segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Resenha: O Signo dos Quatro - Sir Arthur Conan Doyle

Nesse livro, o mais famoso detetive da história da literatura universal, Sherlock Holmes, tem um novo mistério para desvendar: quem matou Bartolomeu Sholto e levou o tesouro de Agra? Ao lado do dr. Watson, seu parceiro de investigação, Sherlock Holmes mais vez uma dará ao leitor uma amostra de astúcia e brilhantismo ao desvendar o caso.


A sequencia de Um estudo em vermelho, em O Signo dos Quatro mais uma vez conferimos a astucia e o conhecimento do detetive mais famoso de todo o mundo. 

Os livros de Conan Doyle me encantam não só pelas histórias que são super bem elaboradas mas tambem pela narrativa que nao é chata nem cansativa, é simples e objetiva, mas que nos deixa com a pulga atrás da orelha querendo saber o que realmente vai acontecer. 
Sherlock Holmes é um homem astucioso e inteligente demais para os nossos padrões, mas nao se enganem ele nao é de outro mundo, ele é apenas um homem comum que usa sua capacidade de raciocínio e dedução juntamente com o conhecimento, pois um sem o outro nao é nada. Por isso suas histórias são cativante. E é esse mistério que ele insiste em deixar no ar e a curiosidade que isso causa é que é a essencia de seus casos, muitas vezes Watson fica o tempo todo tentando imaginar o que se passa pela cabeça de Holmes, e como ele tem tanta certeza em um caso.

Neste livro, Holmes e Watson recebem a visita de uma jovem, que lhes conta uma historia interessante e faz com que Holmes aceite participar do caso. Esta moça, cujo o pai desapareceu misteriosamente há muitos anos, todo ano recebe uma pérola de um remetente desconhecido e naquele dia ela recebe uma carta desconhecida de alguem oferecendo explicações do que houve ao seu pai... O que fazer em uma situação como essa? Ela então recorre a Sherlock Holmes em busca de ajuda e em Watson encontra amparo. Mas quem imaginaria que um simples caso de desaparecimento iria se tornar uma busca perigosa e complicada, por um tesouro, um assassino e por respostas. 

O livro é incrível, e nao para em momento algum. Voce viaja com os personagens e se sente na pele deles. 
É brilhante a forma como o caso foi construído e como Holmes descobre detalhes que ninguem mais percebe. O desfecho então é fantástico!
Nao posso dizer que este seja o seu melhor livro, ate já li outros livros do Sherlock Holmes mas ja faz tantos anos que mal me lembro do que ocorre em suas histórias, mas pretendo ler suas outras obras assim que possível. Só digo que para quem curte o estilo é um ótimo livro, que vale a pena se sentar por uns momentos e le-lo, pois é uma leitura rapida, sem muitas delongas... =)

Comentem e me digam o que acharam do livro, se ainda vão ler, se nao gostaram e porque... kkk


NOTA: 4/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário