Bom dia aventureiros.
Hoje é dia de resenha! Nada como se aventurar em águas conhecidas não é mesmo?
Como é uma série/saga, com certeza tem spoilers para quem não leu nenhum dos livros anteriores. Mas espero não exagerar ^^
Título: Outlander - O Resgate No Mar (Livro Três - Parte 1)
Título Original: Voyager
Autor: Diana Gabaldon
Editora: Saída De Emergência/Arqueiro
Ano: 2015
Páginas: 592
"Há vinte anos Claire Randall voltou no tempo e encontrou o amor de sua vida - Jamie Fraser, um escocês do século XVIII. Mas, desde que retornou à sua própria época, ela sempre pensou que ele tinha sido morto na batalha de Culloden.
Agora, em 1968, Claire descobre, com a ajuda de Roger Wakefield, evidências de que seu amado pode estar vivo. A lembrança do guerreiro escocês não a abandona... seu corpo e sua alma clamam por ele em seus sonhos. Claire terá que fazer uma escolha: voltar para Jamie ou ficar com Brianna, a filha dos dois.
Jamie, por sua vez, está perdido. Os ingleses se recusaram a matá-lo depois de sufocarem a revolta de que ele fazia parte. Longe de sua amada e em meio a um país devastado pela guerra e pela fome, o rapaz precisa retomar sua vida.
As intrigas ficam cada vez mais perigosas e, à medida que tempo e espaço se misturam, Claire e Jamie têm que encontrar a força e a coragem necessárias para enfrentar o desconhecido. Nesta viagem audaciosa, será que eles vão conseguir se reencontrar?"
Ahh como eu estava com saudades desses personagens!
Finalmente eu li a parte 1 do livro três de Outlander. E como sempre fiquei encantada com a história de Claire e Jamie e mais ainda pela forma como Diana Gabaldon se fixa como contadora de história. Ela inova em suas narrativas de forma que a leitura nunca se torna cansativa e nem repetitiva.
No início de A Libélula No Âmbar, Claire se encontra em 1968, 20 anos após a volta de sua viagem no tempo, e uma coisa que me deixou intrigada foi não conhecer exatamente o que aconteceu durante esses 20 anos, tanto com Claire como com Jamie.
Após conhecermos de perto o inicio da revolta que foi sufocada com a Batalha de Culloden, nesse volume acompanhamos o trio: Claire, Brianna e Roger, em 1968 e em busca de pistas sobre a vida de Jamie após a batalha onde imaginavam-no morto.
Ao mesmo tempo, a autora nos presenteia com flashbacks de Claire e os anos que passou ao lado de Frank após o nascimento de Brianna, e esses momentos dão uma percepção enorme dos sentimentos de Claire, tanto em relação a seu casamento com Frank, mas também aos sentimentos que ainda guarda por seu amor e o único resquício de tal união, Brianna.
Paralelamente a pesquisa, temos a narrativa da vida de Jamie e o que de fato aconteceu após a partida de Claire. A maior parte do livro é narrado em terceira pessoa, mas sempre acompanhando algum ponto de vista. Em alguns momentos, a narrativa passa para primeira pessoa sobre o ponto de vista de Claire.
Então, chega o momento crucial de toda aquela investigação: será que ela é capaz de retornar ao passado e reviver seu grande amor? A passagem pelas pedras ainda estaria aberta para ela? Conseguiria abandonar tudo? Mas principalmente sua filha?
Antes de começar a ler esse livro, uma das coisas que me chamou atenção e me deixou um pouco receosa, foi a de que Claire e Jamie não estão juntos mais, e tal fato me deixou triste e em certo ponto achei que a narrativa fosse ser maçante ou tediosa, o que em nenhum momento ocorreu. A narrativa é totalmente instigante e viciante, eu torcia a todo instante para ver o casal juntos novamente, mas mesmo assim as cenas de Claire no futuro foram tão bem exploradas que era impossível não se deliciar com cada página lida, assim como as penúrias sofridas por Jamie e o povo escocês após a guerra.
Sem dúvida é uma obra extraordinária, e a cada livro parece ficar melhor ainda! A Diana tem uma escrita impecável, e um conhecimento sobre o que ela escreve, sobre a cultura que deseja mostrar. É uma narrativa impressionante e os personagens criados com um cuidado excepcional. A trama é cheia de percalços e momentos importantes, por isso o livro extenso em nenhum momento fica chato ou massante.
A edição como sempre com um cuidado maravilhoso da editora, apesar de essa capa ser a que menos gostei até o momento hehehe a história me conquistou e muito. Tá bom que eu sou suspeita para falar né, sou apaixonada pelo casal Jamie e Claire e suas aventuras, mas eu gostei muito desse livro sim. ^^
Para quem ainda não leu, eu só posso dizer: Leia! É incrível!
Você já leu? Me conta o que achou! Deixem sua opinião sobre a obra, quer tenha lido, queira ler, ou ainda não conhecia.
Beijos
A edição como sempre com um cuidado maravilhoso da editora, apesar de essa capa ser a que menos gostei até o momento hehehe a história me conquistou e muito. Tá bom que eu sou suspeita para falar né, sou apaixonada pelo casal Jamie e Claire e suas aventuras, mas eu gostei muito desse livro sim. ^^
Para quem ainda não leu, eu só posso dizer: Leia! É incrível!
Você já leu? Me conta o que achou! Deixem sua opinião sobre a obra, quer tenha lido, queira ler, ou ainda não conhecia.
Beijos
Oi Carol, já tive o prazer de ler sim, inclusive a parte 2.
ResponderExcluirSou fã desta série, e a cada livro lançado, fico mais encantada com o enredo e com os personagens, que crescem a cada livro.
Bjs, Rose.
Oiii Carol, tudo bem?
ResponderExcluirRealmente me interesse muito pelo livro que resolveu resenhar, não vejo a hora de ter a oportunidade de ler o quanto antes. Além do mais parece ter um enredo incrível.
Beijinhhos
Oi Carol, nossa eu morro de vontade de ler esses livros, mas são tantos e tão longos que me dá uma preguiça, mesmo só ouvindo maravilhas sobre eles, sempre fico com um pé atrás. Mas quem sabe um dia... Bjs
ResponderExcluira edição é realmente linda, mas o que me faz ficar receosa com a série é o tamanho desses calhamaços, e falta tempo de investir na leitura, ao menos no momento... mas pela temática, a leitura seria interessante...
ResponderExcluirbjs...
Olá.
ResponderExcluirEu quero a tempos ler essa saga, acho muito interessante romances de época e esse me chamou bastante atenção. Quando sobrar uma grana talvez eu compre, mas vou demorar pra ler, o seu tamanho dá medo, kkkk.
Abraço!
Oi :),
ResponderExcluirEu sempre vejo as pessoas escreverem maravilhas a respeito dessa série, mas eu nem sabia que tinha tantos livros. Fiquei curiosa para conhecer mais sobre a história de Claire e Jamie.
Beijos!
http://caindonacultura.com
Ainda não li, mas pretendo. Tenho lido maravilhas sobre a série. Lerei assim que tiver oportunidade, pois a curiosidade vai ficando cada vez maior.
ResponderExcluirTatiana
Oi Carolina!
ResponderExcluirJá faz bastante tempo que ouvi falar da série de livros. Achei a história muito intrigante e fiquei verdadeiramente curiosa para ler, mas a falta de tempo tem me impedido.
Adorei sua resenha, que por sinal, só fez a minha vontade aumentar.
Bjos
http://paraisodasideas.blogspot.com.br/
Carol, ainda não li nenhum livro de Outlander, mais por falta de oportunidade do que vontade.
ResponderExcluirPreciso dessa série.
Parece que a história continua empolgante.
Lisossomos
Olá Carol, tenho visto diversas resenhas sobre a série e ficado cada dia mais curiosa. Espero poder ler em breve, só não sei quando.
ResponderExcluirAbraços