sábado, 17 de julho de 2010

Resenha: Orgulho e Preconceito - Jane Austen

"É verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro e muito rico precisa de uma esposa.
Por menos conhecidos que sejam os sentimentos ou as ideias de tal homem ao entrar pela primeira vez em certo lugarejo, tal verdade está tão bem arraigada na mente das famílias que o rodeiam, que ele vem a a ser considerado propriedade legítima de uma que outra de suas filhas."


Com a chegada de Charles Bingley, e suas irmãs, acompanhado de seu amigo Fitzwilliam Darcy a pequena vila de Longbourn as jovens da região ficam apreensivas por serem a sortuda a ser sua escolhida para ser sua esposa. Na família Bennet, a Sra. Bennet, uma senhora tola, só pensa em casamentos vantajosos para suas cinco filhas.
Após o primeiro encontro da família com os jovens em um sarau, o Sr. Bingley se ve encantado com Jane, a filha mais velha e dona de uma incrível beleza, que tambem se encanta com ele. Ja o Sr. Darcy um homem orgulhoso e reservado passa a ser mal visto pela maioria das pessoas da cidade, por seu orgulho e sua superioridade. A cada novo encontro Jane e Bingley se apaixonam cada vez mais e os encontros passam a ser frequentes, em um sarau, um jantar, uma visita.O Sr. Darcy que antes desdenhara Elizabeth nao a chamando para dançar por nao a achar tão bela quanto a irmã mais velha, passa a admirá-la cada vez mais, sua força, seu caráter, sua conduta, seus belos olhos, tão diferente do restante de sua família, tenta impedir um sentimento, que ja está tão forte, por causa da inferioridade e conduta da família dela.
A antipatia de Elizabeth com o Sr. Darcy cresce a cada momento e aumenta ainda mais após conhecer um jovem militar, George Wickham, por quem passa a ter uma grande simpatia e que lhe conta histórias pouco memoráveis sobre sua ligação com Fitzwilliam Darcy.

Em meio a confusões e mentiras Elizabeth descobre que seus sentimentos em relação ao Sr. Darcy nao são o que parece e um sentimento novo começa a crescer cada vez mais em seu íntimo.
Mas será que o orgulho dele deixará que o amor que sente por ela se torne real? Será ele capaz de enfrentar a família e um noivado indesejado com a prima, por um casamento que pode nao ser bem visto pela alta sociedade?  Elizabeth o perdoará por um erro que afetou a felicidade da irmã?


Um dos romances mais lindos que eu ja li, senão o mais lindo. Uma história sobre orgulho, sobre a força das diferenças sociais de uma época preconceituosa e sobre o que o amor é capaz.
Um livro com a narrativa dificil e complicada, mais eu achei super fácil de ler e a cada capítulo suspirava mais e dava boas risadas do sarcasmo de alguns personagens.
Jane Austen foi uma grande escritora, além de ser conhecida mundialmente, é lembrada ate hoje como um dos nomes de maior prestígio da Literatura Inglesa. Ja me tornei grande fã desta escritora que ate hoje nos mostra um lado da sociedade e as barreiras que é possivel ultrapassar em busca da felicidade. Quem ainda nao leu eu recomendo, é um clássico.

O Filme




A adaptação que eu assisti foi fiel ao livro e só deixou um pouco a desejar no final, mas enfim eu adorei o filme. Estrelado por Keira Knightley (Elizabeth Bennet) e Matthew MacFadyen (Fitzwilliam Darcy) nos papéis principais, alem de contar com Donald Sutherland no papel do Sr. Bennet, pai de Elizabeth.
Quero assistir as outras adaptações por curiosidade porque gostei demais dessa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário