segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Resenha: Harry Potter e a Criança Amaldiçoada

Título: A Criança Amaldiçoada - Parte Um e Dois
Título Original: The Cursed Child - Parts One and Two 
Autor: Jack Thorne, John Tiffany, J. K. Rowling
Editora: Scholastic Inc.
Ano2016
Páginas320
Nada como voltar aos personagens que nos marcaram profundamente, ao lugar onde nos sentimos em casa, e a amizade que nos acompanhou por tantos anos. Harry Potter está de volta, não da forma que muitos queriam/esperavam, mas ainda assim ele está ali.

O livro é um roteiro, isso mesmo, um roteiro da peça que foi lançada em Londres, ou seja, não espere nada mais que um roteiro, onde além dos diálogos há narrativas do ambiente e de como os personagens devem estar. Eu li a versão original em ingles, por isso muitos nomes estão diferentes do que estamos acostumados com a tradução da Rocco, mas eu prefiri comprar o original e não me arrependi em nenhum momento. Essa edição é maravilhosa!

19 anos após a Batalha de Hogwarts, onde o Lorde das Trevas, Voldemort, foi derrotado, Harry e Ginny se casaram e tem 3 lindos filhos: James, Albus Severus e Lily. Hermione e Ron também se casaram e são pais de Hugo e Rose. Harry é Chefe do Departamento de Aplicação/Execução das Leis Mágicas, Ginny é editora da página de esportes do Profeta Diário, Hermione é Ministro da Magia! (Não esperava nada menos dela s2) e Ron gerencia a loja Gemnialidades Weasley. 

É o primeiro ano em Hogwarts de Albus, assombrado pelo legado de seu pai, não consegue atingir as expectativas das pessoas ao seu redor, principalmente ao ser selecionado pelo chapéu seletor para a Sonserina e não na Grifinória como todos de sua família. Seu único amigo se torna Scorpius Malfoy, filho de Astoria e Draco Malfoy, um jovem atormentado por boatos maliciosos, mas que é inteligente e um pouco nerd e tem um coração bom. 

Conforme os anos vão passando na escola, nada contribui para tornar os dois jovens mais populares e estão sempre sofrendo bullying. Ao chegarem ao terceiro ano, Scorpius perde sua mãe, e o relacionamento entre Harry e Albus está cada vez pior. Harry não consegue dialogar com o filho que está cada vez mais fechado e quieto.

Então, quando uma oportunidade de mudar o passado e salvar um jovem da morte, faz com que Albus e Scorpius se envolvam em encrencas gigantescas quando tais atitudes tem um efeito drástico no presente em que vivem e a realidade que os cercam. Correndo contra o tempo para reparar o dano causado, algo muito mais sombrio ameaça voltar a assombrar o mundo bruxo.

É uma leitura incrível e imperdível para qualquer fã de Harry Potter. Além dos personagens que já conhecíamos, Harry, Ron, Hermione, Ginny, Professora McGonagall, e Draco, conhecer a nova geração de bruxinhos foi incrível. Scorpius foi um dos que eu mais gostei e todo o seu passado e os boatos acerca de sua paternidade me emocionaram muito, seu relacionamento difícil com Draco e o próprio relacionamento do Draco com Astoria foi um ponto forte da obra.

Harry cresceu e amadureceu bastante, mas ainda continua aprendendo muita coisa, e precisa aprender a lidar com o filho, o que não é nada facil uma vez que ele não teve uma figura paterna presente na sua infância. Foi difícil ver Harry e Ginny como um casal adulto e cheio de responsabilidades, assim como o Ron e a Hermione, acostumados como estamos com eles adolescentes, mas foi uma experiência gratificante, apesar de nos deixar com vontade de mais hahaha, bem que a J. K. podia nos presentear com mais alguns livros né?

Apesar de não ter sido escrito pela nossa J. K. Rowling, o roteiro de Jack Thorne e John Tiffany foi bem fiel e me deixou nostálgica, muito focado na amizade e lealdade, e nos ensina que não se deve mexer com o passado hehe.

É uma leitura rápida, dá para ler em um dia se estiver com tempo sobrando. Me emocionei/chorei que nem uma louca o livro todo, e acaba sendo uma leitura divertida em vários momentos. Já favoritei, com toda certeza.

Super recomendo né!!! Já leu? Me conta o que achou e se ainda não leu o que espera ao voltar a Hogwarts. Lembrando que a edição da rocco foi lançada no dia 30 de Outubro, então quem não lê em inglês já pode adquirir o seu e conferir a oitava história de Harry Potter.

Beijos

7 comentários:

  1. Ainda não li nenhum livro de Harry Potter, mas é o meu desejo e também vai entrar na lista.

    Blog Marcy Moraes

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li e estou morrendo de vontade..
    Amo o universo de Harry Potter e fiquei super feliz com esse lançamento <3

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  3. Oie

    Eu ainda não li nenhum dos livros do HP. Só vi os filmes mesmo, mas tenho vontade. Um dia ainda leio!
    Achei muito bacana o livro, é a primeira resenha que eu leio e achei excelente para os fãs. Quem não quer saber como estão os personagens?
    Parabéns pela resenha! Ficou ótima.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. oi, Carol...tô vendo muita gente empolgada com esse novo livro,mesmo não sendo da autora... realmente,para os fãs da franquia é uma boa pedida, dá pra matar a saudade dos personagens e talz...
    bjs...

    ResponderExcluir
  5. Carol eu não vejo a hora de poder ler esse livro, parece ser lindo mesmo e emocionante <3 fiquei apaixonada pela sua resenha e essa capa é um luxo que só.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Essa é a segunda resenha do livro, eu achei a continuação muito bacana, quer dizer, a ideia, pois ainda não o li. Acredito, que mesmo não sendo a escrita da autora, vai render muito para os leitores mais apaixonados.

    ResponderExcluir
  7. Oi Carolina, não li ainda é provavelmente não vou ler. A pessoa aqui é um total desconhecida deste mundo de Harry Potter. Acho que ficaria totalmente perdida nesta peça.
    Bjs

    ResponderExcluir