segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Resenha: O Reino das Vozes Que Não Se Calam

Título: O Reino das Vozes Que Não Se Calam
Autor: Carolina Munhóz e Sophia Abrahão
Editora: Fantástica Rocco
Ano: 2014
Páginas: 288


"Sophie está cansada de sofrer com a indiferença das pessoas até descobrir um Reino onde seus talentos são reconhecidos. Cedo ou tarde, porém, ela terá que decidir entre a realidade e a fantasia, numa jornada repleta de descobertas e desafios.

O coração começava a parar e ela perdia a consciência. Conforme afundava de olhos abertos, via as criaturas daquele santuário. Ninguém entenderia sua decisão. Os pais e amigos ignoraram seus diversos apelos. Os seres mágicos também fecharam os olhos e ouvidos para as vontades dela.
Queria viver no Reino. Estar em um lugar onde seria sempre querida. Por isso tomara a decisão drástica. Precisava dormir eternamente. Ansiava por sorrir para os sereianos e dizer que estava tudo bem, que tudo daria certo.
Nos contos de fadas era assim..."

Esse livro me chamou a atenção pela capa linda que tem e pela historia, que acabou sendo completamente diferente do que eu imaginava. Foi o primeiro livro que eu li da autora Carolina Munhóz e eu me surpreendi. A história não é sobre reinos fantásticos e aventuras de tirar o folego como eu pensava. E sim uma historia sobre força de vontade, sobre relacionamentos, descobertas interiores e outros assuntos mais profundos que ocorrem na adolescência e não é muito abordado.

Sophie é uma garota comum, uma adolescente como qualquer outra. É tímida, quieta e sofre bullyng na escola. No caso da personagem principal, o bullyng que sofre é devido a sua magreza, e tal problema é apontado até mesmo por seus professores e a diretora do colégio, que acusam a jovem de sofrer de anorexia.

"Ninguém pode fazer outra pessoa feliz. Nós precisamos encontrar nossa própria felicidade. Eu nunca achei que fosse digna de ser feliz. Esse sempre foi o grande problema."

A jovem acaba ficando cada dia mais deprimida, e após uma briga com sua melhor amiga, ao chegar em casa e se deitar para dormir ela se sente sugada e desperta em um Reino mágico, onde é neta da Rainha e considerada a princesa do Reino. Lá onde todos a amam, ela se sente em casa. 

E com os conflitos que acontecem cada vez mais em sua realidade, briga com a amiga, seus pais que não a defendem, ao invés disso a levam em um psicologo, e um rapaz charmoso que acabou de conhecer, Sophie tem a convicção de que somente será feliz vivendo no Reino, ao lado de sua verdadeira família.

"A felicidade só vale a pena quando a buscamos com fervor."

Mas conforme a vida de Sophie se torna mais complicada e sombria, seus atos refletem no Reino e o deixa em perigo. A jovem então precisa passar por 3 etapas para compreender a si mesma, sua família e o Reino. 

Assim Sophie terá que enfrentar seus medos, descobrir mais sobre seus sentimentos e encarar a realidade para finalmente poder escolher viver eternamente no Reino das Vozes que Não se Calam.

Apesar do tema forte que é abordado, bullyng e depressão na adolescência, o livro é interessante e até mesmo leve de ler (pelo menos eu achei! *-*) e tem algumas partes divertidas, alguns diálogos entre Sophie e a mãe e Sophie e Léo.

"Sophie atirou uma almofada na direção da mãe, que desviou no último segundo.
- Você vai ter que pegar essa almofada! Agora, volte para Mármia, vou deixar você em paz.
- O nome é Nárnia, mãe! - retrucou ela, rindo.
- Tanto faz! Tem sorte de eu não chamar o leão de Simba."

Quando eu li essa cena, fiquei me lembrando da minha mãe tentando falar Harry Potter, ela nunca conseguiu falar certo.... kkkkk

É um livro fantástico, eu me surpreendi muito, pois não esperava que a história fosse abordar tantos pontos fortes da adolescência. Acho que me identifiquei muito porque eu passei por algumas fases depressivas e sofri bullyng, como muitas pessoas que eu conheço, é algo bastante comum, pois na adolescência temos uma sensibilidade maior a qualquer coisa. 

