganhei da minha irmã há alguns meses e que apesar de nunca ter ouvido falar antes me chamou a atenção assim que li a sinopse. ^^ 

Ismail Radjik é um jovem poeta albanês que vive em um país marcado pela ditadura de Enver Hoxha, a população vivia com medo, e alguns eram coniventes com a tirania, como o pai de Ismail, Zanum Radjik, um homem poderoso e um herói de guerra.

Apesar da grande amizade que existia entre o pequeno Ismail e o irmão mais velho Viktor, após a ida de Viktor para um colégio interno e a morte da mãe de ambos tudo mudou. Viktor que sempre fora o favorito do pai, se empenhou em deixá-lo orgulhoso e seguir seu caminho rumo a carreira militar e Ismail cresceu sozinho em uma casa opressiva, cheia de segredos e traições, onde o nome da mãe nunca mais foi mencionado após a sua morte.

'"As grandes conquistas humanas só são obtidas com dor e sacrifício", disse um dia Viktor ao irmão. Em sua voz não havia ameaça, mas também não havia mais vestígios da antiga irmandade.' Pág. 53

Já em idade adulta, a casa da família Radjik que há anos só tinha habitantes homens sofre um abalo com a chegada de Viktor com sua esposa Helena, uma mulher bela e encantadora, que irá fazer com que segredos do passado venham a tona. 

Ismail em sua busca sobre o que aconteceu tantos anos antes com sua mãe, procura também por um grande amigo da família, Dr. Gjorg, que pode ter algumas respostas, e cujas visitas cessaram após a morte da mãe, mas acaba por descobrir mais de si mesmo e se envolve com a unica mulher que não deveria, sua cunhada. Seu relacionamento com Helena pode ter consequências catastróficas para a família, mas o amor que surge entre ambos é impossível de evitar. 

"A gente sempre acaba sabendo, mesmo que não queira. Mesmo que transcorram anos e até décadas. Há palavras como pedras quentes que vão pesando mais e mais, até que ocupam por completo a cabeça e já não se consegue parar de ouvi-las a todo instante, ainda que seu significado tenha sido revelado do modo mais imprevisto..." Pág. 56

Esse livro foi uma grata surpresa para mim, uma história intrigante e uma narrativa peculiar, totalmente diferente do que estou habituada, o que pode ter tornado a leitura um pouco mais lenta, mas nem por isso menos encantadora. A narrativa em terceira pessoa é tão poética e cheia de sentimento!

Uma leitura linda e com personagens complexos, cheios de medos e traumas, mas que buscam por uma forma de viver bem em meio ao caos e a opressão. Não é uma obra em que todas as respostas nos serão apresentadas e algumas duvidas ficam no ar, mas é uma leitura que vale a pena.

Não dá para escrever muito sobre a obra sem dar alguns spoilers, até porque é um livro bem pequeno(menos de 200 páginas), mas possui uma intensidade enorme e é impossível não sentir na pele as sensações pelas quais Ismail passa.

Super indico!
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário