segunda-feira, 13 de julho de 2015

Resenha: Eu Estive Aqui - Gayle Forman


Título: Eu Estive Aqui
Título Original: I Was Here
Autor: Gayle Forman
Editora: Arqueiro
Ano: 2015
Páginas: 240


"Quando sua melhor amiga, Meg, toma um frasco de veneno sozinha em um quarto de hotel, Cody fica chocada e devastada. Ela e Meg compartilhavam tudo... Como podia não ter previsto aquilo, como não percebera nenhum sinal?
A pedido dos pais de Meg, Cody viaja a Tacoma, onde a amiga fazia faculdade, para reunir seus pertences. Lá, acaba descobrindo muitas coisas que Meg nao havia lhe contado. Conhece seus colegas de quarto, o tipo de pessoa com quem Cody nunca teria esbarrado em sua cidadezinha no fim do mundo. E conhece Ben McCallister, o guitarrista zombeteiro que se envolveu com Meg e tem os próprios segredos.
Porém, sua maior descoberta ocorre quando recebe dos pais de Meg o notebook da melhor amiga. Vasculhando o computador, Cody dá de cara com um arquivo criptografado, impossível de abrir. Até que um colega nerd consegue desbloqueá-lo... e de repente tudo o que ela pensou que sabia sobre a morte de Meg é posto em dúvida."


Após descobrir que a amiga se suicidou, o mundo de Cody muda completamente. Ela se questiona os motivos que levaram Meg a cometer tal ato e porque não falou com ela ou com a família antes, além de tudo se sente culpada por te-la abandonado ao não ir para a faculdade junto com ela e não fazer mais parte de sua vida como antes.

Ao ir para Tacoma, para reunir os pertences de Meg, Cody conhece os seus colegas de republica, Alice, Harry e Richard Locão, e não entende porque a amiga não se relacionava melhor com eles e tinha vários amigos em Seattle que quase ninguém em Tacoma conhecia. Lá ela conhece também Ben McCallister, o roqueiro lindo que era amigo de Meg, mas que após se envolverem romanticamente acabaram se afastando.

Após receber o notebook dos pais de Meg, Cody descobre coisas acerca da morte da amiga que a deixam ainda mais sem chão e na busca de culpados ela encontra amigos que nunca imaginara, e sai em busca da verdade, mas no caminho ela acaba se encontrando e se conhecendo melhor.

Lançamento da Arqueiro no mês de Junho, Eu Estive Aqui é um livro no mínimo emocionante, uma leitura impressionante e forte sobre dúvidas, amizade, lealdade, família, amor e outros temas importantes. Além de tudo é uma forma de mostrar que em casos de pessoas com depressão, que elas não estão sozinhas.

A perda de Cody não foi só uma amiga, ela perdeu uma irmã e toda uma família, uma vez que os Garcia a acolheram como da família e a morte de Meg faz com que tudo mude. Cody se afasta cada vez mais e se fecha em seu trabalho, suas faxinas, e na biblioteca pesquisando os sites que Meg entrou em busca de respostas, e até sua mãe, Trícia, que nunca se preocupou antes começa a ficar preocupada com o bem estar da filha.

Os personagens secundários foram muito bem construídos e bem explorados na história, pois eu me encantei com todos, desde Alice e seu jeitinho extrovertido, Harry Kang e seu talento para informática até Richard Locão que é um doce de pessoa e parece se importar muito com o bem estar de Cody mesmo tendo acabado de conhece-la.

Ben McCallister é o tipico roqueiro paquerador, está cada dia com uma garota diferente e chega a ser bem prepotente no começo, mas quando descobre quem Cody é ele fica um pouco agressivo, mas depois de se conhecerem melhor Cody percebe que o rapaz não é totalmente aquilo que aparenta.

A família de Meg, seus pais Joe e Sue e seu irmão caçula Scottie são uma família muito linda apesar de todas as adversidades e Scottie apesar da idade é uma criança muito adulta. Trícia, apesar de não ser tão mãe de Cody, e mais uma irmã mais velha hehehe com seu jeito toda perua acabou conquistando minha afeição no final do livro.

É uma história bem reflexiva, narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista de Cody, pude acompanhar e sentir cada um de seus sentimentos e emoções.

A diagramação está linda! Eu amei essa capa, mais do que as outras capas dos livros da Gayle. As páginas são amareladas e de ótima qualidade e acabamento perfeito. Uma coisa que eu reparo na leitura é os capítulos, pois acho que capítulos extensos as vezes atrapalham um pouco a leitura e nesse livro os capítulos eram bem razoáveis, alguns mais curtos e outros maiores mas não tanto, então fluiu muito rápido.

Então é isso, recomendadíssimo! O kit que a editora fez para os parceiros ficou maravilhoso e eu simplesmente amei, e a história é linda, um caminho sobre descobertas e aceitação. Então se está na duvida sobre ler ou não, leia, você não vai se arrepender. ^^

Beijos

NOTA: 4/5

26 comentários:

  1. Oi,
    Então acho que vou adorar essa história parece ser linda e emocionante.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá! Eu ainda não li nada da Gayle, mas tenho muita vontade. Ouvi falar que esse livro é bem melhor do que os anteriores e, pelos seus comentários, deve ser bem emocionante! Gostei muito da premissa da história. Pretendo dar uma chance. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila. Não sei se é melhor, mas eu gostei muito de Se Eu Ficar e Eu Estive Aqui, e me recuso a escolher o melhor hahaha
      Espero que leia e goste. Beijos

      Excluir
  3. Oi, já vi muitas resenhas desse livro, apesar de ter uma temática que me atrai, não senti empatia pale obra, é possível que mais pra frente, consiga lê-la.

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Já li algumas resenhas e gosto muito da temática. Em breve espero ter a oportunidade de ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu li esse livro e gostei muito. Dos livros da Gayle, esse é com certeza o melhor. Ela consegue falar de tema super polêmico de uma forma muita natural. Sem apela para o dramalhão.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Nilda. É um tema importantíssimo e ela consegue tratar sobre ele de forma simples e atrativa, sem muito drama.

      Excluir
  6. Oie, ainda não li nenhum livro de Gayle mas tenho lido ótimas críticas.
    Gostaria muito de ler Se Eu Ficar antes de ver o filme, e ai sim ler os outros livros dele. Sim, eu faço essas regras loucas para leitura rsrsrs
    Adorei o livro, fiquei muito contente por parecer ser tão bom quanto os outros.

    BJOS!

    luadeneon.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha também gosto de ler o livro antes de ver o filme!

      Excluir
  7. Vou procurar AGORA na internet! Preciso desse livro imediatamente, a história é DEMAIS!
    Bjs, Isabella
    http://pausaparaconversa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isabella, que maravilha ler seu comentário! Espero que curta a leitura como eu. beijos

      Excluir
  8. Ola Carol lindona eu gosto muito da escrita da autora, vem sempre carregada de emoções. O tema abordado no livro é um tema pesado, e estou bem curiosa para saber como ela trabalhou nele, muitas vezes pensamos que conhecemos as pessoas e na realidade não sabemos nada , acontece muito. O livro já está em minha lista de leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor. Concordo com você as vezes pensamos conhecer bem uma pessoa mas descobrimos que não e muitas vezes tarde demais. =/

      Excluir
  9. To vendo tanta resenha desse livro e isso só ta aumentando minha vontade de ler. Socorro, o que fazer?
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  10. To vendo tanta resenha desse livro e isso só ta aumentando minha vontade de ler. Socorro, o que fazer?
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  11. To vendo tanta resenha desse livro e isso só ta aumentando minha vontade de ler. Socorro, o que fazer?
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  12. Oláá!

    Tenho bastante curiosidade em relação a este livro. Já li outra obra da autora e fiquei encantada com sua escrita, agora a cada resenha que vejo de outro livro escrito por ela, minha curiosidade só aumenta hehehe

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Alessandra. Espero que você tenha oportunidade de ler mais livro da Gayle. ^^

      Excluir
  13. oi, tudo bem?
    Não tenho vontade de ler nada da Gayle, o que é engraçado, porque a premissa dos livros sempre me atraem. Mas traumatizei com a chatinha de Se eu ficar.
    Mas essa já é a segunda ou terceira resenha que leio desse livro, e estou bem curiosa. Gosto de histórias reflexivas, e a questão do suicídio da amiga da protagonista é um atrativo a mais
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah é uma pena Bruna.
      Mas quem sabe a Cody te atraia mais que a Mia? Vale a pena tentar a leitura.
      Bjo

      Excluir
  14. Oiii Carol
    Amei a sua resenha e menina estou doida para ler esse livro, não consegui ser selecionada como blog parceiro, mas já comprei o meu hahahahaha
    Adoro as historias da Gayle... acho que viciei :o

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha que legal Mayara. Ótima leitura! =D

      Excluir
  15. Oiiie
    Amo a autora então ja estou louca pelo livro desde que foi lançado, gosto muito do enredo e da capa hahha ótima resenha.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir