domingo, 20 de agosto de 2017

[RESENHA] Beltane - Simone O. Marques

Título: Beltane
AutorSimone O. Marques
Editora: Alfabeto
Ano: 2015
Páginas240
Boa tarde aventureiros!
A resenha de hoje é de livro nacional, uma obra de uma grande autora que eu adoro! Uma saga que explora a trajetória de mulheres fortes e destemidas, que lutam por um lugar onde possam ser livres e construir suas vidas sem o medo e a perseguição.

As Filhas de Dana me conquistou logo de cara quando conheci a Simone na bienal de SP em 2014 e ela me apresentou seu livro. Para mim foi a melhor compra/aposta na bienal. Os primeiros livros Paganus(resenha aqui) e Samhain(resenha aqui), se passam em Portugal e Brasil no século 17 e nos apresentou a Gleide, Adele e Daniele, três gerações de uma família de mulheres pagãs que fogem da perseguição da igreja.

Apesar de não ser o desejo de Gleide, Adele encontrou o amor e construiu sua própria família com Diogo, dessa união nasceu Daniele e Mateus, mas para protegê-los os enviou com Guilherme para que eles pudessem partir para o Brasil e ficarem seguros. Mas apesar do sentimento forte que sente por Daniele, Guilherme não é capaz de ignorar completamente as origens pagãs da jovem o que a deixa em perigo, a jovem conseguiu realizar sua fuga para o Brasil com a ajuda de Antonio, irmão de Guilherme e nessa nova terra, construiu uma família adorável junto a ele.

Mas o ódio e a intolerância a alcançaram mesmo assim e causou mais dor e sofrimento. Assim, Daniele precisa fugir e deixar o lar que um dia a fez feliz e enterrar o sofrimento que a atingiu, além de deixar para trás uma parte de si mesma, sua filha Teresa, que será protegida pelo casal que os acolheu, em busca do local onde se encontra sua missão para com sua deusa. Esse local se encontra na Chapada dos Veadeiros/GO, um local onde ela deverá construir um lar para sua família, que cresce mais a cada dia.

Tereza cresceu cercada de conforto e amor, sendo criada por seus avós postiços Amâncio e Dona Olímpia e na religião que um dia perseguiu sua mãe. Prometida desde pequena ao filho de seus avós, Henrique, um rapaz arrogante e frio, a jovem se vê encantada com Miguel Dias, o jovem vizinho da fazenda em que vive, poucos anos mais velho que ela mas que a encantou desde criança depois de um episódio envolvendo uma bezerra fujona.

Conforme os anos passam o encantamento evolui e surge um sentimento belo e puro. Mas existem circunstâncias sobre a família de Miguel que pode atrapalhar esse relacionamento e algumas pessoas vão usar de tudo para afastá-los.

Adelaide, descendente da linhagem de Gleide, é uma jovem do século 20 que também sofre com seus dons por não ser aceita e é encarcerada em uma casa de recolhimento onde as freiras fazem de tudo para domar seu espírito, mas anseia pela chegada de um homem que salvará sua alma, que fora prevista pelo espírito da mulher que aparece em seus sonhos. 

A narrativa da Simone é fluida e a história é tão envolvente e apaixonante. As personagens criadas pela Simone são mulheres que passaram por sofrimentos inimagináveis mas que mesmo assim possuem um propósito e não se desviam de seu destino, sempre em busca de uma vida melhor com graça e coragem.

A única coisa que me incomodou um pouco ao terminar a leitura foi a brevidade da história, EU QUERIA MAIS hehe são tantos personagens incríveis e tantas tramas que poderiam ter sido melhores exploradas como a jornada de Lara, a vida de Daniele e Antônio após se instalarem no Goiás, o envolvimento de Guilherme e Catarina e até mesmo a vida de Adelaide que foi uma breve parte do livro. Apesar de tudo, a história foi concluída sem delongas pois fora mais focada em Tereza e sua missão, mas seria legal ter nem que fosse alguns contos para essas tramas paralelas, quem sabe né?

Já comecei a ler duas outras séries da autora como Crônicas do Reino do Portal e Sabores do Sangue, e apesar de ter gostado bastante, a saga das Filhas de Dana ainda é a minha favorita da autora e se tornou uma das leituras favoritas na vida! A escrita é mais madura e bem desenvolvida, e a história bem no estilo que eu gosto. Uma pena que agora chegou ao fim, mas sei que ainda há outras obras da autora que explora esse mesmo estilo e não vejo a hora de conferir, Dois Mundos acredito que é uma distopia que continua a história das Filhas de Dana, então já está na minha lista de desejados.

Então super indico para quem gosta de uma ótima história de época com personagens femininas fortes e corajosas, e uma narrativa deliciosa e emocionante, uma obra bem escrita. ^^ 

Alguém aí já leu? Me contem o que acharam. =)
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário