domingo, 9 de abril de 2017

[Resenha]: Em Algum Lugar Nas Estrelas - Clare Vanderpool


Título: Em Algum Lugar Nas Estrelas 
Título Original: Navigating Early
Autor: Clare Vanderpool
EditoraDarkSide Books
Ano2016
Páginas288
Bom dia aventureiros!
Hoje a aventura é por um livro muito delicioso que a DarkSide lançou no ano passado, esse livro lindo e super chamativo que faz parte do selo DarkLove. Eu logo quis comprar, mas acabou que enrolei um bocado para ler e fui deixando para depois, e finalmente esses dias resolvi não protelar mais e o peguei para ler e caramba... me arrependo de ter adiado tanto. É uma obra de tal grandeza! 

"As vezes, é melhor não ver todo o caminho que se estende diante de você. Deixe  a vida surpreendê-lo, Jackie. Há mais estrelas por aí do que as que já têm nome. E todas são lindas,.." Pág. 48.

O ano é 1945 e o jovem John(Jack) Baker, do interior do Kansas, aos 13 anos acaba de perder a mãe e vê sua vida virar de cabeça para baixo. Seu pai que foi para a guerra quando ele tinha 9 anos retorna para casa para um funeral e logo leva o menino para a Escola de Meninos Morton Hill em Cape Fealty, Maine. Deslocado e sem rumo, Jack acaba se sentindo pior ainda longe do pai e sem a mãe e a dificuldade em fazer amigos acaba por aproximá-lo um pouco do aluno mais estranho do colégio: Early Auden. 

O pai de Early era do conselho administrativo do colégio e faleceu após um infarto, então o menino possui bolsa integral, mas só comparece as aulas que quer. Early possui uma personalidade única e uma visão do mundo totalmente diferente dos demais, tem regras bem específicas para sua rotina como o dia certo para ouvir determinada música ou cantor. 

É com Early que Jack começa a se envolver com as atividades do colégio, como a regata do oitavo ano, que leva os dois meninos a se juntarem para reformar o barco Sweet Pie, onde Early começa a contar para Jack "a história de Pi" e aí começa a surgir uma amizade. 

Mas quando chega o feriado de natal e todos os alunos vão ficar com suas famílias, Jack fica sozinho no colégio e Early também, e Early se preparada para uma cruzada que Jack não pode permitir que o menino vá sozinho, e decide por acompanhá-lo.

"Ligar os pontos. Minha mãe dizia que olhar as estrelas tinha a ver com isso. 'Lá em cima é como aqui embaixo, Jackie. Você precisa procurar as coisas que nos conectam. Encontrar os jeitos com que nossos caminhos se cruzam, nossa vidas se interceptam e nossos corações se encontram'." Pág. 272. 

Assim, embarcam em uma jornada em busca de um urso pela trilha dos Apalaches, um lugar cheio de perigos, e para provar que Pi não tem fim. Uma aventura que se encontram com piratas e fantasmas, seres míticos e vidas que se entrelaçam de forma incrível. 

Se nos dias atuais, Early seria diagnosticado com uma forma altamente funcional de autismo, mas naquela época tal doença mal era conhecida, então ele era apenas considerado esquisito e diferente. A amizade que surge entre esses dois personagens tão diferentes, mas ao mesmo tempo tão parecidos, é totalmente linda, e eu creio que um foi a salvação do outro. 

"Era assim que as coisas funcionavam com Early. Ele podia ter a mesma informação que todo mundo tinha, mas, para ele, o significado era diferente. Ele via o que ninguém mais percebia." Pág. 248.

Em Algum Lugar Nas Estrelas é um romance idílico e utópico, quase como se estivéssemos em um sonho e a narrativa da autora é tão fluída e envolvente, tão poética, que a gente sente como se estivesse realmente viajando com Early e Jack, sente profundamente suas mágoas e dúvidas. A história é tão encantadora que ao terminar de ler eu não queria abandonar esses personagens que cativaram um lugarzinho no meu coração.

A edição da darkside é uma obra a parte né, a revisão está ótima e apesar de ser um livro pequeno o tamanho da letra é bem confortável para a leitura. Cada lançamento deles é feito com tanto carinho e cuidado para se tornar uma obra única e linda para se ter na estante (tanto que muitas pessoas compram e nem leem! =S), mas além dessa edição maravilhosa, a história é tão apaixonante e delicada e super merece ser lida, e acredito eu, um dia poderá ser considerada um clássico.

A história é sobre o luto, sobre encontrar a si mesmo e ver a beleza no mundo, mas principalmente sobre a amizade e o amor familiar. Então só posso dizer que super recomendo né, é uma leitura que vale a pena e se você curte o estilo vai se encantar e se apaixonar como eu, e se você não curte deveria ler também hehehe.

Quem já leu me conta o que achou? E o que achou da história, ficou curioso(a)? Não esqueça de deixar um comentário.
Beijos

17 comentários:

  1. Eu acho a capa desse livro linda e mesmo sem ter lido eu sei que a edição está um arraso. Gostei de conferir a sua opinião sobre a obra e eu espero muito gostar o dia que eu for ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por conferir Beatriz, acho que você vai gostar sim. Bjo

      Excluir
  2. Oi.
    Eu vi o lançamento e desde então, tenho muita vontade de ler. O problema de eu não ter comprado é que todos os livros que comprei do selo DarkLove, não me agradaram e são caros. Sobre a edição, a editora sempre arrasa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian, uma pena nao terem te agradado, os poucos que eu li até o momento eu gostei bastante. E quanto ao preço realmente eles são um pouco caros sim, mas sempre estou a procura de promoções e saem muito em conta hehehe
      Quem sabr você acabe gostando desse né. Bjo

      Excluir
  3. Olá, tudo bem?
    nossa que livro lindo.
    Confesso que estava esperando algo mais dark kkk
    Bem essa certamente seria uma leitura que eu faria. curto histórias que nos fazem refletir e nos tiram da nossa zona de conforto.
    Amei a sua resenha. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Faby. Também amo histórias assim, você certamente irá curtir. Bjo

      Excluir
  4. Oii. Comprei esse livro pela capa e continuo achando ele um dos mais lindos da minha estante. Quanto a história, aprendi tanto com esses meninos. Sobre amizade, lealdade, autismo, perdas... é uma obra completa e me emocionou demais.
    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh é lindo mesmo! É tão bom quando uma leitura nos ensina tanto nao é? A autora arrasou. 😍

      Excluir
  5. Oi Carolina, é sempre complicado falar sobre luto, pois cada um sente do seu jeito. O livro parece trazer boas reflexões sobre nos mesmos.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Rose, é bem complicado a questão do luto. Mas a autora soube demonstrar isso bem na narrativa, cada um reage de uma forma diferente. Bjo

      Excluir
  6. Carol, a sua resenha é segunda que leio, hoje, que aponta essa questão do amor para além do romance. É tão legal essas outras versões do amor.
    Esse é um dos livros da Dark que ainda quero comprar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom Nilda. Adoro leituras que exploram outros tipos de relações, que mostra o amor de formas variadas. E essa obra explorou muito bem o amor fraternal, familiar e a amizade. ❤

      Excluir
  7. Ooi
    Confesso que são poucos os livros da editor a que tenho vontade de ler, pois a maioria são de terror. Mas esse... Esse fax parte dos poucos que Morro de vontade de ler.
    Parece ser um livro bem tocante e essa capa é maravilhosaaaa!
    Beijoos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catrine.
      Se engana se pensa que a maioria é de terror viu hehe é claro que a editora possui muitos títulos do gênero terror em seu catálogo pois é um dos objetivos iniciais da mesma. Mas também possuem muitos livros de fantasia, novelizaçoes de filmes e jogos e os darklove que em sua maioria são livros encantadores. Vale dar uma conferida e ver o que te atrai. 😊
      Bjo

      Excluir
  8. Sendo sincera, nunca consegui ler nenhum livro da DarkSide, estou aqui lutando para ler The kiss. Mas esse livro em especifico eu sou muito curiosa por conta do que ele aborda. Fora que a capa é linda não é mesmo?!
    Dark sempre arrebenta no seu trabalho. Parabéns pela incrivel resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh Karine, obrigada.😊
      Eu amo as Cronicas De Amor e Odio e nao vejo a hora de ler o terceiro livro, The Kiss eu senti uma certa dificuldade no começo, mas depois me encantei com a história, espero que você curta.
      Quem sabe por ser uma história diferente e te atrair você acabe curtindo a historia do Jack e do Early. Bjo

      Excluir
  9. Oi, tudo bem?
    Esse livro desse ser uma delícia de se ler!
    Ele está na minha lista, sou apaixonada pela capa!
    Bjs

    ResponderExcluir