segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Resenha: Meio Rei - Joe Abercrombie

Título: Meio Rei - Mar Despedaçado 1 
Título Original: Half a King - Shattered Sea
Autor: Joe Abercrombie
EditoraArqueiro
Ano2016
Páginas288
Bom dia leitores! 
Hoje a resenha é desse livro do Joe Abercrombie que foi o meu primeiro contato com a escrita do autor, que já tem outros livros lançados por aqui. Meio Rei foi lançamento da Editora Arqueiro no mês de Junho, mas solicitei para resenha no mês de julho e não via a hora de chegar para conferir.

A história se passa em um mundo medieval, o  Mar Despedaçado, governado pelo Rei Supremo, mas que possui vários reinos cada um com seu próprio rei que responde ao Rei Supremo, é pontuado por disputas políticas e territoriais. Yarvi é o filho mais novo do Rei Uthrik e da Rainha Laithlin do reino de Gettland, mas diferente de seu irmão mais velho e herdeiro do trono, Yarvi não é um guerreiro. 

Ao nascer com sua mão esquerda deformada se tornou uma decepção para seu pai e seu povo, mas o que ele não possui em habilidades físicas compensa em inteligência e estuda para se torna Ministro e algum dia auxiliar o Rei. Porém, ao receber a notícia de que seu pai e irmão foram assassinados, Yarvi se vê coroado Rei e precisa assumir responsabilidades que nunca esperara, e tomar decisões duras e difíceis, além da promessa de vingar a morte de metade de sua família.

Mas há traições por todos os lados e uma conspiração para matá-lo faz com que Yarvi fuja por sua vida, mas acaba sendo preso pelo maior inimigo de seu Reino, Grom-gil- Gorm rei de Vansterland, mas sua habilidade e inteligência o levam a esconder sua identidade para sobreviver, mas é  transformado em escravo e vendido com uma propriedade. 

Passando por situações inesperadas e difíceis, Yarvi luta para sobreviver em um mundo cruel onde os seres humanos fazem as vezes de monstros, e encontra apoio em pessoas totalmente diferentes do que estava acostumado com sua vida tranquila de príncipe de Gettland e precisa se esforçar ao máximo para voltar para casa e cumprir a promessa de vingar sua família.

É uma leitura muito boa, com aventuras incríveis e reviravoltas marcantes! O mundo criado por Joe é fantástico e muito bem construido, mas sem elementos mágicos. Apesar dos elfos terem habitados as terras ao redor do mar despedaçado, há muitos e muitos anos que estes desapareceram, e o único monstro presente na história é o ser humano e a ganancia.

Yarvi à primeira vista é um personagem fraco e covarde, mas conforme o vamos conhecendo percebemos que ele não é feito da mesma fibra de seu pai ou irmão, ele é um jovem pacífico e a rejeição de seu pai sempre o marcou profundamente. É graças a essa natureza pacífica e sua inteligência que ele é direcionado a se tornar ministro e se torna aprendiz de Mãe Gundring, a ministra de seu pai. 

Mas conforme a história se desenvolve, Yarvi amadurece e descobre todo o seu potencial, tanto para sobreviver quanto para manipular a situação a seu favor, percebendo que é mais parecido com sua mãe, a Rainha Dourada, do que imaginava. E é esse conhecimento dos ministros, o tempo de estudo com mãe Gundring que o ajudam a sobreviver, mais do que suas habilidades de luta.

A narrativa do autor é bem fluida e envolvente, em terceira pessoa, e os personagens criados são totalmente diferentes em si. Cada um de um lugar diferente ao redor do Mar Despedaçado, com suas características ímpares e muitos nos deixam completamente encantados. Confesso que certas coisas no livro foram totalmente previsíveis para mim, como por exemplo um personagem que é uma incógnita o livro inteiro, desde sua primeira aparição eu adivinhei quem era. 

Entretanto a previsibilidade de alguns fatos não diminuiu em nada a qualidade da história, eu estava mais empolgada ainda para ler o final para saber se estava certa e mesmo assim ainda consegui ser surpreendida com outros fatos. =)

Adorei esse primeiro livro e super indico para quem adora uma aventura medieval, cheia de intrigas e traições, assassinato e poder. Já aguardo ansiosa para a continuação e o desfecho da trilogia! 

Já leu? Me conta o que achou.

Beijos


19 comentários:

  1. Eu não curto a era medieval e nem como ela é retratada na maioria dos livros. Infelizmente terei que passar essa dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Não conhecia a obra, mas de cara já me interessei.
    Adoro histórias medievais e fiquei curiosa para conhecer a história de Yarvi e seu amadurecimento no decorrer da história.
    Adorei os pontos que você ressaltou.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Li. Obrigado pela visita, espero que goste como eu. ^^

      Excluir
  3. Hummm adoro histórias, aventuras medievais.
    Gostei do enredo do livro e nunca li nada do autor, vou ficar com sua dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol, infelizmente ainda não li não. Que bom que mesmo com algumas coisas sendo previsíveis, o autor ainda conseguiu te surpreender, isso mostra a qualidade de sua narrativa. Espero que a sequência não demore a ser publicada, e que eu leia o quanto antes.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose.
      Também espero que a sequência não demore, vamos ver como vai ser com a editora. =)

      Excluir
  5. Olá!
    Adoro aventuras fantásticas, principalmente aquelas que se passam na era medieval. Esse livro está na minha lista de leituras há algum tempo por não ter conseguido achar um espaço para ele. Apesar da previsibilidade de algumas coisas, tenho certeza que a história foi ótima.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina, espero que consiga um tempinho logo para ler, você vai amar.

      Excluir
  6. Apesar de não gostar de ler livros de fantasia, vou te confessar que amo ler as resenhas deles, pois sempre vejo algo bem positivo, em especial nesse livro. Uma narrativa fluida ajuda demais na hora de leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helana, quem sabe você acabe achando um que te leve a ler uma fantasia né! Obrigada pela visita.

      Excluir
  7. "e o único monstro presente na história é o ser humano e a ganancia" Nossa, me ganhou com esse período! =)
    Adorei a resenha! Não conhecia o autor e seu trabalho, apesar desse sobrenome "Abercrombie" não me ser estranho... Já estou anotando essa dica porque tenho certeza de que gostarei dessa leitura tanto quanto você!
    Bjss
    http://olhoscastanhostambemtemoseufascinio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, o autor tem outra série publicada pela arqueiro, mas essa ainda não tive oportunidade de ler. Que bom que gostou da dica. Bjos

      Excluir
  8. Gostei do livro, chamou minha atenção. Vou procurar para ler.
    Adorei a resenha :D

    ResponderExcluir
  9. Oii Carol, como vai?
    Infelizmente dessa vez a obra em si não despertou muito meu interesse,então confesso que irei pular a dica, mas preciso dizer que sua resenha ficou incrível <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. oi, tudo bem?
    esse livro não chamou minha atenção, não é um que eu leria, pelo menos no momento. Mas fico feliz que você gosto, mesmo com algumas partes previsíveis.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem.

    Esta capa é linda, gostei dela. E a premissa do livro é muito instigante. Pela sua resenha já dá para sentir um gostinho do que vamos encontrar na trama. Fantasia medieval com intrigas e lutas pelo poder, quando é bem escrita, sempre é maravilhosa. Ótima dica.

    beijos
    http://chalecult.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Apesar de não ser muito de ler livros medievais, sempre que leio uma resenha eu fico curiosa e aquela vontade de conferir aparece. Adoro livros com intrigas, reviravoltas. Queria muito ler mais obras medievais, são bem elogiadas. Vamos mudar isso! rs'

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, apesar de adorar livros medievais mas voltados no romance de época, quando vejo resenha de Meio Rei me balanço. Porém, pra quem lê fantasia previsibilidade acaba com qualquer história, afinal fantasia sempre tem aquelas reviravoltas que não são reviravoltas. Não me animei muito, mas quem saiba futuramente mudo de opinião.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir