segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Resenha: Cidade das Almas Perdidas - Cassandra Clare

Título: Os Intrumentos Mortais - Cidade das Almas Perdidas
Título Original: City of Lost Souls: The Mortal Instruments
Autor: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Ano: 2013
Páginas: 434


Quando Clary e Jace voltam a se encontrar, ela fica horrorizada ao descobrir que a magia do demônio Lilith ligou Jace a Sebastian. O perverso irmão de Clary transformou Jace em um servo do mal. A dupla ameaça faz com que a Clave decida destruir Sebastian a todo custo... Mas não há maneira de matar um sem aniquilar o outro. Mas Clary e seus amigos vão tentar mesmo assim. Ela está disposta a fazer qualquer coisa para salvar Jace, mas ela pode ainda confiar nele? Ou ele está realmente perdido.

Atenção: Contêm spoilers! 

O quinto livro da série Os Intrumentos Mortais começa logo após os acontecimentos finais de Cidade dos Anjos Caídos, Simon vai até sua casa para tentar falar com a mãe quando recebe uma ligação de uma Clary desesperada dizendo que Jace sumiu. 

A partir dai a Clave começa suas buscas por Jace e por Sebastian, que pelo visto ressurgiu dos mortos, como prioridade. Clary faz de tudo ao seu alcance para descobrir onde eles estão mas tudo parece ser em vão, é impossível rastreá-los, mas ela não desiste fácil mesmo que seja necessário pedir ajuda da Rainha das Fadas, ajuda essa que ela recusou algum tempo atrás. Mas será que a Rainha das Fadas realmente quer ajudá-la? Ou será apenas mais um truque?

Em um encontro inusitado no Instituto Clary descobre que Jace não foi sequestrado por Sebastian, e sim foi ligado ao irmão de Clary, fazendo com que Jace pense que são melhores amigos, ajudando assim o filho de Valentim a dar continuação aos seus planos malignos.

Então Clary faz algo impensável ao receber a visita de Jace no meio da noite a convidando a ir embora com eles, ida esta que não terá volta. E com a ajuda de Simon bola um plano para se manter em contato com os amigos enquanto tenta descobrir o que Jonathan/Sebastian está tramando.

Nesse volume, os relacionamentos estão à flor da pele. Izzy alem de perceber que sente mais pelo Simon do que gostaria de admitir está morrendo de ciúmes pelo apoio que o jovem dispensa a Clary nesse momento de tensão com o sumiço de Jace, mas ela a cada dia percebe que se não lutar por Simon e se declarar irá perde-lo. Alec está cada vez mais atormentado com o fato de que Magnus é imortal, e chegará um dia em que ele morrerá e o feiticeiro continuará sua vida sem ele, o que causa um afastamento por parte do Caçador de sombras. Maia finalmente se rende aos seus sentimentos e a Jordan.

Clary apesar de amar Jace com toda sua alma, não consegue ver o seu Jace nesse novo Jace ligado a Sebastian, o que faz com que ela lute mais ainda para separar essa ligação demoníaca. Jocelyn após quase perder Luke após um ataque do próprio filho, demonstra mais ainda seu amor e sua afeição pelo noivo, e a autora ainda mostra alguns flashbacks do passado do ciclo pelos devaneios de Jocelyn, onde ela conheceu Luke e o dia de seu casamento com Valentim.

Esse livro, para mim, apesar de ter sido uma leitura mais demorada que os outros e um pouco mais parada, foi uma leitura gratificante. Adorei poder ver mais sobre esse lado mais humano da mãe da Clary e perceber que ela realmente ama Luke, e que se tivesse percebido isso antes nunca teria se casado com Valentim. Assim como Izzy, não a Izzy séria e guerreira dos outros livros, mas a jovem com sentimentos humanos como qualquer outro, a que sofre pelo Simon e pelo sumiço do irmão. Clary como sempre é impulsiva e faz as coisas sem pensar nas consequências, teve momentos em que eu fiquei chocada com a idiotice alheia *-* mas pelo menos no final as coisas se resolveram, não para todos mas para alguns.

Fiquei triste pelo final de Alec e Magnus, apesar que não tiro a razão do Magnus, mas acredito muito no amor dos dois e espero vê-los juntos de novo no próximo livro. O livro é cheio de ganchos para o gran finale e estou super ansiosa para descobrir o que vai acontecer com todos eles em Cidade do Fogo Celestial. 

Cassandra Clare na minha opinião é uma grande escritora que sabe deixar a gente com o coração na mão e as vezes acaba com a vida da gente com essas reviravoltas todas. =S

Tenho medo do que ela vai fazer no próximo livro!

NOTA: 3/5

6 comentários:

  1. Nossa amo tanto essa série que você nem faz ideia.
    Ainda estou no terceiro livro, mas estou louco para ler esse.

    www.booksever.blogspot.comConcorra a 16 livros no SORTEIO DE NATAL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah o terceiro livro foi o melhor! Vc vai adorar!
      Obrigado pela visita!
      Bjos

      Excluir
  2. Não sei porque, mas eu não consigo sair do primeiro livro dessa série...acho que é o fato de ter muitos livro e acabo desanimando pra ler... Uma pena porque todos falam bem! =(
    Beijão!!

    Livrofagia || Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente são muitos livros, mas tenta ir com calma, ler um livro a cada seis meses ou um ano. Apesar que quando a gente vicia nao consegue terminar um e ficar algum tempo esperando para ler o outro. Mas dê uma oportunidade, as vezes vc gosta.
      ;)
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Carol,
    Acredita que só li cidade dos ossos dessa autora ainda..pois é, mas espero pode continuar lendo os livros dela porque como você disse ela sabe nos surpreender.
    Tem um post especial lá no blog hoje se puder dar uma olhada e comentar.
    Beijos
    Raquel machado
    Escritora Vingança Mortal
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2014/11/sessao-de-autografos-do-vinganca-mortal.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raqueel!
      Então menina, continue lendo quem sabe vc se supreende mais do que eu?
      Vou lá conferir...
      Beijos

      Excluir