A diferença é que algumas pessoas não recebem apoio dos amigos e familiares, então não possuem incentivo para melhorar e reorganizar a vida. Uma das coisas que me ajudavam nessa fase eram os livros, e foi o que me ajudou a entender não só o meu lado, mas os de todos ao meu redor. 

Esse livro é diferente por causa disso, não é simplesmente uma literatura fantástica, mas sim uma historia de redescoberta, de conhecimento e até mesmo de amor, entre pais e filhos e entre amigos.

Apesar de ouvir falar que esse livro tem mais da Sophia do que da Carolina, acredito que tem muito de ambas nessa história, dá para notar um pouco de cada uma durante a leitura. É uma surpresa para a Literatura Nacional, um livro bem escrito, com uma historia marcante e importante. Recomendo muito essa leitura, pois alem de cativar, nos incentiva a crescer e buscar uma forma de sempre melhorarmos através de nossos esforços. 

E vocês já leram? O que acharam da historia?

NOTA: 4/5

Já está participando do sorteio da página de um Kit de marcadores variados? Não?
Então corre lá! É só acessar essa página e seguir as regrinhas. ;)

14 comentários:

  1. OiiiCrol, tudo bem? Tenho muita vontade de ler esse livro, já que a capa é linda e o tema abordado é de grande importância. Fico muito feliz que tenha gostado e fico feliz também com a sua resenha. Todas as outras que li, eram bastante negativas. Mas não concordei com as críticas em questão, então ele ainda está na minha lista. ehhehe. Mesmo assim, é bom ler uma resenha positiva =D
    Beijoos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gih. Acho que muita gente se decepcionou por não ser exatamente o que esperavam. Mas é um livro muito bom e tem seus méritos. Assim que puder leia, e me avisa se gostou. bjos ;)

      Excluir
  2. Esse livro parece maravilhoso. Também achei a capa linda e adoro essas coisas de fantasia. Deve ser ainda mais interessante quando se associa os mundos fictícios com a realidade, os problemas da adolescência. Vou até procurar o preço do livro e ver se dá para comprar.


    Leitores Forever

    ResponderExcluir
  3. Quero conhece o trabalho da Carolina e da Sophia. Parece ser interessante. Essa questão do bullying vale muito ser discutido. Passei por ele na adolescência e acho que até agora na fase adulta. Eu era muito magra, aí já viu. E como a gente sofre.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma fase difícil não é mesmo. Mas acho que livros como esse podem ajudar tanto quem sofre com esse tipo de preconceito como também os pais dos envolvidos. Por isso achei o papel dele importatissimo. =)

      Excluir
  4. OI Carol , ainda não tive a oportunidade de ler esse livro , mas certamente entrará na lista das leituras futuras :)
    Amei a história e principalmente o fato de você ter mencionado o " papel social" dele , no sentido de alem de entretenimento trazer reflexões acerca dos problemas mais íntimos da personagem. Fiquei mais curiosa ainda...

    Bjoss
    Ariane
    www.resenhasdelivros.com.br

    ResponderExcluir
  5. Puxa!
    Eu comecei a ler O Inverno das Fadas, da mesma autora, e ainda não consegui acabar. E, por não ter gostado tanto desse primeiro livro dela, tava meio que com "preconceito" de ler esse segundo. Mas a sua resenha me fez repensar no meu conceito! Fiquei com bastante vontade de ler esse livro agora *-* Adoro histórias sobre descobertas pessoais e coisa e tal. Acho que são livros mais profundos do que a maioria.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah eu estou com muita vontade de ler outros livros dela. *---*

      Excluir
  6. Olá Carol parabéns pela resenha. Bom, não tem como não se apaixonar por esta capa não é? Mas realmente me surpreendi sobre o tema, e eu aqui pensando que era sobre coisas mágicas ou sobrenaturais rs. Mas gostei ainda mais desse tema, e aumentou ainda mais a minha vontade de ler ele.
    Beijos e sucesso.
    http://chuvaelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é mesmo? Tbm fiquei supresa, mas gostei muito do rumo da historia.
      Beijos

      Excluir
  7. Ao contrário da galera que comentou, eu não gostei de capa #nãomejulgue. Mas a história parece ser boa.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe cada um tem um gosto. E a historia realmente é boa, mas não julgue o livro pela capa. Dê uma oportunidade para a leitura. Beijos

      Excluir