quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Resenha: Agridoce - Simone O. Marques

TítuloAgridoce - Sabores do Sangue Livro 1
AutorSimone O. Marques
EditoraLiterata
Ano2013
Páginas: 346
"Anya é uma garota comum, estudante de gastronomia e que mora em Florianópolis. Certa noite ao passear pela praia ela sente um aroma que a atrai terrívelmente, um perfume, uma mistura de fragrâncias que mexe com todos os seus sentidos. Na noite seguinte ela se vê perseguida pelo mesmo aroma e descobre que ele vem do corpo de um belo banhista que sai do mar. Cedendo ao impulso, ela vai até ele. Surpreendendo-o, ela o lambe e encosta o nariz em sua pele. Atormentada pelo aroma, ela precisa experimentar, então alcança seu pescoço e o morde numa veia pulsante. Anya então descobre o prazer de degustar o sangue doce, que a fazia pensar em frutas flambadas, temperado com o sal da água... o sabor agridoce que a desperta para uma necessidade vital que fará parte de sua vida a partir de então, a necessidade de sangue..."

Bom dia!!
Hoje é dia de resenha e o livro é nacional! Isso mesmo, aqui mesmo do nosso Brasil, a autora Simone O. Marques já é uma das minhas favoritas na vida, depois que li seus livros Paganus e Samhain, da Saga histórica As Filhas de Dana, e já comprei o terceiro da trilogia, Beltane, recentemente e não vejo a hora de ler.

O que eu mais adoro na autora é como ela é eclética. Além de escrever romances históricos, ela tem uma série medieval estilo RPG, Crônicas do Reino do Portal, cujo primeiro livro O Enigma da Adormecida já foi resenhado aqui no blog, e a Saga Sabores do Sangue, que é mais atual e sobre vampiros. Confesso que eu enrolei bastante para ler esse livro por estar um pouco saturada dessa temática, mas como eu já amo a escrita da autora finalmente peguei para ler e posso dizer que não me arrependi.

Agridoce conseguiu inovar um tema que estava batido, com vampiros peculiares e interessantes. Nesse livro, o vampirismo é tratado como uma doença genética passada de pai para filho e não através de uma mordida. Assim Anya é uma portadora e ao ser despertada para sua nova condição de forma brusca, precisa aprender a conviver com a sua necessidade de sangue com a ajuda de seu pai Edgar, seu tio Ivan, e as pessoas novas que surgem em sua vida: Rafael, seu tutor, um vampiro que irá auxiliá-la e protegê-la, e Daniel, seu escravo, um humano que despertou para servi-la com seu sangue quando precisar.

Quando um "Portador" desperta, seu escravo também desperta, mas assim também desperta o "antagonista", um caçador cujo objetivo é matar o portador. Assim os familiares e amigos de Anya precisam protegê-la a qualquer custo para que ela não tenha o mesmo destino de sua mãe. Em alguns momentos fiquei um pouco confusa com a quantidade de personagens que são apresentados por ainda não saber onde cada um se encaixa exatamente, mas conforme a história evolui tudo vai se encaixando e alguns mistérios são resolvidos.

A narrativa da Simone é envolvente e super rápida e sem enrolação. No começo Anya é um pouco irritante, pois todos parecem esconder as coisas dela e em alguns momentos parece uma menina birrenta, mas é compreensível pois ela tem 20 anos e todos a tratam como criança, mas além de despertar como vampira, ela vai aprender a viver com liberdade e como ser a mulher que ela nasceu para ser.

Ainda tem muito mistério para decifrar então não vejo a hora de começar a ler o segundo e terceiro livro, Cítrico e Etílico. Entretanto, ainda não foi lançado o quarto livro da série, Elixir, e minha prima que já leu está esperando há um bom tempo haha então não vou me apressar demais. Tenho muitas outras leituras por aqui.

Eu recomendo muito para quem quer se aventurar em histórias com vampiros diferentes! A mitologia criada pela autora é bem interessante e toda a hierarquia em torno dos sanguessugas hehe Esperava mais romance, mas achei que ainda tá bem no começo para tanto, tem algumas cenas mais íntimas mas nada de exagerado e forçado. Não consegui expressar muito bem a história em si, meu medo de dar algum spoiler exagerado hehe

Essa edição que eu tenho é mais antiga, lançada pela Editora Literata e é linda demais, toda a diagramação e a capa. Atualmente a série está sendo relançada pelo selo Madras Teen (Tive uma péssima experiencia de parceria com essa editora... =/), que até o momento só lançou o primeiro livro, mas espero que eles lancem os próximos livros logo, pois quero muito o quarto livro.

Beijos

5 comentários:

  1. Carol querida, que livro hein? Acho que surtaria ao realizar a leitura, achei bastante forte e bem louco envolver vampiros e tudo mais, fiquei feliz de saber que se passa em Floripa a história, pertinho daqui.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi, fiquei bem curiosa com esse livro... acho q nunca li sobre vampirismo levando em conta que fosse uma doença... obrigada pela dica!

    Bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Ainda não li nada da autora. Mas já a conhecia, tenho uma amiga Eykler do blog Amoras com Pimenta que é apaixonada por ela rs
    Gostei da renha , a trama parece interessante. Dica anotada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Carol, eu não conhecia o livro (apesar dessa menina da capa ser familiar pra mim), mas como sou apaixonada em vampiros já super me empolguei.
    Quero muito ler.

    ResponderExcluir
  5. Ola Carol...
    Que linda essa capa!!! Simplesmente amei, menina...
    Adoro histórias de vampiros e ainda mais sendo um livro nacinal? Curti!
    Não conhecia a autora, mas quem sabe, não é mesmo?
    Também não tive uma boa experiencia com a Madras, mas espero que dê tudo certo para ela nessa nova editora.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir