segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Resenha: Paganus - Simone O. Marques

Título: Paganus
Autor: Simone O. Marques
Editora: Literata
Ano: 2011
Páginas: 350
Portugal, 1673. Duas mulheres celtas e um bebê recém-nascido enfrentam a perseguição da Igreja contra hereges pagãos. Obrigadas a deixar sua aldeia, ajudadas por um jovem cristão, partem em busca de um lugar onde possam cultuar seus deuses livremente. Em meio a sua fuga, descobrem que a Grande Mãe tem uma missão para eles e que os levará a lugares inesperados e a uma desconhecida Terra Nova.

PARA A IGREJA, ERAM BRUXAS.
PARA A DEUSA, SUAS HERDEIRAS.
PARA OS HOMENS, SUA PERDIÇÃO...

Uma resenha muito especial para mim, pois foi um livro que eu amei e estou postando hoje que é o dia do meu nome, hehe, completo 21 aninhos.

Ainda quando crianças, Diogo e Douglas perderam sua jovem mãe que estava doente, fato este que mudou o comportamento de seu pai, Mário, que após ficar desolado com a perda da esposa, prometeu nunca mais demonstrar fraqueza, ainda mais na presença de seus filhos. 

Sem a esposa para auxiliar na criação dos filhos, o pai dos meninos incumbe tal tarefa a Carlota, irmã de sua falecida esposa e tia dos meninos. Carlota desde já se apega mais a Diogo que é o mais carinhoso e dedicado dos irmãos.

Os irmãos, apesar de gêmeos, sempre foram muito diferentes em comportamento, enquanto Douglas é frio e destemido e tenta agradar sempre ao pai treinando com a espada e fazendo suas vontades, Diogo é mais sentimental, mais carinhoso, justo, gosta de dançar e pensa em se divertir e depois encontrar uma bela esposa para casar. Quando crianças, um pequeno acidente faz com que Douglas perca um dedo o que deixa os dois mais diferentes um do outro. 

Com medo do rumo que o filho Diogo está tomando, o pai resolve que está na hora do jovem crescer e se tornar um soldado, por isso aceita ser Dom em uma vila distante para poder liderar a caça à Hereges e Bruxas nas aldeias mais afastadas da sociedade e levá-las à justiça de Deus. Tais aldeias, onde vivem pessoas comuns e que cultuam seus deuses e a dádiva da terra, sem interferências até a chegada dos cristãos com sua violência e seu novo Deus e é em uma dessas aldeias que conhecemos Adele, uma jovem de 17 anos, filha da líder da aldeia em que vivem, Gleide, uma mulher celta e forte que acredita que os homens só servem ao propósito de servir às mulheres.

Adele, contrariando os ensinamentos da mãe, resolve dar seu coração a Alan, seu companheiro e de quem espera uma filha. Mas a caça as ditas bruxas chega muito rápido a pequena aldeia de Gleide, que avisada pelo jovem Diogo do perigo que correm tentam se preparar para a tempestade que se aproxima. Mas as coisas saem do controle e durante a rendição da vila a Dom Couto e seus soldados, Adele que se encontra em trabalho de parto, é considerada por Douglas uma bruxa, o que o faz atacar e mata Alan.

Diogo, desesperado por proteger Adele e Gleide das loucuras de seu irmão, expulsa Douglas da casa e auxilia Gleide no parto do bebê de Adele, mas antes mesmo que o bebê venha ao mundo, Douglas consumido pelo ódio ateia fogo a casa obrigando Diogo a fugir com as mulheres por uma janela pelos fundos.

Após encontrarem abrigo, a bebê de Adele finalmente nasce, uma menina linda de olhos verdes como os do pai que não sobreviveu para vê-la que é oferecida a Deusa e recebe o nome de Daniele. Após todo o acontecido, Diogo percebe que o irmão tentara matá-lo e resolve que não pode voltar para casa, já que o pai acredita que ele morreu protegendo bruxas, o que é uma traição à igreja.

Inicia-se assim uma fuga por abrigo e por suas vidas, Diogo se apega a Adele e a Daniele, e as protege com unhas e dentes. Apego que se transforma em amor por Adele e pela criança que apesar de não ser sua filha de sangue se torna sua pequena mesmo assim. Gleide fica insatisfeita com a filha entregar seu coração novamente a um homem, porém acredita que precisam de ajuda e proteção, e que a Deusa colocou Diogo em seu caminho com um propósito maior.

A história no livro se passa entre os anos de 1670 a 1690. Acompanhamos a fuga de Adele, seu romance com Diogo, e o crescimento de Daniele, alem da vinda de um novo bebê, Mateus, o primeiro romance de Daniele com o encantador Guilherme e a descoberta de sua missão nas terras novas, o Brasil. E ainda a busca de Douglas por vestígios deixados por seu irmão e sua sede de vingança.

É uma história cativante, de mulheres guerreiras e fortes, que não se curvam perante as injustiças e violências dos homens. Eu amei cada capítulo lido, me emocionei, me apaixonei e senti muito triste com algumas reviravoltas, até mesmo com o fim que levou Douglas.

Fiquei encantada com a escrita da Simone, sem duvida nenhuma se tornou uma das minhas autoras nacionais favoritas, porque é difícil ter um só. Ela conseguiu descrever muito bem o período histórico e a caça da Igreja Católica aos supostos hereges, alem de escrever muito bem a língua portuguesa dos personagens e os maneirismos da língua.

Li o livro em quatro dias, depois que comecei a ler não queria mais parar, ficava sempre pensando "vou ler só mais um capítulo!" e acabava lendo cinco ou seis, isso porque eu estava sem tempo, com faculdade e trabalhos para fazer. Minha mãe que leu antes de mim, também adorou e logo leu o Samhain, já eu não quero ler o segundo livro tão cedo, estou me segurando e passando outros livros na frente, porque se eu ler ele agora ficarei sem uma continuação para ler.

A capa do livro é linda, mas o que encanta mesmo é o interior. No inicio de cada capítulo tem imagens lindas, e em todas as paginas tem sombreados de flores e folhas, tudo muito bem feito e de forma delicada. 

Alem dos livros Paganus e Samhain, outros livros da autora que estou morrendo de vontade de ler é Agridoce, Cítrico e Etílico da Saga Sabores do Sangue. E quem sabe logo terei oportunidade de conhecer outros títulos da autora.

Recomendo muitíssimo esse livro, é apaixonante. Impossível não se cativar com a história, com os personagens e se encantar com a escrita dessa autora. Sei que escrevi demais e a resenha ficou grande, acho que me empolgo demais quando gosto muito de um livro... rsrs.

NOTA: 5/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário