segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Resenha: Os Tambores do Outono - Parte 2 - Diana Gabaldon

Título: Os Tambores Do Outono Parte Dois -  Outlander Livro 4
Título Original: Outlander - Dumms Of Autumn
AutorJulia Quinn
EditoraArqueiro
Ano2016
Páginas: 469 
"SERÁ POSSÍVEL ALTERAR O PASSADO?
Depois de voltar no tempo à Escócia do século XVIIIe reencontrar Jamie Fraser, o amor de sua vida, Claire Randall seguiu com ele para o Novo Mundo. Agora eles moram na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e Jamie, com o auxílio da misteriosa e autoritária Jocasta Cameron, conseguiu tornar-se uma pessoa influente. As coisas finalmente parecem estar entrando nos eixos.
Duzentos anos a frente, a filha dos dois, Brianna, encontra um recorte de jornal antigo e descobre que Claire e Jamie morrerão em um incêndio. Isso, somado a sua curiosidade em relação ao pai biológico e a saudade que sente da mãe, faz com que deixe o namorado para trás e se lance através do círculo de pedras em uma aterrorizante jornada rumo ao desconhecido. Para salvar a vida daqueles que ama, ela tentará mudar o passado, mesmo que isso signifique colocar em risco o próprio futuro
Assim que fica sabendo o que a namorada fez, Roger Wakefield abandona seu emprego de professor e decide segui-la. Mais uma vez, a força do amor ultrapassa obstáculos, vencendo o tempo e o espaço, e dá início a uma nova e fantástica fase nesta saga antológica."


Genteee! Bom dia!
Ahhh como eu amo essa série, não me canso de repetir, Diana Gabaldon é uma escritora fantástica. 

Como eu já havia mencionado antes, não lembro a resenha de qual dos livros da série, a autora se reinventa na narrativa de forma que não fique sempre a mesma coisa ou que fique chato. Está sempre mudando o foco dos personagens e isso pode não ter agradado a todos.

Em Os Tambores do Outono Parte 1 a narrativa acompanha prioritariamente o casal Jamie e Claire, e nos narra suas novas aventuras no Novo Mundo no século XVIII, paralelamente temos Brianna e Roger no século XX. Mas já na parte 2, começamos a história com Roger e Brianna e até mais ou menos umas 160 páginas é apenas eles que vemos, vi algumas resenhas de pessoas que não gostaram muito desse livro devido ao foco a esses personagens.

Eu adorei a mudança, acho que agora entramos em uma nova fase da saga e a autora deve explorar sim os novos personagens. Nesse ponto, Brianna é sim uma personagem presente a todo momento. Como sempre, alguns capítulos são narrados em primeira pessoa pelo ponto de vista de Claire como nos livros anteriores, e outros são narrados em terceira pessoa e focam em Jamie, Brianna e Roger.

Os personagens continuam basicamente os mesmos, com alguns ressurgimentos e acontecimentos chocantes. A autora consegue provocar os mais diversos sentimentos com suas histórias, eu ficava a beira das lágrimas na maioria das vezes e fiquei feliz em ver a dinâmica familiar apresentada pelos Fraser.

Sim, Brianna viaja no tempo em busca de seus pais. Nem tudo é um mar de rosas e muitas dificuldades se apresentam diante da jovem, mas conhecer seus tios e seus primos foi um acontecimento incrível, porém nem se compara com o desejo e a busca pela pessoa que mais lhe importava naquele momento, seu pai, Jamie Fraser. Roger vai atrás da namorada e demonstra também a força do seu amor, que passa por provações a todo momento.

Para mim a cena do embate entre Brianna e Laoghaire foi bombástica! Simplesmente amei e quem leu sabe o que acontece, se não leu precisa conferir. Detesto a Laoghaire!! Muito mesmo, mas penso que o que é dela ainda está guardado ehehehehe.

Também li muitas reclamações sobre a autora utilizar muito o estupro em suas histórias, sim é triste, e revoltante, mas analisando o contexto histórico é algo que acontecia muito naquela época, então é natural que ela escreva cenas assim, não quer dizer que ela concorde com isso e nem o leitor.

Algo que me deixou muito surpresa é a descoberta que Roger faz no final do livro, sobre sua própria origem e o papel que tem a desempenhar naquele tempo, quando apenas um acaso decide toda uma vida. O que gosto na série é que cada personagem é importante à sua maneira, cada um tem um papel a desempenhar e nada é ao acaso.

Gosto muito do personagem John Grey, acho que apesar dos atritos que teve com Claire, ele é um homem íntegro e honrado e a ajuda que ele presta a Brianna foi super fofa, ainda quero vê-lo mais adiante. O jovem Ian é outro personagem que eu amo e me partiu o coração o destino dele, que espero que mude futuramente e apareça novamente na . Toda a cultura apresentada nesse livro é incrível, é uma mudança de ares, e acompanhar melhor a jornada dos Frasers pelo Novo Mundo e seu envolvimentos com os índios é muito bacana.

É uma serie maravilhosa, não sei quanto já disse isso haha mas super recomendada. A edição da arqueiro está ótima, com pouquíssimos erros de revisão que quase passam despercebidos, e a capa ta linda. Não vou continuar falando, que senão vai ficar maior do que já tá, e eu sei como é difícil ler um post muito longo.

Então fica a dica. Se ainda não leu, vale muito a pena. Se já leu me conta o que achou. =D

Beijos

22 comentários:

  1. Olá.
    Eu estou a um tempo querendo ler essa saga, sempre vejo coisas muito boas sobre os livros e as resenhas. Coloquei ele na meta de pelo menos comprar esse ano, vamos ver se consigo kkk.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milena, o mais dificil é comprar hehehe mas tenho visto várias promoções ótimas recentemente. Depois para ler é mais facil quando estiver lá na estante te chamando para ler ;)

      Excluir
  2. Oiii Carol, como vai?
    Infelizmente dessa vez irei pular a dica do livro, a obra em si não despertou muito meu interesse não menina, mas adorei ter tido a oportunidade de conhecer a obra e ler a sua resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgs. Que bom que pode conhecer a obra, apesar de não te interessar. Quem sabe algum dia vc fique curiosa e resolva ler, nunca se sabe não é?
      Bjo

      Excluir
  3. Olá Carolina.
    Não conhecia, mas gostei do que li. Vou anotar para próximas leituras.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu sou doida para ler essa série!
    A cada resenha que leio minha vontade e curiosidade só aumenta.
    O fato de a autora se reinventar é mais um ponto positivo.
    Espero conseguir comprar o livros e iniciar a leitura em breve.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol, sempre que vejo uma resenha desses livros, me lembro so quanto desejei tê-los, mas por serem tantos desanimei total. Mas adoro acompanhar as histórias pelas resenhas e ver que mesmo longo o livro é muito bom. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol, esta série é ótima mesmo, e agora estou vendo pela tv, que também está com uma qualidade incrível. Brianna e Ian vão fazer seu coração bater muito ainda, acredite!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh Rose! Logo que tiver um tempinho a mais quero começar a segunda temporada da série, a primeira foi maravilhosa. ^^

      Excluir
  7. Olá, preciso começar essa série logo! Gosto bastante de tramas que envolvam viagens no tempo e essa parece ser muito boa. Gostei muito da resenha.

    ResponderExcluir
  8. a edição está linda... eu tenho vontade de ler mas pelo tamanho dos livros acabo ficando meio assustada hahaha é que tenho mta coisa na pilha de leituras, mas de qualquer forma ele tá anotado pra futuras compras... gostei da questão do estupro que vc colocou no texto. algo parecido com o racismo em certas histórias, está presente não pelo fato do autor concordar, mas pela contextualização histórica...
    bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Val. O tamanho assusta um pouco sim, mas é só ir com calma e paciência hehe a quantidade de livros também assusta, mas o bom é que estão sendo lançados bem rápidos, mas não rapido o bastante para que a história acabe cedo demais hehehe

      Excluir
  9. Oii,

    Essa série tem umas capas muito bonitas e é super bem comentada. Mas não estou interessada em lê-lo, pelo menos não agora..rsrsrs

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Faz tempo que quero ler Outlander, mas ainda nem li o primeiro livro. Vejo várias pessoas falando bem da saga e também da série de TV e isso desperta minha curiosidade!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberta, leiaa hahaha eu fiquei muito tempo querendo ler também, quando li o primeiro viciei kkkk é muito bom mesmo!

      Excluir
  11. E quem é que não se apaixona por essa série da Diana?
    Eu não me animei pra ler os livros, mas acompanho a série e sempre leio resenhas empolgantes, mas faz tempo que venho pensando em me organizar pra fazer essa leitura.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É incrível né Paty? A série de tv é muito fiel e mostra bastante sobre os personagens e os dramas que eles passam, mas como quase sempre acontece os livros são bem melhores, mais completos e complexos e muito mais emocionante. ^^ bjo

      Excluir
  12. Oi...

    Essa é uma série que tenho basta te curiosidade em conferir, pois todos falam muito bem sobre o enredo. Confesso que tenho um pouco de medo devido a quantidade de páginas...kkkk

    Abraços

    ResponderExcluir
  13. AI MEU DEUS!
    EU QUERO, QUERO, QUERO! <3

    ResponderExcluir
  14. Oie Carol!
    Quero muito iniciar a leitura dessa série, um dia!! Todos falam tão bem da escrita da Diana que é impossível não sentir AQUELA vontade de devorar a série de uma vez. Eu li a sua resenha aos pedacinhos, com medo de pegar um pedaço que me dê um Spoiler (não estou dizendo que você deu spoiler), mas como é a segunda parte de um livro, sempre tem um pedacinho que conta algo dos outros livros!
    UM DIA eu vou ler essa série TODINHA!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, realmente, por ser já o quarto livro acaba que a resenha contenha algum spoiler =/ Mas espero que voce leia um dia, você vai devorar hehehe

      Excluir