Gentee, finalmente realizei um dos meus sonhos que foi ir a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, fui no dia 23, sábado. Nossa como eu me diverti, comprei muito, conheci muito autor bacana e curti muito com as novas amigas. O que foi uma pena e uma decepção esse ano foi a falta de organização do evento e a falta de educação de algumas pessoas. Fui morrendo de vontade de conseguir senha para autógrafos com a Cassandra Clare e não consegui, nem tentei entrar na fila para falar a verdade.
Meu ônibus chegou ao local as nove horas e a entrada da Bienal já estava lotada, entrei na fila sob aquele sol quente e demorou para a gente descobrir que lá na frente não existia fila mais, era tipo Maze Runner: Correr ou Morrer, quem entrasse primeiro entrou, o que achei um absurdo. Pelo que ouvi, algumas pessoas (mal educadas que não entendem o conceito de fila e organização) forçaram passagem pelos seguranças e na pressa de entrarem no evento quase destruíram completamente a porta de vidro do local. Consegui entrar as dez horas e meus deuses que loucura! Vi pessoas correndo no meio da multidão e trombarem com latas de lixo e caírem, só para tentarem chegar a tempo na fila de senhas no estande da Galera Record.
Ao entrar no local, resolvi que não entraria em nenhuma fila para pegar senhas de autógrafos, porque as filas estavam gigantes e com certeza as senhas não dariam para todos, então fui visitar os estandes em que eu sabia que encontraria os livros que eu queria ou os autores nacionais que queria muito conhecer.
Ao entrar no local, resolvi que não entraria em nenhuma fila para pegar senhas de autógrafos, porque as filas estavam gigantes e com certeza as senhas não dariam para todos, então fui visitar os estandes em que eu sabia que encontraria os livros que eu queria ou os autores nacionais que queria muito conhecer.
Minha primeira parada foi no estande da Editora LeYa, queria ver como que tava o movimento ate porque fui louca para tirar uma foto no Trono de Ferro, hehehe, e eis que lá descubro que estão com uma promoção bem bacana, a cada dois livros do George R. R. Martin comprados a pessoa ganha uma camiseta de uma casa de Westeros de brinde. =O Fiquei louca, alem dos livros um a cinco da série (que já tenho), tinha as HQs da série, os livros da série Wild Cards, o Guia da série da HBO, Ruas Estranhas, A Morte da Luz, quase todos por um preço incrível. Comprei quatro livros e ganhei 2 camisetas, uma da Casa Stark (a que eu mais amo!) e uma da Casa Lannister (Tyrion *-*), e paguei 29,90 em cada um.
Só tirei a foto no Trono de Ferro bem no fim da tarde, porque mais cedo estava muito cheio, alem da fila para tirar a foto, ainda havia fila para pagar no caixa, então nao quis enfrentar duas filas seguidas! Mas valeu a pena...
Logo em seguida fui correndo no estande da Novo Século, rezando para a Renata Ventura já estar por lá autografando seu novo lançamento, A Comissão Chapeleira. Para quem ainda não conhece a Rê (como é mais conhecida por nós fãs malucos dela) lançou em 2011, se não me engano, o livro A Arma Escarlate, onde ela constrói todo um mundo mágico de bruxos e bruxas, bem aqui no nosso Brasil. Agora finalmente com o lançamento de A Comissão Chapeleira teremos a continuação da saga de Hugo Escarlate, o meu adorado Idá que só se mete em confusões, e do fofo do Capí(que é o meu personagem favorito depois do Hugo). Fiquei tão feliz de conhecê-la, ela é sempre tão simpática com os fãs pelo face e pessoalmente não foi diferente, super amável e autografou o meu ACC com muito carinho.
Um pouco a frente do estande da Novo Século, estava o estande da Giz Editorial, que eu também queria visitar para comprar o livro Anardeus e Jardim de Espelhos, dos autores Walter Tierno e Veridiana Maenaka respectivamente. O trabalho do Walter eu conheço há algum tempo desde o livro Cira e o Velho que foi um dos livros nacionais que mais me chamou atenção atualmente e que eu adorei. Já o livro Jardim de Espelhos é o primeiro romance da autora, que é também esposa do Walter, e parece que tem uma história maravilhosa ambientada na São Paulo do século 19, estou super ansiosa para começar a ler. Ambos foram super simpáticos e alem de autografarem os livros para mim, aceitaram tirar uma foto para que eu pudesse guardar de recordação. Adorei conhece-los.
O bacana é que ao chegar a praça o que me chamou a atenção foi um grupo de mulheres que se encontrava em uma mesa e reconheci os livros que estavam na mesa, por serem da Editora Highlands, sabia que alguns autores estariam passeando pelo evento mas tava difícil de achar algum. Acabei conhecendo a fofa da Márcia, ou L. M. Gomes, que é o nome com o qual publica, eu já estava morrendo de vontade de ler o seu livro Amores de Lú, mas ainda não conhecia a autora nem online, e não podia perder a chance de alem de conhecê-la adquirir seu livro autografado.
Depois disso foi bem mais tranquilo, andei bastante por vários estandes, fui (tentar) ver um pedaço da palestra com a Cassandra, o que piorou o fato de que eu não consegui senha para autógrafos com ela, mas fiquei com mais pena de quem chegou lá de madrugada e ainda assim não conseguiu a senha. Fui com a minha prima e as amigas dela a alguns estandes, onde acabei não comprando nada, a minha intenção era não comprar mais nada, mas quem disse que eu consigo.
Fui no estande da Modo Editora, que ainda não conhecia ver alguns livros nacionais e acabei comprando dois, As Amazonas das Montanhas, que eu admito que comprei só pela capa mesmo e por se tratar de amazonas porque nem li a sinopse antes de comprar =S, e o outro foi Fascínio Egípcio (porque eu nem gosto de histórias egípcias né! haha), um romance que se passa no antigo Egito. A autora de Fascínio Egipcio estava lá e me apresentou seu livro, alem de autografa-lo ela me presenteou com um lindo chaveiro do livro, um amor de pessoa.
![]() |
Autora Luciane Vieira Z. (Estande Modo Editora) |
Ainda fiquei conhecendo o estande da Editora Literata, que também não conhecia e acabei me apaixonando por vários livros, mas infelizmente tive que me conter e não comprar vários porque meu dinheiro estava no fim, e devido a falta de sinal de telefone no local, as maquinas de cartão de crédito não estavam funcionando, o que deve ter dado um prejuízo enorme aos vendedores visto que a maioria das pessoas estavam pagando no cartão. Lá fiquei conhecendo a Simone, uma graça de pessoa e conversamos bastante com ela sobre os seus livros e sobre a literatura nacional hoje em dia, e eu comprei os dois primeiros livros da sua série sobre a cultura celta, Paganus e Samhain, o terceiro ainda está para ser lançado. Ela também nos apresentou a sua série de livros sobre vampirismo, cujo o primeiro livro é Agridoce que fiquei morrendo de vontade de ler e que a minha prima comprou e logo estará me emprestando.
![]() |
Simone O. Marques - Estande da Editora Literata |

Bem foi isso, logo após sair da bienal fomos ao shopping Center Norte, e como eu não consegui entrar no Estande da Rocco na bienal, eu corri na Loja da Saraiva do Shopping e comprei O Reino das Vozes Que Não Se Calam da Carolina Munhóz e da Sophia Abrahão, que já estava na minha listinha.
Só sei que para mim, apesar dos problemas de organização, a bienal foi perfeita, vai ficar na memória e já quero ir em outras, tanto em SP como no Rio. Cheguei em casa com dor no corpo inteiro e com sono mas valeu a pena, uma das melhores viagens que já fiz.
O Saldo final de um dia de bienal foi esse...
Mas e aí, vocês também foram? O que acharam?